Em alusão ao Dia Mundial do Refugiado e integrando a programação da VI Semana Estadual do Migrante, o MIGRAIDH/CSVM da UFSM promove, na próxima quarta-feira, dia 25/6, às 19h, a videoconferência: “Os desafios para o enfrentamento da questão do refúgio no Brasil”.
A proposta da videoconferência é refletir sobre os desafios para o enfrentamento da questão do refúgio no Brasil, a partir da abordagem proposta pelas conferencistas Giuliana Redin (UFSM, CG-Conare) e Pollyana de Lima (ACNUR).
Giuliana Redin é professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM e criadora do MIGRAIDH/CSVM, com Pós-Doutorado em Psicologia Social pela USP e Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Abordará sobre sua atuação como Coordenadora de Elegibilidade da Coordenação-Geral do Comitê Nacional para os Refugiados no Ministério da Justiça e Segurança Pública, trazendo elementos sobre o tema do refúgio no contexto brasileiro mais recente.
Pollyana de Lima, formada em Relações Internacionais e mestre em Ação Humanitária Internacional pela Universidade de Deusto na Espanha, é coordenadora do escritório do ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) em Porto Alegre. Irá refletir sobre o trabalho realizado pela agência tanto no RS quanto no Brasil, bem como sobre o papel da Cátedra Sérgio Vieira de Mello no tratamento do tema do refúgio no país.
Data: 25 de junho (quarta-feira)
Horário: 19h
Transmissão ao vivo pelo canal do MIGRAIDH no YouTube (https://www.youtube.com/@migraidh)
Lançamento do E-book:
Durante o evento, faremos o lançamento do livro “Migrações Internacionais: Dinâmicas da exclusão e direitos humanos“, organizado por Giuliana Redin e publicado pela Editora da UFSM (2025).