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Professora Rosane Leal da Silva (PPGD/NUDI – UFSM) ministra palestra “Direito e Internet: o cuidado integral no uso das redes sociais” a estudantes do ensino fundamental e médio, no Colégio Marista e no CETISM de Santa Maria



No início do mês de maio a Prof.ª Dr.ª Rosane Leal da Silva (PPGD – UFSM) ministrou a palestra intitulada “Direito e Internet: o cuidado integral no uso das redes sociais”, no Colégio Marista e no CETISM de Santa Maria, que teve como público alvo os alunos do ensino fundamental e médio.

A atividade serviu para alertar aos riscos e desafios no uso da internet por parte de crianças e adolescentes, tendo em vista que a última pesquisa do Comitê Gestor de Internet[1] apontou que 92% das crianças e adolescentes acessam a internet, sendo as atividades principais ouvir música, assistir vídeos/programas/filmes, realizar pesquisas, enviar mensagens instantâneas e conversar por chamadas de vídeos.

O uso indiscriminado da internet tem originado desafios para a sociedade, principalmente às crianças e adolescentes, que estão sujeitas aos variados ambientes digitais com conteúdos de discursos de ódio e discriminação de gênero devido à complexidade de aplicação da legislação no ambiente digital, afetando por consequência os juristas e pesquisadores da área.

Dessa maneira, a atividade de extensão buscou integrar as crianças e adolescentes, dando a oportunidade de ouvir e serem ouvidos acerca de suas aflições, dúvidas e questionamentos, proporcionando um mínimo de autonomia no uso das tecnologias digitais.

A Prof.ª Rosane Leal da Silva é doutora na área de concentração Direito, Estado e Sociedade, com pesquisa sobre crianças e adolescentes na sociedade informacional, bem como é docente da linha de pesquisa em Direitos na sociedade em rede: atores, fatores e processos na mundialização (Mestrado em Direito da UFSM). Possuindo vasta experiência nas pesquisas acerca do uso da internet por crianças e adolescentes, estando à frente do Grupo de Pesquisa em Direito Informacional – NUDI, da UFSM.

[1] https://cetic.br/media/analises/tic_kids_online_brasil_2022_principais_resultados.pdf

 

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