Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

5ª edição do Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade, realizado nos dias 2 e 3 de setembro de 2019 contou com a presença de palestrantes do Brasil, Argentina e México. VEJA AS FOTOS



A abertura solene contou com a presença dos Coordenadores do Congresso, professor Rafael Santos de Oliveira e professora Rosane Leal da Silva, da professora Valéria Ribas do Nascimento (Coordenadora Substituta do PPGD) e da professora Maria Cristina D´Ornelas (Coordenadora do Curso de Direito Diurno).

A primeira palestra foi proferida pelo professor Ricardo Sebastian Piana da Universidade de La Plata (Argentina) e teve como tema “Internet e política”.

A segunda palestra da manhã abordou o tema “As novas tecnologias podem prevenir desastres? Uma análise sobre os casos Mariana e Brumadinho – MG e foi proferida pela professora Francielle Benini Agne Tybusch / (UFN/UFSM).

Ao final de sua palestra foi realizado o lançamento de seu livro: Vidas Deslocadas: O caso Mariana-MG como modelo brasileiro para aplicação do Direito dos Desastres.

No turno da tarde foi realizado o painel “Liberdade e direito” com a presença de professores mexicanos.

Alfonso Jaime Martínez Lazcano abordou “El Control De La Libertad De Expresión Y Libertades Políticas Libertad De Expresión Y Constitución”

Luis Gerardo  Rodríguez Lozano proferiu a palestra sobre “Libertad de expresión y constitución”

Nancy Nelly González Sanmiguel abordou “El derecho, la protección y la regulación del uso de las nuevas tecnologías desde el derecho administrativo”

No segundo painel da tarde, o tema apresentado e discutido foi Fake News.

Participaram dessa atividade pesquisadores das áreas do Direito, Sociologia e Comunicação, contando como painelistas Maiquel Wermut  (UNIJUÍ), Francis Moraes De Almeida  (UFSM) e Taisa Dalla Valle (UFSM)

Ao final da tarde ocorreu o lançamento do livro “Discursos de ódio e Direito Penal: um panorama teórico e jurisprudencial das Cortes Supremas do Brasil sobre condutas odientas” de autoria do egresso do PPGD/UFSM  Charles Sonnenstrahl Filho

 

Para finalizar o dia de palestras o  professor Vitor Hugo do Amaral Ferreira / (UFN) abordou o tema Admirável mundo novo: consumo, internet das coisas e dados pessoais, enquanto o  professor professor Iuri Bolesina / (IMED) falou sobre Direito à extimidade: implicações no âmbito da responsabilidade civil.

Ao final das palestras do turno da noite, foi realizado o lançamento do livro Responsabilidade civil de autoria do professor Iuri Bolesina.

 

No dia 03 de setembro foram realizadas as apresentações nos Grupos de Trabalho.

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-563-2478

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes