
A 9ª edição anual do Encontro Científico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSM ocorrerá nos dias 04 e 05 de novembro de 2025. O local de realização do evento será no Auditório Wilson Aita, localizado no Centro de Tecnologia – Anexo C do Prédio 7 da UFSM.
O público-alvo do evento contempla os discentes e docentes do programa, estudantes de graduação em farmácia, além de toda a comunidade acadêmica interessada em conhecer, se atualizar e debater temas afins ao programa e ciências farmacêuticas. A inscrição para participar do evento é gratuita e estará aberta até o dia 04 de novembro de 2025. Serão emitidos certificados de participação.
Link para inscrição: https://forms.gle/wFrj2qDzP5G5AvgX8
Comissão organizadora:
DOCENTES:
Prof. Dr. André Valle de Bairros – Coordenador do Evento
Profa. Dra. Angélica Rocha Joaquim
Profa. Dr. Alexandre de Barros Falcão Ferraz
Profa. Dra. Daniela Bitencourt Rosa Leal
Profa. Dra. Daniele Rubert Nogueira Librelotto
Prof. Dr. José Antônio Mainardi de Carvalho
Prof. Dr. Roberto Christ Vianna Santos
PÓS-DOUTORANDAS:
Dra. Thaís Ramos Dal Molin
Dra. Tielle de Almeida Moraes
Dr. Jean Lucas Gutknecht da Silva
Dr. Luana Sueling Lenz
DISCENTES:
Igor Roesch Felix (D)
Julya Sarmento Neis (D)
Leonardo Corrêa Cardoso (D)
Pedro Henrique Doleski (D)
Eduarda Biasuz (M)
Giovana Rigo Sabadin (M)
Programação do evento – Clique aqui.
- REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
1.1 A participação no IX Encontro PPGCF UFSM é obrigatória para todos os alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, sendo facultativa a apresentação dos trabalhos dos discentes que ingressaram em 2025/1 e 2025/2.
1.2 O período de inscrições estará aberto a partir do dia 04/09/25.
1.3 A apresentação de trabalhos será limitada aos discentes do PPGCF que não tenham defendido a dissertação/tese até o dia 21/09/25. Os trabalhos serão apresentados na Mostra de Trabalhos do PPGCF (discentes do Mestrado e Doutorado) ou na sessão de Comunicações Orais (trabalhos de doutorandos que já qualificaram suas teses).
1.4 Os alunos que estão desenvolvendo projetos sob confidencialidade, aprovado pelo PPGCF, ou aqueles em licença, serão isentos da apresentação de resumo (Alunos nestas condições devem enviar uma declaração do orientador justificando a confidencialidade ou licença para o e-mail encontro.ppgcf@ufsm.br até 21/09).
1.5 Os certificados de participação e apresentação dos trabalhos serão emitidos para aqueles que participarem em 75% das atividades. - INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO RESUMO
2.1 O resumo deve ser enviado no período de05/09 até 21/09.
2.2 Recomenda-se que o resumo apresente a maioria dos dados obtidos durante o desenvolvimento do projeto e perspectivas, se for o caso;
2.3 O resumo deve ser escrito em português ou inglês, indicar claramente os autores, filiação e demais informações solicitadas.
2.4 O modelo de resumo que deve ser utilizado está anexado no link abaixo:
Importante:
– O resumo dos trabalhos inscritos na Mostra de Trabalhos do PPGCF não deve ultrapassar uma página;
– O resumo dos trabalhos inscritos para as Comunicações Orais poderá ter no máximo duas páginas, sendo facultativa a apresentação de dados em até duas tabelas e/ou figuras.
2.5 O resumo deve ser enviado para o e-mail encontro.ppgcf@ufsm.br em formato PDF. O nome do arquivo deve ser intitulado com o nome do discente e no e-mail de submissão do resumo, o assunto deve ser nomeado como “IX Encontro PPGCF– resumo”.
2.6 Uma comissão avaliará os resumos atribuindo notas, a qualidade do trabalho é de responsabilidade dos autores.
3.INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO BANNER:
3.1 O banner deve ser enviado no período de 05/09 até 05/10. Arquivos enviados após essa data não serão impressos pela comissão organizadora, estando o discente responsável pela confecção de seu banner e eventuais custos de impressão.
3.2 Dimensões obrigatórias: 60 cm de largura x 80 cm de altura.
3.3 Pode ser escrito em português ou inglês e indicar claramente a filiação do autor e a área de concentração do trabalho. NÃO alterar o layout do cabeçalho disponibilizado.
3.4 O banner deve ser enviado para o e-mail encontro.ppgcf@ufsm.br em formato PDF. O nome do arquivo deve ser intitulado com o nome do discente e no e-mail de submissão do resumo, o assunto deve ser nomeado como “IX Encontro PPGCF– Banner”.
3.5 Os links com layouts dos pôsteres encontram-se abaixo, atentem-se e selecionem o layout de sua área de concentração:
3.6 Os banners serão dispostos no local de apresentação pelos membros da comissão organizadora. A cada pôster será atribuído um número.
3.7 Uma lista numerada (por dia e pôr primeiro nome do autor) estará disponível no local. O autor deve estar presente ao lado do pôster e disponível para perguntas durante a sessão de pôsteres.
3.8 Após a seção de pôsteres o apresentador deve retirar seu banner do local.
- COMUNICAÇÕES ORAIS
4.1 Os alunos selecionados para comunicação oral deverão preparar uma apresentação com duração máxima de 10 minutos. A apresentação pode ser redigida e apresentada em português ou inglês. Serão disponibilizados 5 minutos para perguntas da comissão avaliadora após cada apresentação.
- II CONCURSO CULTURAL FOTOGRÁFICO DO PPGCF
5.1 As regras de participação e link de submissão da fotografia estão neste link clique aqui.
6. PREMIAÇÃO
- A melhor Comunicação Oral receberá o Prêmio Margareth Linde Athayde.
- Dois pôsteres de cada área de concentração e nível de curso (mestrado ou doutorado) do PPGCF receberão uma menção honrosa.
- No II Concurso Cultural de Fotografias do PPGCF UFSM a fotografia mais votada pelo público do evento receberá uma menção honrosa.

É com enorme satisfação divulgamos a 8ª edição anual do Encontro Científico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSM que ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro de 2024 no auditório do colégio politécnico da UFSM (Prédio 70).
As inscrições para participar do evento estarão abertas do dia 05 de agosto até o dia 15 de outubro. A inscrição é gratuita e serão emitidos certificados de participação. O público-alvo do evento contempla os discentes e docentes do programa, estudantes de graduação em farmácia, além de toda a comunidade acadêmica interessada em conhecer, se atualizar e debater temas afins em ciências farmacêuticas.
Link para inscrição: https://forms.gle/d1sFSzZipgXB8ovY6
Comissão organizadora:
DOCENTES:
Profa. Dra. Cristiane de Bona da Silva – Coordenadora do PPGCF-UFSM
Profa. Dra. Daniele Rubert Nogueira Librelotto – Coordenadora do Evento
Profa. Dra. Clarice Madalena Bueno Rolim
Profa. Dra. Rosmari Horner
Profa. Dra. Micheli Mainardi Pillat
Prof. Dr. Roberto Christ Vianna Santos
PÓS-DOUTORANDAS:
Dra. Thaís Ramos Dal Molin
Dra. Taís Vidal
Dra. Tielle de Almeida Moraes
DISCENTES:
Igor Roesch Felix (D)
Julya Sarmento Neis (D)
Bianca Costa Maia (D)
Laura Eduarda Oliveira (D)
Lígia Carine Wess (M)
Maria Carolina Theisen (M)
Laura Cassal Bonai (M)
Bruna Rafaela Fretag de Carvalho (M)
TAE:
Dra. Cristiane Codevilla
Programação do evento – CLIQUE AQUI
1. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
1.1 A participação no VIII Encontro PPGCF UFSM é obrigatória para todos os alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, sendo facultativa a apresentação dos trabalhos dos discentes que ingressaram em 2024/1 e 2024/2.
