Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Migraidh/CSVM tem primeiro encontro geral de 2021



Na segunda-feira, dia 10 de maio, às 10h30, o MIGRAIDH/CSVM – Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promoveu seu encontro inaugural do ano de 2021. A atividade ocorreu após o edital de seleção de novos integrantes, que contou com inscrições de colaboradores de diversas áreas, como Relações Internacionais, Psicologia, Direito, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais e Letras.

Em um primeiro momento, novos e antigos integrantes se apresentaram, relataram suas experiências e o envolvimento com a temática do refúgio e das migrações, bem como de onde surgiu o interesse em participar do grupo. A novidade, neste ano, será a possibilidade de contar com a colaboração de pesquisadores, profissionais e representantes da sociedade civil de diferentes partes do Brasil, em função das atividades remotas propostas.

Na sequência, a coordenadora do MIGRAIDH , professora Giuliana Redin, apresentou a história do grupo para os colaboradores, desde a criação, em 2013, passando pela implantação do programa de extensão, em 2014, até a assinatura do convênio com a ACNUR – Cátedra Sérgio Vieira de Mello, em 2015. Foi possível entender a importância de algumas ações promovidas ao longo da trajetória acadêmica e de intervenção política do MIGRAIDH em prol dos direitos à mobilidade humana. Giuliana destacou outros convênios firmados no decorrer do tempo e abordou sobre a incidência do grupo em ações como a nota técnica à nova Lei de Migração e a minuta de proposição da política de ingresso de migrantes e refugiados da UFSM, aprovada em 2016.

O encontro contou, ainda, com a apresentação das seis linhas de pesquisa que compõem o grupo, com o relato das coordenadoras sobre as dinâmicas e abordagens dos trabalhos realizados. Ao final, os participantes puderam conhecer sobre as ações em desenvolvimento pelo Programa de Extensão e foram convidados a se inserir nos grupos de trabalho em andamento.

Como desafio para o novo ano de atuação, o MIGRAIDH/CSVM reforça o seu entendimento das migrações como agenda e tema de direitos humanos e o trabalho de defesa do direito humano de migrar e suas implicações, sobretudo no contexto de pandemia em que vivemos. Propõe um plano de trabalho baseado na construção científico-prática, que valoriza a relação direta da pesquisa com a extensão como única possibilidade de avançarmos na temática.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-563-3913

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes