Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Discentes do PPGD ministram curso sobre Internet das Coisas, coleta e proteção de dados e privacidade no ciberespaço

Na última quinta-feira, dia 16, o CEPEDI, em parceria com o PHRONESIS, promoveu o primeiro encontro do minicurso “Internet das Coisas: privacidade é estar só?” no prédio da Antiga Reitoria da UFSM.



Na última quinta-feira, dia 16 de maio, o CEPEDI, em parceria com o PHRONESIS, promoveu o primeiro encontro do minicurso “Internet das Coisas: privacidade é estar só?” no prédio da Antiga Reitoria da UFSM.Folder

Os mestrandos Bianca L. Soares de Jesus Roso, Eduardo Missau Ruviaro e Fernanda dos Santos Rodrigues Silva, juntamente com o Prof. Dr. Rafael Santos de Oliveira ministraram, no dia 16 de maio de 2019, o primeiro encontro do minicurso “Internet das Coisas: privacidade é estar só?”.

Na ocasião foram abordados temas como coleta e proteção de dados, internet das coisas e privacidade no ciberespaço, e estiveram presentes alunos dos cursos de graduação em Ciências Sociais, Estatística, Psicologia, Engenharia de Telecomunicações, estudantes dos cursos de mestrado em Direito e em Bioquímica Toxicológica, além de doutorado em Comunicação, todos da Universidade Federal de Santa Maria, e alunos dos cursos de Direito da UFSM, UFN, FAMES, PUC, FADISMA e Faculdades Integradas Machado de Assis.

WhatsApp Image 2019-05-18 at 12.11.26

O minicurso tem duração de 06 horas, e seguirá suas atividades nos dias 23 e 30 de maio. No próximo encontro, dia 23.05.2019, será abordada a nova lei de proteção de dados brasileira, além das principais legislações ao redor do mundo que tratam dessa matéria. No último encontro, no dia 30.05.2019, a temática será apresentação de casos práticos envolvendo a violação de dados, a internet das coisas e a privacidade no ciberespaço, principalmente no que toca às pesquisas realizadas pelos mestrandos.

 

A realização de mini cursos voltados ao público externo é uma iniciativa que vem sendo desenvolvida pelo PPGD/UFSM desde o ano de 2018.

Com tal prática, os discentes colocam em prática os conhecimentos adquiridos no mestrado, relacionados ao assunto do mini curso mas, além disso, ampliam as estratégias didático-pedagógicas que se mostram essenciais no desenvolvimento de habilidades exigidas por aqueles que seguirão na carreira docente.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-563-2280

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes