Ir para o conteúdo PPGCF Ir para o menu PPGCF Ir para a busca no site PPGCF Ir para o rodapé PPGCF
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Autoavaliação e Planejamento Estratégico

Plano de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PPGCF

A construção do processo de autoavaliação passou pela definição da política de autoavaliação do PPGCF, feita com base no Relatório do Grupo de Trabalho da CAPES para Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação (2019), e por uma etapa prévia de implantação dos procedimentos que consistiu na criação da Comissão de Autoavaliação do PPGCF. O procedimento de autoavaliação é conduzido por esta comissão, a qual, anualmente, aplica formulários de pesquisa de satisfação para captar a percepção dos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) sobre os seguintes eixos: Ensino, Pesquisa, Inserção social, Infraestrutura, Gestão acadêmica e Relacionamento/Bem-estar.

 

Comissão de Autoavaliação do PPGCF

Docentes:

  • Letícia Cruz – presidente
  • Clarice Madalena Bueno Rolim
  • José Antonio Mainardi de Carvalho
  • Cristiane de Bona da Silva (suplente)

Discente:

  • Igor Roesch Felix
  • Julya Sarmento Neis (suplente)

 

Técnico Administrativo em Educação:

Cristiane Franco Codevilla

O processo de autoavaliação e planejamento estratégico do PPGCF foi baseado na busca por excelência acadêmica e alinhado ao PDI da Instituição (PDI/UFSM), definindo as ações principais, a partir de um diagnóstico em relação à área e às necessidades do País. Neste sentido, o PPGCF estabeleceu as seguintes metas e ações:

  1. Manter e ampliar um corpo docente qualificado para a proposição e desenvolvimento de projetos de pesquisa inovadores nas áreas de concentração e formação discente.
  2. Promover eventos de divulgação e disseminação de informação, incentivando o empreendedorismo entre os estudantes de pós-graduação.
  3. Intensificar a divulgação científica dos resultados de pesquisa (projetos, dissertações, teses e prêmios) desenvolvidos por orientadores e discentes do Programa, tanto na mídia impressa quanto digital.
  4. Promover o envolvimento dos docentes do Programa em projetos de pesquisa voltados para a busca da excelência científico-acadêmica.
  5. Ampliar o intercâmbio internacional e intersetorial, promovendo maior interação com centros de pesquisa avançada.

 

No quadriênio 2021-2024, algumas metas foram atingidas, como: credenciamento de novos docentes com projetos de pesquisa inovadores; reestruturação nas duas linhas de pesquisa da área de Desenvolvimento e Avaliação de Produtos Farmacêuticos (área 1), ampliando o escopo desta área; criação de novas disciplinas; divulgação das pesquisas no Instagram do PPGCF; realização anual do Encontro do PPGCF.