Divulgados os espelhos das questões da prova escrita Seleção PPGD – ingresso em 2014:
Questão 1 – Diretrizes para resposta:
O candidato deve ser capaz dissertar sobre os seguintes pontos:
– Explorar o conceito de interculturalidade do autor, a partir do hibridismo cultural e da mobilização de recursos interculturais para construção de possibilidades. Intercultural como amadurecimento do termo multicultural. Este parte de um panorama de diversidade de culturas, propondo políticas de respeito entre culturas e aquele (interculturalidade), para além da imbricação das culturas, considera os tensionamentos e os espaços de negociação e conflito nos quais se inserem as culturas.
– Explorar as premissas da refundação da jurisdição (fls.51-52) e os três principais desafios: (a) da reparação à prevenção; (b) da proteção de questões individuais à proteção de questões coletivas; (c) participação social e democratizaçãodos direitos;
– Conectar a jurisdição como resultado de um processo de dominação cultural e a refundação da jurisdiçao como projeto emancipador, expansivo, renovador e democratizador da américa latina, propondo uma nova ordem simbólica, atenta ao perfil e a formação dos países latino-americanos e ao hibridismo das culturas latino-americanas.
Questão 2: Diretrizes para a resposta
O candidato deve ser capaz dissertar sobre os seguintes pontos:
A) a mudança social que a internet vem causando. Deve se atentar para a exclusão digital (não mencionada com esse nome na obra do Canclini, mas a ideia de desconectados).
B) análise critica da epígrafe refletindo sobre o descrédito dos jovens e dos atuais movimentos na política institucionalizada a exemplo dos protestos de 2013 no Brasil.
C) ao analisar a blogosfera política, deverá mencionar que se trata de um espaço de intensa interação e que vem provocando mudanças na sociedade e na própria mídia tradicional. Nesse ponto, o candidato deve relacionar o papel de complementariedade entre o movimento online e offline e, por fim, mencionar que o crescimento no número de blogs de contestação política já causa efeitos jurídicos a exemplo do blog Falha de S. Paulo que teve seu funcionamento suspenso em 2009.
Secretaria do PPGD/UFSM.