Ir para o conteúdo POSCOM Ir para o menu POSCOM Ir para a busca no site POSCOM Ir para o rodapé POSCOM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Evento promovido pelo Poscom discutiu a pesquisa de recepção em contexto de personalização algorítmica



Conferência foi ministrada pela professora Celina Navarro, da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB)

Foto: Diovana Vieira (RP e doutoranda Poscom)

Estudantes, docentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom/UFSM) acompanharam no dia 3 de junho a conferência “Recepção de conteúdo em plataformas digitais: interação do público com sistemas de personalização baseados em algoritmos”, ministrada pela Profa. Dra. Celina Navarro Bosch, da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), campus da UFSM.

Ela é professora e vice-diretora do Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Universidade Autônoma de Barcelona. Concluiu o doutorado em Comunicação e Mídias Digitais pela mesma universidade, onde integra o Instituto de Comunicação (InCom-UAB) e a Cátedra UNESCO de Comunicação. Suas pesquisas se concentram no estudo da programação de conteúdos audiovisuais com sistemas de personalização baseados em algoritmos e na interação do público com esses conteúdos, com ênfase especial na identificação e redução de preconceitos sociais em plataformas relacionadas a gênero, identidade e orientação sexual.

Na oportunidade, Celina abordou a necessidade de estudar as plataformas digitais a partir de pesquisas sobre as reconfigurações das audiências, levando em consideração os múltiplos aspectos da vida cotidiana que passam a ser mediados pelas lógicas e processos de plataformização. Em sua fala, com base nas pesquisas que tem coordenado, trouxe reflexões sobre a necessidade de combinação de métodos digitais com pesquisas quanti e qualitativas sobre as audiências. Entre suas principais indagações estão o debate sobre os modos pelos quais as audiências se relacionam hoje com os sistemas algorítmicos das plataformas, em processos complexos de interação entre conteúdo, criadores e receptores.

Assim, trouxe como um dos exemplos uma investigação que desenvolveu com mulheres streamers na Twitch (serviço de streaming de vídeo ao vivo popular em videogames). Celina relatou que entrevistadas consideram que as transmissões de vídeos que realizam potencializam sua autenticidade, que se sentem responsáveis pelos conteúdos que produzem e que notam pressões do público sobre elas, especialmente em questões ligadas à aparência física. Segundo ela, as interlocutoras expressaram sentimentos de desconfiança, ignorância e frustração acerca dos algoritmos presentes nas plataformas, considerando que estes são desiguais, imprevisíveis e opacos.

Durante a palestra, a professora também compartilhou resultados preliminares de outros projetos que estão em andamento. Um deles é “Percepción y generación de conocimiento sobre los algoritmos de personalización en las plataformas digitales de comunicación” (ALCOM), financiado pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidades da Espanha, que busca conhecer o nível de alfabetização algorítmica e as atitudes da população jovem-adulta espanhola em sua interação com plataformas digitais; compreender o impacto dos sistemas de personalização algorítmica e como isso afeta o consumo de mídia; aumentar o nível de alfabetização algorítmica entre o grupo, e detectar os vieses que a população jovem-adulta espanhola identifica nos sistemas de personalização algorítmica em plataformas digitais.

Também abordou o projeto “Formação em Vieses e Justiça Algorítmica para uma Comunicação Ética: Pesquisa e Inovação Docente no Brasil e na Espanha”, financiado pela Fundación Autónoma Solidaria (FAS/UAB) e desenvolvido em conjunto com a professora Liliane Brignol (Poscom/UFSM), com equipe do Poscom/UFSM. Sua vinda ao Brasil foi motivada pela iniciativa, que visa fomentar o diálogo transnacional e universitário entre o Brasil e Espanha, promovendo a investigação e a inovação no ensino em relação com a justiça algorítmica.  Durante a semana, ainda foram promovidas oficinas com estudantes de graduação e pós-graduação sobre sistemas de personalização e viés algorítmico, além de reuniões com docentes do projeto.

Texto: Gabriela Schmalfuss Borges

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-513-4191

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes