Ir para o conteúdo PPGBA Ir para o menu PPGBA Ir para a busca no site PPGBA Ir para o rodapé PPGBA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Internacionalização

Um grande esforço vem sendo feito pelo Programa para aumentarmos as atividades de internacionalização. O resultado desse esforço resultou na inclusão do PPGBA entre os programas de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria que participam da proposta de internacionalização no edital CAPES-PrInt. Quase que a totalidade dos docentes permanentes do PPGBA possui experiência internacional (doutorado pleno no exterior, pós-doutorado, etc.) e colaborações com pesquisadores nos Estados Unidos, Europa, Ásia, Oceania e América Latina. O aporte de recursos desse edital vem fortalecendo estas colaborações, permitindo a vinda de pesquisadores estrangeiros, viagens de curta duração (duas semanas) dos professores do PPGBA ao exterior, viagens de alunos para a realização de Doutorado Sanduíche, dentre outras atividades.

Também estamos buscando ofertar cursos, palestras ou disciplinas em língua inglesa e praticamente todas as disciplinas do PPG contam com material para leitura obrigatória em língua inglesa. Em algumas disciplinas, o material fornecido aos alunos é totalmente em língua estrangeira. Somente em 2019, foram ofertados dois cursos e outras atividades com discentes realizados integralmente em língua inglesa, exercitando as quatro habilidades da língua (leitura, escrita, escuta e fala), e também promovemos a participação de alunos em cursos no exterior (curso em inglês no Uruguai). Assim, todas estas atividades em conjunto contemplaram aproximadamente metade de todos os alunos do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal.

Abaixo apresentamos também indicadores dos estágios de Doutorado Sanduíche que vêm sendo realizados pelos nossos discentes no quadriênio 2017-2020.

Ano 2017: três alunos selecionados para desenvolverem Doutorado Sanduíche com bolsa por um período de 4 meses cada.

– Carla Deonisia Hendges: Field Museum of Natural History, Chicago, USA;

– Bruno Madalozzo: Estación Biológica de Doñana, Sevilla, ESPANHA;

– Gláucia Bolzan Cogo: Department of Life Sciences, University of Coimbra, Coimbra, Portugal.

Ano 2018: uma aluna selecionada para desenvolver Doutorado Sanduíche com bolsa por um período de 12 meses.

– Jamile de Moura Bubadué: supervisão do professor Dr. Carlo Meloro, da Liverpool John Moores University, Liverpool, Inglaterra.

Ano 2019: uma aluna selecionada para desenvolver Doutorado Sanduíche com bolsa por um período de 6 meses.

– Sheila Cassenote Ferreira: supervisão do Pesquisador Sergei Tarasov, do Museu de História Natural de Heksinki (LUOMUS), Heksinki, Finlândia.

Em relação à mobilidade docente, em 2019 o PPGBA promoveu a ida de dois professores para a Europa (Suíça – docente Leonardo Kerber) e Ásia (Índia – docente Sérgio Dias da Silva), além da participação de docentes em congressos internacionais, com destaque ao curso atendido pela professora Andressa Paladini no Massachussets Institute of Technology (MIT; EUA). Também em 2019, o PPG também trouxe o pesquisador estrangeiro Carlos Peres (Reino Unido) para a realização de uma palestra com toda a comunidade do PPGBA e reuniões individuais com docentes em língua inglesa, e o pesquisador Fabian Leprieur (França), que ministrou uma palestra geral, dois cursos em língua inglesa que também contou com a participação de docentes e visitas aos laboratórios do PPG onde a comunicação foi realizada exclusivamente em língua inglesa. Cabe ressaltar que alguns artigos produzidos no PPGBA na área de Evolução de Vertebrados ganharam destaque internacional nos principais meios de comunicação em 2019, como o jornal britânico Daily Mail, o americano Washington Post, o espanhol El País, dentre outros (veja a matéria em Daily Mail).

O programa CAPES PrInt incentivou o PPG a abrir suas portas para atrair candidatos do exterior. A procura de candidatos estrangeiros pelo programa vem aumentando de 2018 em diante, e em 2019, o programa também recebeu seus primeiros alunos internacionais da Colômbia e Venezuela.

Dentro das possibilidades frente a pandemia de COVID19 ao longo do ano de 2020, o PPGBA foi capaz de se reinventar em alguns aspectos para desenvolver atividades de internacionalização. As atividades desenvolvidas podem ser destacadas em quatro categorias: 1) publicação de artigos em colaboração internacional, principalmente resultantes de atividades desenvolvidas em anos anteriores, 2) estabelecimento de parcerias e acordos para atividades pós-pandemia, 3) Contratação de um pós-doutorado com experiência no exterior e 4) participação de alunos e docentes em eventos internacionais de maneira remota.

Em 2020, cinco artigos foram publicados e outros seis submetidos em revistas de altíssimo impacto, todos diretamente resultantes de parcerias desenvolvidas durante o programa CAPES PrInt. Também houve o contato e implementação de parceria com quatro pesquisadores estrangeiros (três na Europa e um nos Estados Unidos) para visitas/missões após o término da pandemia. O PPGBA também implementou a bolsa de um pós-doutorando com experiência no exterior (Dr. Fábio Zanella Farneda), que já resultou na publicação de um artigo científico e no envolvimento do bolsista em diversas atividades remotas realizadas pelo Programa. Por fim, o desenvolvimento de atividades remotas no mundo inteiro (muitas gratuitas) permitiu que os alunos do PPG participassem em cursos, palestras e congressos internacionais em múltiplas ocasiões, incluindo a apresentação oral de trabalhos. Dentre estes, cabe destacar um evento, o Workshop of Community Ecology, que ocorreu em 2020 e contou com uma participação expressiva de diversos alunos do PPGBA.

Ano 2021: um aluno selecionado para desenvolver Doutorado Sanduíche com bolsa por um período de 12 meses.

Período de estágio no exterior: Setembro/2021 – Setembro/2022.

Cidade e país: Zurique, Suíça.

Universidade e Departamento: Swiss Federal Institute for Snow, Forest and Landscape Research (WSL), Biodiversity and Conservation Biology Center.

Objetivo da pesquisa: O objetivo principal é determinar a importância relativa de múltiplos fatores sobre a diversificação de peixes de água doce na América do Sul. Pretende-se fornecer informações sobre os principais processos que explicam a variação nas taxas de diversificação em um dos maiores clados de vertebrados no continente. 

Para o ano de 2022, temos disponível seis cotas (6 meses) de bolsa de doutorado sanduíche no exterior. Para realização do doutorado sanduíche é necessário:

1) Ter concluído o primeiro ano de doutorado OU qualificado;

2) Não estar concluindo o doutorado. Isto significa ter, pelo menos, 6 meses de curso para concluir o doutorado após o retorno do exterior;

3) Ter proficiência em língua estrangeira (ex. TOEFL) conforme exigido no Anexo II.

Chamamos a atenção esta é uma oportunidade incrível para crescimento acadêmico e profissional. Certamente, uma experiência no exterior é de grande importância para futuras oportunidades profissionais após o término do doutorado.