Ir para o conteúdo PPGAUP Ir para o menu PPGAUP Ir para a busca no site PPGAUP Ir para o rodapé PPGAUP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Trabalho em Campo – Viagem

Descrição

O Trabalho de Campo, ou ainda, Pesquisa ou Estudo de Campo, constitui parte de um experimento científico. É uma atividade realizada por pesquisadores na natureza ou no local onde o fenômeno estudado ocorre naturalmente. Engloba a coleta e/ou registro de dados, caracteres, informações relativas ao fenômeno ou objeto de estudo relacionados à pesquisa efetuada para a dissertação ou tese.

ATENÇÃO:
⇒ Toda a solicitação de ajuda financeira para discentes deverá ser autorizada pelo(a) orientador(a).
⇒ Para qualquer tipo de viagem a ajuda de custo, tipos e valores a serem liberados serão de acordo com os recursos disponíveis e critérios estabelecidos e podem compreendem:  passagens aéreas ou diárias via  SCDP, ou ambos; ou passagens rodoviárias; ou transporte da UFSM (sob consulta).
⇒ A solicitação de recurso deve ocorrer sempre antes da viagem, com pelo menos 30 dias antes do início quando houver a emissão de passagens aéreas, e mínimo de 7 dias quando somente diárias.
⇒ Não há  a possibilidade de qualquer restituição de valor de atividades já ocorridas.
⇒ As diárias compreendem despesas de alimentação, locomoção e hospedagem, e não devem ultrapassar a quantidade de dias da viagem para qualquer tipo de proposto.
⇒ A prestação de contas é obrigatória e deverá ocorrer em até (5) cinco dias nas viagens nacionais e até (30) dias nas viagens internacionais, contados da conclusão da missão.

A secretaria do programa será responsável por:
» Conferir a documentação que em desacordo ou incompleta será devolvida para correção.
» Efetuar os devidos lançamentos e trâmites necessários ao pagamento.
» Comunicar ao solicitante por e-mail o valor a ser pago e as instruções para a prestação de contas.

Todo valor referente a diárias será depositado ao solicitante em conta bancária informada na solicitação da inscrição e de acordo com a liberação orçamentária da UFSM. Em algum período poderá ocorrer a demora no depósito na conta bancária, então, nestes casos, haverá o depósito após  ocorrida a viagem. Para passagens aéreas o requerente receberá o voucher pelo e-mail informado na solicitação.

PARA SOLICITAR:
O(A) aluno(a) deve consultar seu/sua orientador/a para a liberação de recurso para a atividade, após, a SOLICITAÇÃO deverá ocorrer com o envio ao e-mail do programa com a documentação em PDF legível. Situações diversas poderão ser esclarecidas com a secretaria do Programa.

1) Documentos obrigatórios para solicitar:
-> Formulário de Solicitação de Diárias e Passagens: preenchido, assinado pelo requerente e quando aluno(a) também pelo(a) orientador(a).
-> Alunos(as): Autorização de Desconto em Folha – PROAP/CAPES ou Autorização de Desconto em Folha – Edital 50 (preenchida em arquivo PDF, assinada pelo(a) orientador(a)).
-> Docentes: Portaria de afastamento.
-> Quando for viagem internacional de discentes, deverá ser enviado também o Requerimento de pagamento de diárias internacionais para discente.
-> Convite da instituição de ensino quando for o caso (ofício, memorando, e-mail, etc).

As atividades em campo devem estar contempladas pelo projeto de pesquisa a qual as atividades se destinam e informado na solicitação o nº do projeto registrado no Portal de Projetos da UFSM.

Atenção:
⇒ No Formulário de Solicitação de Diárias e Passagens deverá estar informado o roteiro da viagem: local da saída e chegada, data, horário e local, detalhando os motivos da viagem e Título da dissertação ou tese.
⇒ A autorização de desconto em folha é um documento obrigatório quando for recursos para alunos(as) e deve ser assinado pelo(a) orientador(a). A secretaria irá instruir qual modelo dever ser preenchido, PROAP/CAPES ou Edital 50.

2) PARA A PRESTAÇÃO DE CONTAS:
A prestação de contas e obrigatória e deverá ocorrer em até (5) cinco dias nas viagens nacionais e até (30) dias nas viagens internacionais, contados da conclusão da missão, em que o requerente (proposto) deverá enviar para o e-mail do PPG os seguintes documentos:
– Relatório de viagem assinado, quando docente também deverá ser assinado pelo coordenador do PPG e quando discente, pelo(a) orientador(a).
– Notas fiscais de alimentação ou hospedagem no local e período informado, pelo menos uma ao dia.
– Certificado de apresentação/participação de trabalho em eventos, congressos, seminários, etc.
– Declaração ou atestado para visitas técnicas e de campo à instituições e/ou empresas.
– Cartão de embarque (apenas quando houver pagamento de passagens aéreas pela UFSM).
– Outros documentos relacionados com o objetivo das viagens realizadas a serviço, como atas de reunião, certificados de participação ou presença, e outros.
– Havendo a necessidade, outros documentos poderão ser solicitados para comprovar a atividade.

Aqui links para:
Valor de Indenizações de Diárias no País e Exterior
Formulário para Relatório de Viagem – Nacional e Internacional
Modelo preenchido de Relatório de viagem
Modelo preenchido de Relatório de Viagem de Campo
Requerimento de pagamento de diárias internacionais para discente.

Atenção:
– Alguma documentação em desacordo ou incompleta, será devolvida para correção ou complementação.
– Havendo a necessidade, qualquer outros documentos poderão ser solicitados.
– Para prestar contas de passagens aéreas são válidos: bilhetes ou canhotos dos cartões de embarque, em original ou segunda via, ou recibo do passageiro obtido quando da realização do check-in via internet, ou a declaração fornecida pela companhia aérea, bem como por meio do registro eletrônico da situação da passagem no SCDP.
– Comprovantes bancários não são válidos para a prestação de contas.
Núcleo de Apoio Administrativo-Financeiro da PRPGP (NAAO) será responsável por supervisionar as solicitações.

Comprovantes bancários não são válidos para a prestação de contas.

A não prestação de contas pelo requisitante irá impossibilitar novas solicitações.

Público Alvo
Docentes e Discentes regularmente matriculados.