Dados do Programa
HISTÓRICO E CONTEXTUALIZAÇÃO
O programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (PPGBTox) da UFSM foi criado em 1998, na época no Setor de Bioquímica do Departamento de Química, hoje Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM, criado em 2014) lotado no Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). A criação do Programa a nível de Mestrado teve como principais aspectos motivacionais o número expressivo de discentes de Iniciação Científica que eram orientados pelos docentes de Bioquímica, do DBBM, a ausência de cursos de pós-graduação em Ciências Biológicas em Santa Maria e região, e a grande interação dos docentes da Bioquímica com grupos de pesquisa da Síntese Orgânica do Programa de Pós-graduação em Química da UFSM. Tal interação direcionou uma boa porcentagem das linhas de pesquisa iniciais do PPG, além de caracterizar parcerias de cunho interdisciplinar: Bioquímica, Toxicologia e Química. Na criação do curso, o PPGBTox contava com 13 orientadores: 7 docentes de Bioquímica e 4 docentes de Química da UFSM, e 2 orientadores do Programa de Bioquímica da UFRGS-RS. Em 2003, o curso de Doutorado foi aprovado pela CAPES com conceito 5 e a excelência internacional obtida pelo conceito 6 na avaliação quadrienal de 2017. Atualmente, o PPGBTox conta em seu quadro com 27 orientadores (21 permanentes e 6 colaboradores) sendo que 23 são bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq, o que corresponde a aproximadamente 85% do corpo docente e 95% dos docentes permanentes do PPGBTox.
OBJETIVOS E MISSÃO DO PPGBTox
OBJETIVO: Formar recursos humanos em excelência na área de Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica, visando o desenvolvimento científico-tecnológico na área, através de pesquisas e estudos interdisciplinares avançados, que permitam a concessão de grau de Mestre ou título de Doutor em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica. O Programa visa proporcionar ambiente favorável à inserção de graduandos das diferentes áreas do conhecimento em diversos grupos de pesquisa, de modo a incrementar sua formação acadêmica. A interdisciplinaridade preconizada pelo programa, entre Ciências Biológicas, Química e áreas biomédicas, visa uma melhor compreensão dos mecanismos bioquímicos e toxicológicos associados aos efeitos dos mais variados poluentes ambientais e industriais, bem como de novos compostos químicos nos processos biológicos envolvidos em doenças agudas e crônicas. O caráter integrador destas áreas do conhecimento também tem por objetivo possibilitar estudos acerca do desenvolvimento de novas moléculas com potencial terapêutico e candidatas a fármacos.
MISSÃO: Por ser um programa de modalidade acadêmica, o PPGBTox tem como missão formar recursos humanos em nível de excelência e com autonomia intelectual, aptos a enfrentar os novos desafios científicos e tecnológicos, contribuindo para o progresso econômico e social do Brasil. Para isso, durante o planejamento estratégico foram elencados os seguintes objetivos: estimular novas parcerias com pesquisadores de âmbito nacional e internacional; ampliar a mobilidade internacional do corpo docente e discente; promover ações que permitam maior integração do programa com a sociedade; incentivar o corpo docente na busca de recursos financeiros por meio de diferentes editais de fomento à ciência e tecnologia; oportunizar diferentes vivências no campo de formação de mestres e doutores em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica.
DADOS SOBRE A ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura curricular do PPGBTox organiza atividades obrigatórias e eletivas. É constituída por 4 disciplinas obrigatórias e 17 eletivas, e também 7 atividades curriculares obrigatórias e 1 atividade curricular eletiva, conforme o regulamento de 2016. Dentre as atividades obrigatórias estão as disciplinas de SEMINÁRIOS EM BIOQUÍMICA I, II. III e IV. As eletivas compreendem disciplinas tanto de conhecimentos que atendem as linhas de pesquisa em geral e são ofertadas de modo contínuo para que o estudante possa complementar e aprimorar sua formação acadêmica. As atividades curriculares obrigatórias incluem DOCÊNCIA ORIENTADA, DOCÊNCIA ORIENTADA II, DOCÊNCIA ORIENTADA III, DOCÊNCIA ORIENTADA IV, CO-ORIENTAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA I, II, enquanto dentre as eletivas consta o ESTÁGIO EM LABORATÓRIO DE OUTROS ORIENTADORES. Há também disciplinas onde o discente atua como protagonista, como em COORIENTAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, onde ele tem a experiência de orientar alunos da graduação em projetos de pesquisa, cujos resultados são apresentados em eventos científicos. A participação e a organização de eventos do PPG, tais como a “Oficina de Inverno” ou a “Mostra Científica”, bem como a publicação de artigos científicos em periódicos internacionais são contabilizadas como créditos de atividade complementar de pós-graduação (ACPG). No ano de 2025, está prevista a revisão da estrutura curricular. Tal processo foi iniciado durante o quadriênio 2021-2024, mas ainda não foi finalizado. Foi necessário, primeiramente, atualizar o regulamento do programa (processo realizado em 2024), após a atualização do Regulamento Geral da Pós-Graduação da UFSM, o que permitiu maior autonomia ao PPG. Dessa forma, novas disciplinas estão sendo criadas e adaptadas de modo aprimorar a ênfase na formação do pós-graduando como docente-pesquisador. Para isso, o programa tem buscado flexibilizar as atividades e reduzir o número de créditos para obtenção do título. De acordo com o regulamento recente (Portaria Normativa CCNE n° 005, de 02 de setembro de 2024), na nova estrutura curricular em fase de implementação, os discentes deverão integralizar: I – no mestrado, no mínimo 12 (doze) créditos, sendo 5 (cinco) créditos em disciplinas obrigatórias e 7 (sete) créditos em disciplinas eletivas e/ou atividades complementares de pós-graduação (ACPG); ou, II – no doutorado, no mínimo 18 (dezoito) créditos, sendo 11 (onze) créditos em disciplinas obrigatórias e 7 (sete) créditos em disciplinas eletivas e/ou atividades complementares de pós-graduação (ACPG).