1.2 O período de inscrições estará aberto a partir do dia 05 de agosto de 2024.
1.3 A apresentação de trabalhos será limitada aos discentes do PPGCF. Os trabalhos serão apresentados na Mostra de Trabalhos do PPGCF (discentes do Mestrado e Doutorado) ou na sessão de Comunicações Orais (trabalhos selecionados pela Comissão Científica, desenvolvidos por doutorandos).
1.4 Os alunos que estão desenvolvendo projetos sob confidencialidade, aprovado pelo PPGCF, ou aqueles em licença, serão isentos da apresentação de resumo. Os alunos nestas condições devem fornecer uma declaração do orientador justificando a confidencialidade (enviar para encontro.ppgcf@ufsm.br até 20 de setembro).
1.5 Os certificados de participação e apresentação dos trabalhos serão emitidos para aqueles que participarem em 75% das atividades.
2. INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO RESUMO
2.1 O resumo deve ser enviado no período de 05 de agosto a 23 de setembro, para o e-mail encontro.ppgcf@ufsm.br.
2.2 Recomenda-se que o resumo apresente a maioria dos dados obtidos durante o desenvolvimento do projeto e perspectivas, se for o caso;
2.3 O resumo deve ser escrito em português, indicar claramente os autores, filiação e demais informações solicitadas.
2.4 O modelo de resumo que deve ser utilizado está anexado no link abaixo:
Importante:
– O resumo dos trabalhos inscritos na Mostra de Trabalhos do PPGCF não deve ultrapassar uma página;
– O resumo dos trabalhos inscritos para as Comunicações Orais poderá ter no máximo duas páginas, sendo facultativa a apresentação de dados em até duas tabelas ou figuras.
2.5 O resumo deve ser em formato PDF. O nome do arquivo deve ser intitulado com o nome do discente. No e-mail de submissão do resumo, o assunto deve ser nomeado como “VIII Encontro PPGCF– resumo”.
2.6 A qualidade do trabalho é de responsabilidade dos autores.
3.INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO PÔSTER:
Dimensões do Pôster: 70 cm de largura x 90 cm de altura.
O pôster deve ser enviado no período de 05 de agosto a 30 de setembro, para o e-mail encontro.ppgcf@ufsm.br.
Pode ser escrito em português e indicar claramente a filiação do autor e a área de concentração do trabalho. Por gentiliza, NÃO alterar o layout (fonte e tamanho de letra) disponibilizado.
Os links com layouts dos pôsteres encontram-se abaixo, atentem-se e selecionem o layout de sua área de concentração:
Os pôsteres devem ser entregues na entrada entre 08h00-08h30 no dia programado de apresentação e removido somente após a conclusão das atividades do dia seguinte. A cada pôster será atribuído um número.
Uma lista numerada (por dia e pôr primeiro nome do autor) estará disponível no local. O autor deve estar presente ao lado do pôster e disponível para perguntas durante a sessão de pôsteres.
4. COMUNICAÇÕES ORAIS
Os alunos selecionados para comunicação oral deverão preparar uma apresentação com duração máxima de 10 minutos. A apresentação pode ser redigida e apresentada em português. Serão disponibilizados 5 minutos para perguntas após a apresentação de cada aluno.
5. PREMIAÇÃO
● A melhor Comunicação Oral receberá o Prêmio Margareth Linde Athayde.
● Um pôster de cada área de concentração do PPGCF receberá uma menção honrosa.

É com enorme satisfação que divulgamos a 7ª edição anual do Encontro Científico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSM que ocorrerá nos dias 09 e 10 de novembro de 2023 no auditório do colégio politécnico da UFSM (Prédio 70).
As inscrições para participar do evento estarão abertas até o dia 08 de novembro. A inscrição é gratuita e serão emitidos certificados de participação. O publico alvo do evento contempla os discentes e docentes do programa, estudantes de graduação em farmácia, além de toda a comunidade acadêmica interessada em conhecer, se atualizar e debater temas afins em ciências farmacêuticas.
Link para inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/1FKkFc1aAwZ67GsU21m13dXsSJA3rbb9_XaHelh7n1Xs/viewform?edit_requested=true).
Comissão organizadora:
Professores
Profa . Dra . Carine Viana Silva (Coordenadora do evento)
Profa . Dra . Cristiane de Bona da Silva
Profa . Dra . Paula Eliete Rodrigues Bitencourt
Prof. Dr. José Antônio Mainardi de Carvalho
Pós-Doutoranda
Dra. Thaís Ramos Dal Molin
Discentes do Programa
Igor Roesch Felix (D)
Lara Baccarin Ianiski (D)
Patricia Bortoluzi (M)
Tielle Moraes de Almeida (D)
Thais Comiz (M)
Vinicius Costa Prado (D)
Programação do evento
Clique AQUI para acessar a programação do evento.
1. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
1.1 A participação no VII Encontro PPGCF UFSM é obrigatória para todos os alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, sendo facultativa a apresentação dos trabalhos dos discentes que ingressaram em 2023/1 e 2023/2.
1.2 O período de inscrições estará aberto a partir do dia 01/10/2023.
1.3 A apresentação de trabalhos será limitada aos discentes do PPGCF. Os trabalhos serão apresentados na Mostra de Trabalhos do PPGCF (discentes do Mestrado e Doutorado) ou na sessão de Comunicações Orais (trabalhos selecionados pela Comissão Científica, desenvolvidos por doutorandos que passaram pelo Exame de Qualificação).
1.4 Os alunos que estão desenvolvendo projetos sob confidencialidade, aprovado pelo PPGCF, ou aqueles em licença, serão isentos da apresentação de resumo. Os alunos nestas condições devem fornecer uma declaração do orientador justificando a confidencialidade (enviar para encontro.ppgcf@ufsm.br até 11/10/2023).
1.5 Os certificados de participação e apresentação dos trabalhos serão emitidos para aqueles que participarem em 75% das atividades.
2. INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO RESUMO
2.1 O resumo deve ser enviado no período de 01/10/2023 a 11/10/2023, para o e-mail encontro.ppgcf@ufsm.br.
2.2 Recomenda-se que o resumo apresente a maioria dos dados obtidos durante o desenvolvimento do projeto e perspectivas, se for o caso;
2.3 O resumo deve ser escrito em português, indicar claramente os autores, filiação e demais informações solicitadas.
2.4 O modelo de resumo que deve ser utilizado foi enviado aos discentes por e-mail.
Importante:
– O resumo dos trabalhos inscritos na Mostra de Trabalhos do PPGCF não deve ultrapassar uma página;
– O resumo dos trabalhos inscritos para as Comunicações Orais poderá ter no máximo duas páginas, sendo facultativa a apresentação de dados em até duas tabelas ou figuras.
2.5 O resumo deve ser em formato PDF. O nome do arquivo deve ser intitulado com o nome do discente. No e-mail de submissão do resumo, o assunto deve ser nomeado como “VII Encontro PPGCF– resumo”.
2.6 A qualidade do trabalho é de responsabilidade dos autores.
2.7 Entre os resumos inscritos para as Comunicações Orais, os trabalhos selecionados pela Comissão Científica, no período de 25/10/2023 a 07/11/2023. Estes trabalhos serão apresentados conforme descrito no item 4.
3.INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO PÔSTER:
Dimensões do Pôster: 70 cm de largura x 90 cm de altura.
Pode ser escrito em português e indicar claramente a filiação do autor e a área de concentração do trabalho. Por gentiliza, NÃO alterar o layout (fonte e tamanho de letra) disponibilizado.
O link com layout dos pôsteres foi disponibilizado aos discentes por e-mail.
Deve ser colocado entre 08h00-08h30 no dia programado de apresentação e removido somente após a conclusão das atividades do dia. A cada pôster será atribuído um número.
Uma lista numerada (por dia e por primeiro nome do autor) estará disponível no local. O autor deve estar presente ao lado do pôster e disponível para perguntas durante os intervalos no dia de sua sessão.
4. COMUNICAÇÕES ORAIS
Os alunos selecionados para comunicação oral deverão preparar uma apresentação com duração máxima de 10 minutos. A apresentação pode ser redigida e apresentada em português. Serão disponibilizados 5 minutos para perguntas após a apresentação de cada aluno.
5. PREMIAÇÃO
● A melhor Comunicação Oral receberá o Prêmio Margareth Linde Athayde.
● Um pôster de cada área de concentração do PPGCF receberá uma menção honrosa.

Com satisfação apresentamos as normas para a 6ª edição do Encontro Científico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSM que acontecerá nos dias 28 a 29 de novembro de 2022 no auditório do Colégio Politécnico da UFSM.
Público alvo:
Discentes e docentes do PPGCF-UFSM
Alunos de graduação de Farmácia e áreas afins
Comissão organizadora:
Professores
Profª. Drª. Marli Matiko Anraku de Campos (Coordenadora do evento)
Profª. Drª. Carine Viana Silva
Profª. Drª. Cristiane de Bona da Silva
Profª. Drª. Paula Eliete Rodrigues Bitencourt
Profª. Drª. Micheli Mainardi Pillat
Pós-Doutorandos
Tais Vidal
Pedro Henrique Doleski
Discentes do Programa
Camila Parcianello Saccol (M)
Daniela Mathes (M)
Lara Baccarin Ianiski (D)
Thamile Caetano de Lima (M)
Tielle Moraes de Almeida (D)
Vinicius Costa Prado (D)
Programação do evento
Clique aqui para saber a programação completa do VI Encontro do PPGCF.
1. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
1.1 A participação no VI Encontro PPGCF UFSM é obrigatória para todos os alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, sendo facultativa a apresentação dos trabalhos dos discentes que ingressaram em 2022/1 e 2022/2.
1.2 O período de inscrições é de 26/09/2022 a 25/11/2022. Clique aqui para realizar a sua inscrição.
1.3 A apresentação de trabalhos será limitada aos discentes do PPGCF. Os trabalhos serão apresentados na Mostra de Trabalhos do PPGCF (discentes do Mestrado e Doutorado) ou na sessão de Comunicações Orais (seis trabalhos selecionados pelo Comitê Científico, desenvolvidos por doutorandos que passaram pelo Exame de Qualificação).
1.4 Os alunos que estão desenvolvendo projetos sob confidencialidade, aprovado pelo PPGCF, ou aqueles em licença, serão isentos da apresentação de resumo. Os alunos nestas condições devem fornecer uma declaração do orientador justificando a confidencialidade (enviar para encontro.ppgcf@ufsm.br até 31/10/2022).
1.5 Os certificados de participação e apresentação dos trabalhos serão emitidos para aqueles que participarem em 75% das atividades.
2. INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO RESUMO
2.1 O resumo deve ser enviado no período de 26/09/2022 a 24/10/2022, para o e-mail encontro.ppgcf@ufsm.br.
2.2 Recomenda-se que o resumo apresente a maioria dos dados obtidos durante o desenvolvimento do projeto e perspectivas, se for o caso;
2.3 O resumo deve ser escrito em português e indicar claramente a filiação dos autores.
2.4 Clique aqui para acessar o modelo de resumo. Este modelo deve ser usado para o envio de resumos. Importante:
O resumo dos trabalhos inscritos na Mostra de Trabalhos do PPGCF não deve ultrapassar uma página;
O resumo dos trabalhos inscritos para as Comunicações Orais poderá ter no máximo duas páginas, sendo facultada a apresentação de dados em até duas tabelas ou figuras.
2.5 O resumo deve ser em formato PDF. O nome do arquivo deve ser intitulado com o nome do discente. No e-mail de submissão do resumo, o assunto deve ser nomeado como “VI Encontro PPGCF – resumo”.
2.6 A qualidade do trabalho é de responsabilidade dos autores.
2.7 Entre os resumos inscritos para as Comunicações Orais, serão selecionados seis trabalhos pelo Comitê Científico (três trabalhos de cada área do Programa), no período de 25/10/2022 a 07/11/2022. Estes trabalhos serão apresentados conforme descrito no item 4.
3. INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO PÔSTER:
Dimensões do Pôster: 70 cm de largura x 90 cm de altura.
Pode ser escrito em português e indicar claramente a filiação do autor e a área de concentração do trabalho.
Deve ser colocado entre 08h00-08h30 no dia programado de apresentação e removido somente após a conclusão das atividades do dia. A cada pôster será atribuído um número.
Uma lista numerada (por dia e por primeiro nome do autor) estará disponível no local.
O autor deve estar presente ao lado do pôster e disponível para perguntas durante os intervalos no dia de sua sessão.
4. COMUNICAÇÕES ORAIS
Os alunos selecionados para comunicação oral deverão preparar uma apresentação com duração máxima de 10 minutos. A apresentação pode ser redigida e apresentada em português. Serão disponibilizados 5 minutos para perguntas após a apresentação de cada aluno.
5. PREMIAÇÃO
A melhor Comunicação Oral receberá o Prêmio Margareth Linde Athayde.
Um pôster de cada área de concentração do PPGCF receberá uma menção honrosa.

Nos dias 18 a 20 de outubro de 2021 ocorrerá a 5ª edição do Encontro Científico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSM. Devido à pandemia, o evento na modalidade online. Contamos com a sua participação!
Público alvo:
Discentes e docentes do PPGCF-UFSM
Alunos de graduação de Farmácia e áreas afins
Comissão organizadora:
Professores
Profa. Dra. Andréa Inês Horn Adams (Coordenadora do Evento)
Prof. Dr. André Valle de Bairros
Prof. Dr. Fernando Fumagalli
Profa. Dra. Letícia Cruz
Profa. Dra. Natália Brucker
Pós-Doutorandos
Dra. Luana Mota Ferreira
Dr. Leonardo Quintana Lopes
Discentes do Programa
Farm. Nadine Arnold Steffens
Me. Taciéli Fagundes da Rosa
Me. Tielle Moraes de Almeida
1. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
1.1 A participação no V Encontro PPGCF UFSM é obrigatória para todos os alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, sendo facultativa a apresentação dos trabalhos dos discentes que ingressaram em 2021/1 e 2021/2.
1.2 O período de inscrições é de 16/08/2021 a 03/09/2021. CLIQUE AQUI para realizar a sua inscrição.
1.3 A apresentação de trabalhos será limitada aos discentes do PPGCF. Os trabalhos serão apresentados em vídeo na Mostra de Trabalhos online do PPGCF (discentes do Mestrado e Doutorado,) ou na sessão de Comunicações Orais síncronas (seis trabalhos selecionados pelo Comitê Científico, desenvolvidos por discentes que passaram pelo Exame de Qualificação).
1.4 Os alunos que estão desenvolvendo projetos sob confidencialidade, aprovado pelo PPGCF, ou aqueles em licença, serão isentos da apresentação de resumo. Os alunos nestas condições devem fornecer uma declaração do orientador justificando a confidencialidade (enviar para encontro.ppgcf@ufsm.br até 20/08/2021).
1.5 Os certificados de participação e apresentação dos trabalhos serão emitidos para aqueles que participarem em 70% das atividades. A comprovação da presença será confirmada pela resposta de formulário online.
2. INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO RESUMO
2.1 O resumo deve ser enviado no período de 16/08/2021 a 03/09/2021, para o e-mail encontro.ppgcf@ufsm.br.
2.2 Recomenda-se que o resumo apresente a maioria dos dados obtidos durante o desenvolvimento do projeto e perspectivas, se for o caso;
2.3 O resumo deve ser escrito em português e indicar claramente a afiliação do autor.
2.4 CLIQUE AQUI para acessar o modelo de resumo. Este modelo deve ser usado para o envio de resumos. Importante:
• O resumo dos trabalhos inscritos na Mostra de Trabalhos do PPGCF não deve ultrapassar uma página;
• O resumo dos trabalhos inscritos para as Comunicações Orais poderá ter no máximo duas páginas, sendo facultada a apresentação de dados em até duas tabelas ou figuras.
2.5 O resumo deve ser apresentado no formato .pdf. O nome do arquivo deve ser o primeiro nome do autor (nome sobrenome.pdf).
2.6 A qualidade do trabalho é de responsabilidade dos autores.
2.7 Entre os resumos inscritos para as Comunicações Orais, serão selecionados seis trabalhos pelo Comitê Científico (três trabalhos de cada área do Programa), no período de 06/09/2021 a 17/09/2021. Estes trabalhos serão apresentados conforme descrito no item 4.
3. INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DOS VÍDEOS DA MOSTRA DE TRABALHOS
Os trabalhos que irão compor a Mostra de Trabalhos online serão apresentados como vídeos com 5 minutos de duração. Os vídeos devem ser gravados e postados no Youtube, sendo que o limite para envio do link de acesso aos vídeos é 01/10/2021.
4. COMUNICAÇÕES ORAIS
Os doutorandos selecionados para Comunicação Oral deverão preparar uma apresentação com duração máxima de 10 minutos. Após a apresentação síncrona, serão disponibilizados 5 minutos para perguntas.
5. PREMIAÇÃO
A melhor Comunicação Oral receberá o Prêmio Margareth Linde Athayde.
Em breve
III ENCONTRO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas – UFSM organiza o seu Terceiro Encontro Científico.
Será nos dias 23 e 24 de outubro de 2018, no Salão Imembuí (2° andar do prédio da administração central).
Comissão organizadora:
Profa. Dra. Letícia Cruz (Coordenadora do Evento)
Profa. Dra. Andréa Inês Horn Adams
Prof. Dr. André Valle de Bairros
Profa. Dra. Sônia de Ávila Botton
– Pós-Doutorandos
Dra. Daniele Rubert Nogueira-Librelotto
Dr. Marcel Henrique Marcondes Sari
Dra. Pauline Cordenonsi Bonez
– Doutorandos
Me. Grazielle Rossi
Me. Vanessa Machado
Me. Thaís Dal Molin
– Mestrandos
Camila Rampelotto
Geovane Saldanha
Taciéli da Rosa
1. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
- A participação no III Encontro PPGCF UFSM é obrigatória para todos os alunos matriculados no PPGCF*, através da apresentação de pôster ou comunicação oral. É facultativa a apresentação oral ou pôster aos ingressantes em 2018/01 e 2018/02.
- A ficha de inscrição deve ser preenchida e enviada para o e-mail encontroppgcf@gmail.com. Clique aquipara baixar a ficha de inscrição. As inscrições se encerram no dia 01/10/2018.
- Os alunos que estão desenvolvendo projetos sob confidencialidade, aprovado pelo PPGCF, ou aqueles em licença, serão isentos da apresentação de resumo. Os alunos nestas condições devem fornecer uma declaração do orientador justificando a confidencialidade (enviar para encontroppgcf@gmail.com até 8 de outubro).
- O participante selecionado para apresentação oral não apresenta pôster.
- A qualidade do trabalho é de responsabilidade dos autores.
- Os certificados de participação e apresentação dos trabalhos serão emitidos para aqueles que participarem em 75% das atividades.
- A participação no evento possibilitará o aproveitamento de 1 (um) crédito como disciplina eletiva do PPGCF/UFSM, mediante certificação.
2. INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO RESUMO
- O resumo deve ser enviado no período de 19 de setembro a 01 de outubro de 2018 no mesmo email que a ficha de inscrição.
- Clique aquipara acessar o modelo de resumo. Este modelo deve ser usado para o envio de resumos.
- O resumo deve ser apresentado em pdf (.pdf) (uma página). O arquivo deve ser nomeado com o nome completo do primeiro autor, conforme exemplo: Joseph Cordeiro Sanches.pdf.
- O resumo deve ser escrito em português e deve indicar claramente a filiação do autor.
- Os resumos serão avaliados pelo Comitê Científico.
3. INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO PÔSTER:
- Dimensões Pôster: 90 cm de largura x 120 cm de altura.
- Deve ser escrito em português e indicar claramente a filiação do autor e a área de concentração do trabalho.
- Deve ser colocado no dia programado de apresentação e removido somente após a conclusão das atividades do dia. A cada pôster será atribuído um número. O horário de colocação será divulgado posteriormente.
- Uma lista numerada (por dia e por primeiro nome do autor) estará disponível no local.
- O Autor deve estar presente ao lado do pôster e disponível para perguntas durante os intervalos no dia de sua sessão.
4. INSTRUÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO ORAL:
- Os alunos selecionados para comunicação oral deverão preparar uma apresentação com duração máxima de 15 minutos.
- A apresentação deve ser redigida e apresentada em português.
- Serão disponibilizados 5 minutos para perguntas após a apresentação de cada aluno.
5. PREMIAÇÃO:
- Alunos de doutorado que já foram aprovados no exame de qualificação estão pré-selecionados para apresentação oral. O comitê científico será responsável pela seleção de 8 trabalhos, sendo quatro de cada área de concentração do Programa.
- A melhor apresentação oral receberá o Premio Margareth Linde Athayde.
- Um pôster de cada área de concentração do PPGCF receberá menção honrosa.
6. INSCRIÇÃO DE ALUNO DE GRADUAÇÃO:
- Será permitida a participação de alunos de graduação no III Encontro PPGCF/UFSM na qualidade de ouvinte, sendo disponibilizada uma vaga por orientador para seus orientandos de iniciação científica.
- A ficha de inscrição deve ser preenchida e enviada para encontroppgcf@gmail.com. Clique aqui para baixar a ficha de inscrição.
- As inscrições se encerram no dia 01/10/2018.
- Aos alunos de graduação, a participação no evento possibilitará o aproveitamento como Atividade Complementar da Graduação (ACG), mediante certificação.
PROGRAMAÇÃO:
3º Encontro do PPGCF – UFSM
| |||
| HORÁRIO | Terça-feira, 23 de outubro de 2018 | HORÁRIO | Quarta-feira, 24 de outubro de 2018 |
| 08:30-09:00 | Cerimônia de abertura | 08:30-09:30 | Conferência 4: Prof. Dr. Maurício Yonamine (USP) Novos desafios nas análises toxicológicas de drogas de abuso |
| 09:00-10:00 | Palestra de abertura: Prof. Dra. Sílvia Stanisçuaski Guterres (UFRGS e CAPES) Cenário atual da área de Farmácia na CAPES | 09:30-10:50 | Comunicação Oral (Doutorandos) |
| 10:00-10:50 | Conferência 1: Prof. Dr. Afonso Luís Barth(UFRGS) Resistência aos Antimicrobianos: problema global de saúde única | 10:50-11:10 | Coffee-break |
| 10:50-11:10 | Coffee-break
| 11:10-12:10 | Sessão de Pôster |
| 11:10-12:30 | Comunicação Oral (Doutorandos) | 12:10-13:30 | Almoço |
| 12:30-14:00 | Almoço | 13:30-14:30 | Conferência 5: Prof. Dra. Elizandra Braganhol (UFCSPA) Formulações de base nanotecnológica para terapia do glioblastoma multiforme |
| 14:00-15:00 | Conferência 2: Prof. Dra. Simone Cristina Baggio Gnoatto (UFRGS) Semissíntese como fonte de novas moléculas bioativas | 14:30-15:30 | Premiação e encerramento |
| 15:00-16:00 | Conferência 3: Prof. Dra. Sandra Elisa Haas (UNIPAMPA) Aspectos biofarmacêuticos relacionados ao desenvolvimento de sistemas nanoestruturados | ||
| 16:00-16:20 | Coffee-break | ||
| 16:20-17:30 | Sessão de Pôster | ||
| 19:00 | Jantar por adesão | ||
Em breve
Em breve