Ir para o conteúdo PPGBTox Ir para o menu PPGBTox Ir para a busca no site PPGBTox Ir para o rodapé PPGBTox
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Internacionalização

Internacionalização

A internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil tem sido impulsionada por programas estratégicos, como o CAPES/PRINT, que viabiliza a cooperação acadêmica global. A participação das IES nessas iniciativas fortalece a inserção internacional da pesquisa, promovendo a mobilidade acadêmica, parcerias institucionais e intercâmbios de conhecimento. Desta forma, o CAPES/PRINT se configura como um instrumento essencial para ampliar a visibilidade e a competitividade das universidades brasileiras.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (PPGBTox/UFSM) tem se destacado na internacionalização, por meio de sua participação no CAPES/PRINT, promovendo cooperação acadêmica e científica com instituições de renome mundial. As missões realizadas no âmbito do programa são fundamentais para fortalecer parcerias estratégicas, possibilitar o intercâmbio de pesquisadores e ampliar a visibilidade da produção científica do PPG. Essas ações apresentadas contribuem exponencialmente para o reconhecimento internacional do programa, além de proporcionar avanços inovadores na pesquisa relacionados à bioquímica. 

A internacionalização, que se trata do Desafio 1 no Plano de Desenvolvimento Institucional (2016-2026) da UFSM, desempenha um papel essencial para o crescimento dos programas de pós-graduação. Para a sociedade, a ampliação das parcerias internacionais fortalece a pesquisa científica, impulsiona a inovação e permite a troca de conhecimento com instituições de referência ao redor do mundo, resultando em avanços tecnológicos e soluções para desafios globais e locais. No contexto dos programas de pós-graduação, como o PPGBTox, a internacionalização eleva a qualidade da formação acadêmica, promove a mobilidade de pesquisadores e docentes e amplia o impacto das pesquisas realizadas. Isso não apenas fortalece a confiança do programa no cenário global, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável e a competitividade científica do Brasil.

Durante o período do quadriênio, o PPGBTox fez parte do Programa de Internacionalização da Capes (Capes-PrInt – Edital 41/2017) com vigência de 2018 a 2025. O subprojeto ao qual o PPGBTox fez parte estava vinculado ao tema Saúde Única, sendo intitulado “Estratégias farmacológicas e nutricionais para a promoção da saúde” coordenado pela Profa. Maria Rosa Chitolina.


A proposta do subprojeto transdisciplinar englobou seis programas de pós-graduação da UFSM:
* Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (PPGBTox)
* Programa de Pós-graduação em Farmacologia (PPG Farmacologia)
* Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA)
* Programa de Pós-graduação em Artes Visuais
* Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF)
* Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGECI)

Durante todo o período de vigência do subprojeto, os PPGs envolvidos atuaram de forma transdisciplinar, ampliando as interfaces entre diferentes áreas do conhecimento. Essa abordagem não apenas enriqueceu os processos formativos, como também favoreceu uma internacionalização mais sólida e significativa. Ao articular saberes diversos sob uma perspectiva inovadora e colaborativa, foi possível potencializar a produção científica, criar pontes entre campos tradicionalmente compartimentados e gerar soluções mais abrangentes para desafios complexos que afetam a sociedade.
Os impactos dessa iniciativa já são visíveis e prometem se estender a curto, médio e longo prazo. Diversas parcerias internacionais foram consolidadas e outras tantas estabelecidas, ampliando as redes de colaboração. A mobilidade acadêmica, por meio de missões de trabalho, doutorados sanduíche e participação de docentes como professores visitantes no exterior, contribuiu significativamente para a inserção internacional dos pesquisadores envolvidos. Além disso, a recepção de pós-doutorandos com experiência no exterior, a vinda de jovens talentos e de professores visitantes à UFSM proporcionou um ambiente fértil para a troca de experiências, o desenvolvimento de projetos conjuntos e a formação de recursos humanos altamente qualificados.
A experiência proporcionada pelo Programa Capes-PrInt na UFSM revelou-se estratégica não apenas para o fortalecimento institucional dos programas de pós-graduação participantes, mas também para o avanço científico e tecnológico em áreas importantes para o desenvolvimento nacional. Destaca-se aqui a consolidação da internacionalização do PPGBTox, tornando-se um espaço de excelência e inovação no cenário acadêmico brasileiro e internacional.

