Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Respostas para dúvidas frequentes sobre o Edital de seleção para o ano de 2023



Até as 12h do dia 28.11.2022 estão abertas as inscrições para o ingresso no PPGD no primeiro semestre letivo de 2023.

O edital apresenta todos os critérios de avaliação, datas e fases.

Ainda assim, algumas pessoas tem enviado email para selecao.ppgd@ufsm.br visando sanar algumas dúvidas.

Reuniremos nessa notícia alguns dos principais questionamentos e as respostas.

Se a resposta para a sua dúvida não está aqui, então basta nos enviar um email.

 

Dúvida 1: foram indicadas duas obras para a prova escrita (Infocracia e Sustentabilidade: Direito ao Futuro), devo ler os dois livros ou devo ler apenas o livro da linha de pesquisa em que estarei concorrendo?

Todos os(as) candidatos(as) devem ler as duas obras independentemente da linha de pesquisa que estiver concorrendo. A Comissão de Seleção poderá elaborar duas questões, uma para cada obra, ou uma questão englobando as duas obras, razão pela qual a leitura de ambas as obras é imprescindível.

 

Dúvida 2: O edital menciona que um dos itens de avaliação é a proposta de pesquisa. Essa proposta deve ser enviada no momento da inscrição ou entregue no dia da prova escrita?

Não há envio prévio do projeto ou entrega de projeto de pesquisa no dia da prova. O edital desse ano  prevê que a proposta de pesquisa fará parte da prova escrita. Logo, os candidatos terão um espaço para escrever, durante a prova escrita, sobre qual temática pretendem pesquisar caso sejam aprovados na seleção, conforme elementos de avaliação desse item presentes no Anexo 1 do Edital. É importante que todos observem os itens que serão considerados na correção desse elemento da prova escrita (aderência da descrição sumarizada de proposta de investigação à área de concentração e linha de pesquisa pretendida; a proposta deve conter tema e delimitação, problema de pesquisa, metodologia (métodos de abordagem, procedimento e técnicas), com marco teórico que pretende utilizar.)

 

Dúvida 3: haverá oferta de bolsas de estudos? Como é feita a seleção?

O PPGD dispõe de 5 bolsas de estudos que são distribuídas mediante participação em edital. A cada semestre os bolsistas são avaliados e, se atenderem os critérios de concessão, permanecem com a bolsa. Para a turma de 2023, ainda não temos como informar qual o número de bolsas que serão disponibilizadas no Edital. O último edital de bolsas foi publicado em fevereiro de 2022 e tem validade de um ano e pode ser consultado no seguinte endereço: https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgd/edital-de-selecao-de-bolsistas/ 

 

Dúvida 4: não tenho produções científicas nos termos exigido pelo Edital, isso significa que não tenho condições de participar da seleção?

A prova de currículo tem peso 3,0, logo a ausência de produção científica não é impedimento a participação da seleção, já que o(a) candidato(a) pode compensar a nota da prova de currículo com um melhor desempenho na prova escrita que tem peso 7,0. Além disso, conforme tabela de conversão de pontos (Anexo 2 do Edital), mesmo quem tiver de 0 a 5,9 pontos consegue obter nota 2,0 na fase de currículo.

 

Tem mais alguma dúvida, entre em contato pelo email selecao.ppgd@ufsm.br

 

Não perca o prazo de inscrição! 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-563-4545

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes