Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisas do Poscom concorrem aos prêmios CAPES e Intercom 2025

Teses e dissertações disputam reconhecidas premiações nacionais



O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM) inscreveu trabalhos no Prêmio CAPES de Tese e no Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação 2025, duas das mais importantes premiações acadêmicas do país na área. As pesquisas foram selecionadas pela comissão do Edital Unificado de Indicação para Premiações de Teses e Dissertações 2025 do Poscom (02/2025).

No Prêmio CAPES, concorre a tese “Uma Abordagem Comunicacional sobre Questões de Reconhecimento: jovens em comunidades sustentáveis”, de Rafael Ferreira Medeiros, orientado pela Prof.ª Dr.ª Veneza Mayora Ronsini. O estudo analisa, sob a perspectiva da Teoria do Reconhecimento, como jovens constroem identidades e formas de pertencimento em comunidades sustentáveis.

Já no Prêmio Intercom, foram inscritos os mesmos trabalhos indicados ao Prêmio COMPÓS 2025, incluindo a tese vencedora na categoria doutorado: “A Trama Tecida por Mulheres Palestinas: relatos biográficos dos usos táticos de tecnologias digitais”, de Simone Munir Dahleh, orientada pela Prof.ª Dr.ª Liliane Brignol. A pesquisa examina, por meio de relatos biográficos, o uso tático de tecnologias digitais por mulheres palestinas migrantes e descendentes no Brasil, abordando questões migratórias, políticas, de gênero e socioculturais.

Como representante na categoria dissertação, o Poscom inscreveu “O Lugar do Jornalismo Diante das Emergências Socioambientais nos Discursos de Repórteres”, de Anna Júlia Carlos da Silva, orientada pelo Prof. Dr. Reges Schwaab. O trabalho investiga os discursos de jornalistas independentes sobre suas práticas na cobertura de crises socioambientais na América Latina, destacando estratégias de resistência e potenciais transformadores nessas narrativas.

 

Texto: Gabriela Schmalfuss Borges | Doutoranda (Poscom/UFSM)

Revisão: Anna Júlia C. da Silva | Doutoranda (Poscom/UFSM)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-4100

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes