Ir para o conteúdo PPGEA Ir para o menu PPGEA Ir para a busca no site PPGEA Ir para o rodapé PPGEA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça os docentes da área de concentração de Engenharia Agroambiental



A área de concentração de Engenharia Agroambiental do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola conta com 06 docentes. Abaixo um pouco sobre cada um deles.

O Professor Adriano Arrué Melo é docente permanente do PPGEA há 04 anos e possui graduação em Agronomia (UFSM/2009), mestrado em Engenharia Agrícola (UFSM/2012) e doutorado em Engenharia Agrícola (UFSM/2015); com um período de doutorado sanduíche na Universität Bonn (Alemanha).

É coordenador do grupo de pesquisa de Manejo Inteligente em Tecnologia de Aplicação. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Defesa Fitossanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia de aplicação, Inseticidas e Adjuvantes.

No PPGEA ministra as disciplinas: Desenvolvimento, formulação e avaliação de biopesticidas (DFS 855), Gestão e legislação ambiental (DFS 853) e Tecnologia de Aplicação de produtos químicos (DFS 846).

Já concluiu três orientações de mestrado no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Professor Adriano? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/2723323416837014

O contato com o docente pode ser realizado por meio do e-mail adrianoarrue@hotmail.com

A Professora Ana Paula Moreira Rovedder é docente permanente do PPGEA há 10 anos e possui graduação em Engenharia Florestal (UFSM/2000), mestrado em Agronomia (UFSM/2003) e Doutorado em Ciência do Solo (UFSM/2007).

É Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas (NEPRADE); Vice-Coordenadora do Programa Conexus Bioma Pampa; Membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) – Gestão 2019-2021 e uma das fundadoras da Rede Sul de Restauração Ecológica. Desenvolve pesquisa e extensão em Restauração ecológica, sistemas agroflorestais, relação solo-floresta e invasão biológica nos biomas Pampa e Mata Atlântica. Dedica-se à pesquisa da relação entre grupos sociais e a restauração ecológica, com ênfase aos assentamentos da reforma agrária e agricultura familiar.

No PPGEA ministra a disciplina de Princípios e técnicas da restauração florestal (CFL 886).

Já concluiu 11 orientações de mestrado e 03 orientações de doutorado no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho da Professora Ana Paula? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/5274469660466638

O contato com a docente pode ser realizado por meio do e-mail anarovedder@gmail.com

Link para o site do NEPRADE: https://www.ufsm.br/grupos/neprade/

O Professor Giovani Leone Zabot é docente permanente do PPGEA há 05 anos e possui graduação em Engenharia de Alimentos (URI/2011) e doutorado em Engenharia de Alimentos (UNICAMP/2015).

É um dos Coordenadores do Laboratório de Engenharia de Processos Agroindustriais (LAPE). Atua nas áreas de processamento de produtos agrícolas e tecnologias de conversão; hidrólise de biomassas agrícolas; processos fermentativos para controle biológico; extração, fracionamento e purificação de extratos vegetais; e análises econômicas e ambientais de processos.

No PPGEA ministra a disciplina Tratamento e aproveitamento de águas residuárias (PPGEA 804). Este ano criou a disciplina de Tecnologias de transformação de biomassa que já foi aprovada pelo Colegiado do PPGEA e está em trâmite para registro.

Já concluiu uma orientação de mestrado no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Professor Giovani? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/6573885187331634

O contato com o docente pode ser realizado por meio do e-mail giovani.zabot@ufsm.br

Link para o site do LAPE: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/cachoeira-do-sul/laboratorio-de-engenharia-de-processos-agroindustriais-lape/

Link para a página no Facebook do LAPE: https://www.facebook.com/LAPEUFSM/

O Professor Jerson V. Carús Guedes é docente permanente do PPGEA há 17 anos e possui graduação em Agronomia (UFSM/1992), mestrado em Agronomia (UFSM/1995) e doutorado em Entomologia (ESALQ/USP/2003).

É Coordenador do Laboratório de Manejo Integrado de Pragas (LabMIP). Trabalha com Entomologia Agrícola e Manejo Integrado de Pragas (MIP), principalmente com pragas da soja, milho, arroz e cereais de inverno. Controle químico e biológico de pragas, Tecnologia de Aplicação, Fitossanidade de Precisão, além de Modo de Transferência e Entrada (MoTE) e Modo de Ação (MoA) dos inseticidas.

No PPGEA ministra a disciplina de Gestão de sistemas mecanizados de aplicação de pesticiadas (DFS 847).

Já concluiu 11 orientações de mestrado e 07 orientações de doutorado no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Professor Jerson? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/0846418627719511

O contato com o docente pode ser realizado por meio do e-mail jerson.guedes@gmail.com

O Professor Marcus Vinicius Tres é docente permanente do PPGEA há 07 anos e possui graduação em Engenharia de Alimentos (URI/2006), mestrado em Engenharia de Alimentos (URI/2009) e Doutorado em Engenharia de Alimentos (URI/2012).

É um dos Coordenadores do Laboratório de Engenharia de Processos Agroindustriais (LAPE). Tem experiência em processos de separação com membranas, extração de compostos bioativos utilizando fluidos pressurizados/supercríticos, hidrólise, produção de biocombustíveis, enzimas, micro e nanopartículas, micro e nanoencapsulamento, solubilidade e dessorção de gases em líquidos e equilíbrio de fases.

No PPGEA ministra as disciplinas de Extração e Caracterização de Bioprodutos (PPGEA 800) e Purificação de Bioprodutos Utilizando Processos de Separação (PPGEA 801).

Já concluiu duas orientações de mestrado e duas orientações de doutorado no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Professor Marcus? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/3057214179765618

O contato com o docente pode ser realizado por meio do e-mail marcus.tres@ufsm.br

Link para o site do LAPE: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/cachoeira-do-sul/laboratorio-de-engenharia-de-processos-agroindustriais-lape/

Link para a página no Facebook do LAPE: https://www.facebook.com/LAPEUFSM/

O Professor Walter Boller é professor visitante nacional do PPGEA há um ano e possui graduação em Agronomia (UPF/1982), mestrado em Engenharia Agrícola (UFSM/1990) e doutorado em Agronomia (UNESP/1996).

Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Máquinas e Implementos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de aplicação, pontas de pulverização, tecnologia de aplicação de fungicidas, rendimento de grãos e condições ambientais. No PPGEA atua nas áreas de tecnologia e gestão da aplicação de insumos na agricultura e Bioprocessos e bioprodutos aplicados à agricultura.

No PPGEA ministra a disciplina de Tecnologia de Aplicação de Bioprodutos (PPGEA 808).

Possui duas orientações de mestrado em andamento no PPGEA.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Professor Walter? Acesse o Lattes: http://lattes.cnpq.br/8490766131954418

O contato com o docente pode ser realizado por meio do e-mail boller@upf.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-548-962

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes