O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (PPGD/UFSM) registrou um marco histórico na quarta edição do Programa GCUB de Mobilidade Internacional – GCUB-Mob. Em 2025, foram recebidas 174 inscrições de candidatos estrangeiros, sendo 50 para o Doutorado e 124 para o Mestrado.
O PPGD/UFSM integra o programa desde 2023 e, apesar do alto número de interessados, em razão da limitação de bolsas, pode receber um estudante internacional por ano. Até o momento, uma discente estrangeira já concluiu o curso de Mestrado em Direito na instituição e outros dois estão cursando disciplinas, fortalecendo o perfil internacional do Programa.
O GCUB-Mob é promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), com o apoio do Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, da Organização para a Cooperação do Sul (OSC), da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), da União de Universidades da América Latina e Caribe (UDUALC) e do Consejo Superior Universitario Centroamericano (CSUCA). Conta ainda com a parceria da Comissão Nacional da UNESCO para o Brasil e da Agence Universitaire de la Francophonie (AUF).
O objetivo principal do Programa é contribuir para a formação de estudantes de excelência acadêmica nos cinco continentes, promover a internacionalização das universidades brasileiras e fortalecer a cooperação entre instituições de ensino superior do Brasil e do mundo.
A experiência tem sido enriquecedora tanto para os alunos internacionais quanto para a comunidade acadêmica da UFSM.