Ir para o conteúdo PPGBA Ir para o menu PPGBA Ir para a busca no site PPGBA Ir para o rodapé PPGBA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Informações complementares à Estrutura Curricular

    O Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Animal tem a duração e a carga horária previstas no seu Projeto Pedagógico, respeitando o mínimo de dezoito créditos para o Mestrado e trinta e seis créditos para o Doutorado.

    Para o cálculo do total de créditos do curso serão consideradas as aulas teóricas, práticas e teórico-práticas. O curso de Mestrado terá a duração mínima de doze e máxima de vinte e quatro meses, e o curso de Doutorado, duração mínima de vinte e quatro e máxima de quarenta e oito meses. Por solicitação justificada do professor orientador do trabalho de conclusão, os prazos definidos poderão ser prorrogados por até seis meses, mediante aprovação do Colegiado.

    O estágio de docência é uma atividade curricular para estudantes de pós-graduação que se apresenta como disciplina denominada “Docência Orientada”, sendo definida como a participação de aluno de pós-graduação em atividades de ensino na educação superior da UFSM, servindo para a complementação da formação pedagógica dos pós-graduandos. Os alunos do curso de Mestrado do PPGBA poderão totalizar até dois créditos e os alunos do curso de Doutorado até quatro créditos nessa disciplina para integralização curricular. 

Para os efeitos deste regulamento serão consideradas atividades de ensino:

I. Ministrar um conjunto pré-determinado de aulas teóricas e/ou práticas que não exceda a trinta por cento do total de aulas da disciplina;

II. Auxiliar na preparação de planos de aula e/ou atuar no atendimento extra-aula aos alunos;

III. Participar, em avaliação parcial, de conteúdos programáticos, teóricos e práticos;

IV. Aplicar métodos ou técnicas pedagógicas, como: estudos dirigidos, seminários, etc.

As atividades de ensino desenvolvidas pelo aluno de pós-graduação em Estágio de Docência Orientada devem ser desenvolvidas sob a supervisão de um professor de carreira do magistério superior. É importante destacar que as disciplinas de Docência Orientada (I e II para o Mestrado; I, II, III e IV para o Doutorado) são obrigatórias para os alunos bolsistas do Programa.

    O PPGBA possui ao total 53 disciplinas registradas. Dentre estas, as disciplinas de Bioestatística, Sistemática Filogenética e as de Seminários (I e II para o Mestrado; I, II, III e IV para o Doutorado) são obrigatórias para todos os alunos matriculados no Programa.

A apresentação na disciplina de Seminários pelos alunos do Programa se dá na forma descrita abaixo:

1) Mestrado: alunos de primeiro semestre apresentam seus projetos de pesquisa e alunos de terceiro semestre apresentam seus resultados parciais;

2) Doutorado: alunos de primeiro semestre apresentam seus projetos de pesquisa e alunos de quarto e sétimo semestres apresentam seus resultados parciais.

    É importante destacar que os projetos ou relatórios de desempenho acadêmico contendo os resultados obtidos dos alunos que apresentam na disciplina são enviados para uma banca, composta por dois professores avaliadores (internos e/ou externos ao Programa). Os professores avaliadores, membros da banca, julgam a qualidade do documento recebido, a adequação da pesquisa à área de Biodiversidade e a apresentação do aluno. Caso o desempenho do aluno não seja favorável, a sua situação será imediatamente analisada pelo Colegiado do Programa, onde serão decididas medidas para reverter a situação. A manutenção da bolsa também está vinculada ao desempenho do aluno nessa disciplina.

   O nosso Programa possui 13 disciplinas de “Tópicos Especiais em Biodiversidade Animal”, que são geralmente ministradas por pesquisadores externos ao nosso Programa, com o objetivo de aumentar a oferta de disciplinas que abordam temas de vanguarda e novas técnicas de análises de dados para os nossos alunos.