Ir para o conteúdo PPGBTox Ir para o menu PPGBTox Ir para a busca no site PPGBTox Ir para o rodapé PPGBTox
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

LANE é contemplado no Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil



Integrantes do LANE durante a 38° Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria

O Laboratório de Neuropsicologia Experimental (LANE), orientado pelo Prof. Dr. Denis Broock Rosemberg, teve proposta contemplada na Lista Final Complementar do Edital FAPERGS/CNPq 07/2022 – Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil.  Esse edital oferece aos seus contemplados uma verba de custeio de dois anos, destinada a laboratórios e alunos do pós-doutorado.

Intitulado  “Modelos experimentais para o estudo das bases neurobiológicas de fenótipos correlatos ao estresse e à díade dor/depressão em peixe-zebra: aspectos neuroquímicos fisiológicos e comportamentais” o projeto tem como objetivo a caracterização de modelos comportamentais relacionados a doenças neurológicas e transtornos neuropsiquiátricos utilizando o peixe zebra como organismo teste.

O peixe zebra é relevante para a proposta por ter alto grau de conservação genética, fisiológica e sensibilidade farmacológica a moduladores do sistema nervoso central semelhante ao de humanos. Além disso,  ele possibilita a avaliação detalhada de bases moleculares evolutivamente conservadas que podem estar associadas a diferentes patologias, tornando-se uma importante ferramenta para triagem de novas moléculas com potencial e efeito neuroprotetor.

Além do LANE, outros laboratórios do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica também foram contemplados e serão divulgados posteriormente.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-521-793

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes