Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Migraidh celebra seus 10 anos com Mostra Comemorativa



O Migraidh, Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional, lança a Mostra Comemorativa de seus 10 anos.

A mostra conta a história de uma década de atuação do coletivo na promoção e proteção dos direitos humanos da população migrante e refugiada e na luta por reconhecimento do sujeito de direitos e do direito humano de migrar. Um trabalho desenvolvido por atores de múltiplas áreas do conhecimento e voltado à redução das desigualdades, que é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Em 10 banners, estão representados os eixos de atuação do coletivo e sua mobilização em nível nacional e local em torno da integração e inserção social de migrantes e refugiados. Uma atuação que nasce marcada pela busca do conhecimento a partir do encontro com o “Encontro com o Outro”. Que compreende a extensão como comunicação, implicada com a pesquisa, que produz pesquisa implicada na realidade social apresentada pela prática extensionista. 

O trabalho pedagógico desenvolvido pelo Migraidh possui inspiração freiriana, para quem “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.” Os 10 anos de atuação nos variados eixos voltados ao atendimento e à atenção integral da população migrante e refugiada, ao combate à xenofobia, à difusão do conhecimento, à incidência e advocacy, têm, corajosamente e com muito diálogo, marcado o ativismo do Migraidh nos direitos humanos.

Esta relação dialógica entre atores sociais, instituições e os sujeitos norteiam  as ações do coletivo, das Rodas de Conversa para o aprendizado do português como língua de acolhimento, à mediação para o acesso da população migrante e refugiada nos serviços públicos, ao atendimento jurídico e documental, à inserção laboral, à formação de servidores públicos, à proposição da política de ingresso de migrantes e refugiados e do COMIRE, o Comitê Municipal de Atenção ao Migrante e Refugiado. Ações transformadoras, pautadas na dialogicidade, pois: “O diálogo é o encontro amoroso dos homens que, mediatizados pelo mundo, o ‘pronunciam’, isto é, o transformam, e, transformando-o, o humanizam para a humanização de todos”. 

Nos seus 10 anos de atuação e 8 anos de referenciamento da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, convênio entre a Agência das Nações Unidas para Refugiados e a universidade, o Migraidh orgulha-se de sua trajetória e construção de boas práticas em direitos humanos e de uma educação emancipadora.

A Mostra Comemorativa está exposta no hall do prédio 74-C, no Campus da UFSM. Ela é itinerante e passará pela Reitoria da UFSM, Biblioteca Central e Câmara de Vereadores de Santa Maria. Venha conhecer a nossa história!

 

Equipe Migraidh

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-563-5057

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes