Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PPGD participa da IV Etapa do Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da UFSM



A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP), juntamente com a Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), promovem nos dias 22 a 25 de novembro de 2022 4ª etapa do Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da UFSM.

O evento ocorre no Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM, em Silveira Martins.

Trata-se da etapa final do seminário de acompanhamento de cursos que foi retomado em 2022, e tem por objetivo a apresentação e discussão do diagnóstico, plano de metas e plano de ação dos Programas de Pós-graduação da UFSM com vistas a sua qualificação. Haverá presença de avaliadores externos aos PPGS que contribuirão com sugestões para o planejamento dos Programas.

O evento está organizado com uma sessão de abertura com palestrantes externos no dia 22/11 pela manhã, seguida de sessões temáticas (ao longo da semana) para acompanhamento dos cursos de acordo com a nota recebida na Avaliação Quadrienal 2021.

O PPGD esteve presente nas atividades no primeiro dia e foi representado pelo Coordenador professor Rafael Santos de Oliveira e pelo professor Fernando Hoffmam (membro da Comissão de Avaliação e Planejamento Estratégico do PPGD).

A abertura contou com a presença das seguintes autoridades: Prof. Luciano Schuch – Reitor da UFSM, Profa. Cristina W. Nogueira – Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFSM, Profa. Tatiana Emanuelli – Coordenadora de Pós-graduação, Prof. Rafael Lazzari – Pró-reitor de Planejamento da UFSM, Prof. Júlio César Cossio Rodriguez– Representante da Secretaria de Assuntos Internacionais da UFSM e Prof. Daniel Pinheiro Bernardon – Diretor da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM.

A mesa redonda de abertura teve como tema “Qual o futuro da Pós-Graduação Stricto sensu no Brasil?” e teve como palestrantes: Profa. Concepta Margaret McManus Pimentel – UnB, Prof. Rui Vicente Oppermann – UFRGS e Prof. Romildo D. Toledo Filho – UFRJ.


No dia 25 de novembro, a Coordenação do PPGD fará uma exposição sobre o planejamento estratégico do Programa para o quadriênio 2021/2024 que será analisado por avaliadores externos que emitirão parecer avaliativo.

 

Link para a programação completa do evento: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/345/2022/11/Programacao-4a-ETAPA-SEMINARIO-1.pdf

 

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-563-4597

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes