Ir para o conteúdo PPGART Ir para o menu PPGART Ir para a busca no site PPGART Ir para o rodapé PPGART
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo

ENVIE SUAS SUBMISSÕES PARA O XVII SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER

Técnico-Científicos Publicado: 30 setembro 2024 - 17:08 Última modificação: 30 setembro 2024 - 17:08 Ouvir

Online - Santa Maria

01/10/2024 00:00 - 31/10/2024 20:00

Descrição


ENVIE SUAS SUBMISSÕES PARA O XVII SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER

Trabalhos serão aceitos até 31 de outubro

A chamada de trabalhos para o XVII Simpósio Nacional da ABCiber está aberta até o dia 31 de outubro. O Simpósio será realizado no formato híbrido, com programação presencial e online, sediado pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, na cidade de Florianópolis, nos dias 04 a 06 de dezembro de 2024, com o tema “Arte, Comunicação e Educação em tempos de eventos climáticos extremos”.

A realização do evento deste ano é da Udesc, por meio do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), Galeria Jandira Lorenz, Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) e Museu da Escola Catarinense (Mesc). O evento tem o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae).

Eixo Temático Central

O tema “Arte, Comunicação e Educação em Tempos de Eventos Climáticos Extremos” foi impulsionado pelos acontecimentos trágicos de maio de 2024 no estado do Rio Grande do Sul, com chuvas intensas e enchente histórica, somados às reflexões e ações decorrentes, com desdobramentos nos âmbitos acadêmico, social e cultural.

A escolha partiu da premissa de que a abordagem interdisciplinar, baseada nos estudos de cibercultura, é capaz de oferecer contribuições significativas e participar ativamente do debate que se abre em torno da mitigação de danos gerados pelas mudanças climáticas, especialmente neste período anterior à realização da COP 30, que será sediada pelo Brasil em 2025.
O XVII Simpósio estabelece uma rede de apoio, solidariedade e reflexão científica sobre as etapas de contenção da crise, procurando contribuir com a prevenção e gestão de riscos que se apresentam para todas as regiões brasileiras, mas sempre atingindo de forma desigual as populações mais vulneráveis.
Em última instância, o objetivo também é abordar as fronteiras éticas diante da representação desses fenômenos em ambiência digital e os ecos que produzem na vida cultural, social e econômica das localidades em que reverberam.

Painéis Temáticos

As apresentações de Painéis Temáticos e Mesas Coordenadas serão realizadas apenas no formato remoto.
Os Painéis Temáticos estão divididos em sete eixos principais, com desdobramentos relacionados. É necessário escolher um deles ao enviar a submissão. Veja a composição:

A) Arte em eventos climáticos extremos: Arte, ciência e tecnologia: mídias emergentes e fluxos de informação; Arte sonora, música visual e seus desdobramentos; Interespécies, bioarte e arte transgênica.

B) Sustentabilidade e colaboração em eventos climáticos extremos: Cidades e territórios temporários de convívio e resistência: democracia e colaboração; Crise climática e Antropoceno, meio ambiente, biodiversidade e sustentabilidade; Economia colaborativa, economia do compartilhamento e novos modelos de negócios sem fins lucrativos.

C) Estratégias comunicacionais em eventos climáticos extremos: Plataformas de comunicação e de I.A.; Comunicação digital, consumo e comportamentos em rede; Filosofia da tecnologia: inteligência artificial, pós-humanismo, trans-humanismo; Jornalismo de dados, ética da informação, fake news e crise dos pontos de vista centrais; Big data, ciência dos dados, tecnologias algorítmicas e midiatização.

D) Migração em eventos climáticos extremos: Decolonização, algoritmização e racismo ambiental; Apropriação de tecnologias digitais em contextos diaspóricos; Modelos distintos da sociedade da informação no Sul Global.

E) Tecnologias e políticas cidadãs em eventos climáticos extremos: Transformações do trabalho: automação, uberização e direitos; Tecnodiversidade, localidade e tecnologias alternativas; Cosmovisões indígenas, povos tradicionais e apropriação tecnológica; Governança, institucionalidades. Litigância e justiça climática; Cidadania e identidade autopercebida.

F) Educação em eventos climáticos extremos: Educação formal e letramento no âmbito das humanidades digitais; Estudos linguísticos/literários e computação no âmbito das humanidades digitais; Educação, educomunicação e literacias de mídia e informação.

G) Plataformas de escuta em eventos climáticos extremos: Sofrimento e transformação identitária; Solastalgia. Estresse e nostalgia frente a mudanças ambientais; Tráfico humano, dispersão familiar e redes digitais; Estresse pós-traumático e mitigação de danos; Perdas e resgates identitários na elaboração do luto.

Programação

A programação presencial inclui apresentação de keynote speakers e Mesas de Conferência. O Simpósio também contará com uma programação artística e cultural gratuita na Galeria Jandira Lorenz e arredores do Bloco Amarelo, e no Planetário do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.

Eugênio Trivinho, professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP), será Keynote Speaker no XVII Simpósio Nacional da ABCiber. Coordenador Geral do CENCIB – Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura/PUC-SP, é Pesquisador do CNPq (Bolsa de Produtividade). Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é Assessor ‘ad hoc’ do CNPq, da CAPES e da FAPESP. É membro do Conselho Editorial do ‘The Conversation Brasil’ desde 2023. É um dos fundadores da ABCiber e foi presidente da instituição nos biênios 2007-2009, 2009-2011 e 2016-2017.
Publicou, entre outras obras, ‘Glocal: visibilidade mediática, imaginário bunker e existência em tempo real’ (Annablume, 2012), ‘A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada’ (Paulus, 2007), ‘O mal-estar da teoria: a condição da crítica na sociedade tecnológica atual’ (Quartet, 2001) e ‘Redes: obliterações no fim de século (Annablume; FAPESP, 1998). Coordenou, pelo CENCIB/PUC-SP, projetos bibliográficos com o Dipartimento di Filosofia e Comunicazione da Università di Bologna (DFC/UNIBO), em cooperação com o CPS – Centro de Pesquisas Sociossemióticas, também do PEPGCOS/PUC-SP; e com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/ULisboa), para desenvolvimento de obra sobre as relações entre comunicação e cibercultura.

Lucas Bambozzi, artista multimídia e pesquisador em novos meios, será Keynote Speaker no XVII Simpósio Nacional da ABCiber. Produtor de vídeos, instalações, performances audiovisuais e projetos interativos, possui trabalhos exibidos em mais de 45 países. Conduziu atividades pioneiras ligadas à arte na Internet no Brasil entre 1995 e 1999 na Casa das Rosas e no campo das mídias móveis entre 2007 e 2016. Entre seus projetos mais recentes, estão o filme Lavra (2021), lançado nos cinemas em 2022, e a exposição individual Solastalgia (2023), no MAC-USP. É professor na Fundação Álvares Penteado (FAAP/SP) nos cursos de Artes Visuais e na pós-graduação em Arte Contemporânea e Cinema Expandido.
O conceito de Solastalgia indica sofrimento diante da percepção de mudanças ambientais e climáticas e consequentes deslocamentos forçados. Título de uma instalação de Lucas Bambozzi que abordou o desmoronamento das barreiras de contingência da Vale, em Minas Gerais (2019), o termo foi cunhado por Glenn Albrecht em 2005, filósofo ambientalista australiano da Universidade de Newcastle.

Inscrição

Antesde realizar a submissão, é necessário consultar o Call For Papershttps://abciber.org.br/simposio2024/call-for-papers.pdf

Consulte também o Cronograma completo: https://abciber.org.br/simposio2024/index.html#cronograma

Template para a apresentação de propostas pode ser acessado aqui:
https://abciber.org.br/simposio2024/submissao.html

Para realizar a Submissão:
https://abciber.org.br/eventos/ojs3/index.php/simposio/about/submissions


Inscrições
https://abciber.org.br/simposio2024/index.html#inscricao

 

Notíciashttps://abciber.org.br/site/noticias

Contato

https://abciber.org.br/simposio2024/contact.html

 

Localização

Online

Roraima - 1000 - Camobi

Santa Maria - Rio Grande do Sul