Documentos Pré-Defesa
ABERTURA DE PROCESSO ONLINE
Para a defesa da Dissertação ou Tese, o aluno deverá acessar o Portal do Aluno e solicitar a abertura de processo de defesa on-line, com pelo menos 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa.
Só é possível abrir processo de defesa on-line, após a homologação do plano de estudos, o qual também é feito via Portal do aluno. Para mais informações sobre a elaboração do Plano de Estudos no portal, acesse o link.
O plano de estudos deverá conter exatamente as mesmas disciplinas que constarem no histórico escolar tanto do curso de Mestrado como Doutorado. Com a aprovação do Novo Currículo do PPG, para a conclusão do Curso de Mestrado, o aluno deve ter 12 créditos e para o Doutorado 18 créditos.
Lembramos que elaboração de dissertação/tese não soma créditos, portanto não deverá ser colocado no plano de estudos.
Os critérios podem ser consultados no Regulamento do PPGBTox- Versão 2025.
Clique aqui para ver o Passo a Passo para Tramitação de ATAS via PEN.
Defesa de Dissertação e Tese – Vídeo explicativo
Outros formulários
– Os formulários para a Solicitação de Passagens, pernoites, diárias e almoços para os Membros da Comissão Examinadora devem ser solicitados por e-mail ( ppgbioqtox@ufsm.br). Após preenchidos, devem ser entregues na Secretaria do PPGBTox.
O aluno deverá acessar o Portal do Aluno e solicitar abertura de processo de Exame de Qualificação on-line, com pelo menos 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa.
Os processos de aproveitamento/dispensa de disciplinas, bem como dos Testes de Suficiência em Língua Estrangeira podem ser solicitados pelo(a) aluno(a) na modalidade on-line a qualquer momento.
Para a abertura do processo, efetue o login (usuário e senha) no link.
Documentos a serem anexados ao processo de aproveitamento/dispensa de disciplinas:
* Formulário de aproveitamento/dispensa de disciplinas preenchido e assinado digitalmente;
* Histórico escolar: quando a disciplina a ser aproveitada pertence ao quadro de disciplinas do PPGBTox;
* Histórico escolar e ementa: quando a disciplina a ser aproveitada não pertence ao quadro de disciplinas do Programa.
Documentos a serem anexados para a comprovação do Teste de suficiência:
* Formulário de comprovação do Teste de suficiência em Língua Estrangeira preenchido e assinado digitalmente;
* Certificado de aprovação no Teste de suficiência ou cópia do histórico escolar em que conste a aprovação no Teste de suficiência.
Para mais informações, consulte o seguinte link.
Vídeos explicativos:
Solicitação de assinatura eletrônica para a assinatura de processos on-line via PEN/SIE
Como preencher o requerimento de aproveitamento/dispensa de disciplinas
Abertura de processos de aproveitamento/dispensa de disciplina via PEN/SIE