BOLSISTAS DOUTORADO SANDUÍCHE (DSE/CAPES-PrInt)

•​Evelyne da Silva Brum: nível doutorado; instituição de destino: Universidade de Firenze, Itália; supervisor: Pierangelo Geppetti; período: 01/10/2021 a 31/03/2022.

•​Alessandra Guedes Manzoni: nível doutorado; instituição de destino: Universidade Laval, Canadá; supervisor: Jean Sévigny; período: 01/02/2022 – 31/07/2022.

•​Sabrina Ferreira: nível doutorado; instituição de destino: Universidade de Leon, Espanha; supervisores: María Paz Herráez Ortega, Marta Lombó Alonso; período: 01/05/2024 a 31/10/2024.

•​Júlia Sepel Loreto: nível doutorado; instituição de destino: Universidade de Lisboa, Portugal; supervisor: Alisson Gontijo; período: 01/05/2024 a 31/10/2024.

•​Maria Fernanda Pessano Fialho: nível doutorado; instituição de destino: New York University, EUA; supervisor: Nigel W. Bunnett; período: 01/04/2023 a 30/09/2023.

•​Tamie Duarte: nível doutorado; instituição de destino: The University of Western Australia, Austrália; supervisor: Dominique Blache; período: 01/09/2023 a 29/02/2024.

 

PESQUISADORES ESTRANGEIROS PELO CAPES-PrInt

•​Michael Aschner (Albert Einstein College of Medicine, EUA): 01/01/2023-31/01/2023; modalidade PVB (Professor Visitante no Brasil).

•​Opeyemi Babatunde Ogunsuyi (Universidade Federal Tecnológica de Akure, Nigéria): 01/01/2024 a 31/01/2024; modalidade PVB (Professor Visitante no Brasil).

•​Isaac Adedara (Universidade de Ibadan – Nigéria): 01/03/2021-28/02/2022; modalidade JT (Jovem Talento).

•​Babajide Ajayi (Ajayi Crowther University – Nigéria): 01/10/2023 a 30/09/2024; modalidade JT (Jovem Talento).

•​Blessing Ariyo Obafemi (Afe Babalola University – Nigéria): 01/11/2023 a 31/10/2024; modalidade JT (Jovem Talento).

•​Ayodeli Augustine Olabiyi (Universidade Federal Tecnológica de Akure – Nigéria): 01/04/2021-31/12/2021; modalidade PDEE (Pós-doutorado com Experiência no Exterior).

•​Barbara Dotto Fontana (State University of Detroit – EUA): 01/03/2024 a 31/08/2024; modalidade PDEE (Pós-doutorado com Experiência no Exterior).

•​Odunayo Agunloye (Universidade Federal Tecnológica de Akure – Nigéria): 01/10/2024 a 31/10/2024; modalidade PDEE (Pós-doutorado com Experiência no Exterior).

•​Vania Loro (University of British Columbia, Canadá – 2021)

•​Félix Antunes Soares (Universidade de Aveiro, Portugal – 2022)

•​Daniela Leal (Université Laval, Canadá – 2023)

•​Maria Rosa Chitolina (Universidade de Ferrara – Itália; Boku University, Áustria e Museu de História Natural de Viena – 2023);

•​ Maria Rosa Chitolina (Boku University e Museu de História Natural – 2024);

•​Nilda Barbosa (Albert Einstein College of Medicine, EUA – 2024);

•​João Batista Teixeira da Rocha (Universidade de Padova, Itália e Universidade Nicola Copérnico, Polônia – 2024).

INFORMAÇÕES PARA ALUNOS ESTRANGEIROS

A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM possui um núcleo de acolhimento que presta auxílio a professores, pesquisadores e estudantes estrangeiros que venham à UFSM desenvolver atividades acadêmicas, planejando e acompanhando procedimentos de acolhimento de estrangeiros junto aos colegiados, unidades de ensino e coordenações de curso. Este núcleo é responsável por oferecer orientação necessária à chegada e à permanência de alunos internacionais na UFSM.
Todas as informações relativas a convênios internacionais, oportunidades de atividades no exterior, editais e auxílio a alunos estrangeiros podem ser obtidas através do site institucional: https://www.ufsm.br/orgaos-de-apoio/sai