Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

9ª Edição do Ateliê de Pesquisa em Direito Internacional: Técnicas de Coleta de Evidências



NPPDI – Núcleo de Pesquisa e Práticas em Direito Internacional (CNPq/UFSM) convida para a 9ª Edição do Ateliê de Pesquisa em Direito Internacional: 

Técnicas de Coleta de Evidências  

O conhecimento científico que objetiva ser parte dos processos de transformação da realidade fundamenta-se fortemente na lógica da investigação empírica por pelo menos duas razões: além de ser uma forma de produzir conhecimento engajado com a realidade e as condições precisas nas quais mudanças podem “de fato” ocorrer, a pesquisa empírica permite abreviar a separação entre a “academia” e a “prática” e, a partir disso, orimizar o seu relacionamento com formuladores de políticas e tomadores de decisão. Para a maximização da validade da pesquisa acadêmica, o uso de múltiplas fontes de evidências já tem sido há muito tempo utilizado nos campos da Ciência Política e das Relações Internacionais, mas difundido apenas nas últimas décadas no campo do Direito Internacional. Por isso, esta nova edição do Ateliê de Pesquisa em Direito Internacional objetiva identificar e discutir algumas técnicas de coleta de evidências utilizadas em pesquisas qualitativas e quantitativas neste campo. 

Datas: 23 e 30 de Junho e 07 e 14 de Julho de 2023, às 10h, 

Local: Google Meet

A atividade é aberta à comunidade acadêmica e externa 

Link disponibilizado mediante inscrições pelo e-mail: nppdi@ufsm.br 

Maiores informações: https://www.ufsm.br/grupos/nppdi  

Cronograma: 

23/06 – Análise documental

BOWEN, Glenn A. Document Analysis as a Qualitative Research Method. Qualitative Research Journal, v. 9, n. 2, p. 27-40, 2009.

Texto: Bowen 2009.pdf

30/06 – Análise de conteúdo 

SAMPAIO, R. C.; LYCARIÃO, D. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília: Enap, 2021. 155 p. p. 6-29 e 45-49

Texto: Sampaio e Lycarião 2021 Manual Analise_de_conteudo_categorial__compressed.pdf

07/07 – Entrevistas

ROCHA, Virgínia. Da teoria à análise: Uma introdução ao uso de entrevistas individuais semiestruturadas na ciência política. Revista Política Hoje, v. 29, n.1, p. 197-225, 2020.

Texto: Rocha 2020_compressed.pdf

14/07 –  Entrevistas

MARTIN, Cathie Jo. Crafting Interviews to Capture Cause and Effect. In MOSLEY, Layna (Ed.). Interview Research in Political Science, Cornell University Press: Ithaca, 2013. p. 109-124.

Texto: MOSLEY 2013. Interview Research in Political Science_compressed.pdf

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-563-4865

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes