Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS (NEPRADE)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

neprade@gmail.com (55) 3220-8444 Sala:5258 – Segundo andar

Notícias neprade
Livro Plantas nativas ornamentais comercializadas no Rio Grande do Sul – Ervas e arvoretas
Um novo livro foi publicado recentemente pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul: “Plantas nativas ornamentais comercializadas no Rio Grande do Sul – Ervas e arvoretas” está disponível para…
16/11/2020 – 10:12
Pandemia e estiagem: Os impactos na produção familiar
A pandemia da Sars-Cov-2 (causadora da Covid-19) está provocando uma mudança nos hábitos da população mundial. Muitas notícias repercutiram sobre as mudanças nos hábitos das comunidades em meio urbano. Nesse…
14/10/2020 – 11:30
Agrofloresta é Tecnologia Social
Você sabia que a agrofloresta é considerada uma tecnologia social? Uma tecnologia social é aquela que é adaptada à realidade de grupos sociais que não têm acesso ao desenvolvimento tecnológico…
02/10/2020 – 11:53
Vitrine da Restauração
O prazo de inscrição para a Vitrine da Restauração foi prorrogado. Agora as inscrições se encerram no dia 30 de setembro.Não perca a chance de fazer parte desta iniciativa.Para acessar…
13/09/2020 – 16:24
Webinar – A década da restauração vai começar
A Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) estará promovendo no dia 09 de setembro um webnar sobre restauração ecológica. Participe!Acesse o link via Youtube Clicando aqui  Após o Webnar acontecerá…
08/09/2020 – 13:52
Chuva de sementes como indicador ecológico de restauração florestal no bioma Pampa
Novo estudo elaborado pelo NEPRADE e publicado na Revista Brasileira de Ciências Agrárias, revela o poder da chuva de sementes como indicador ecológico promissor na de restauração florestal no Pampa.…
19/08/2020 – 14:32

Apresentação

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas (NEPRADE) foi criado em 2011, vinculado ao Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria e integra o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. O grupo tem por objetivo promover a pesquisa em restauração ecológica e recuperação de áreas degradadas em suas diversas dimensões, com foco nos diferentes ecossistemas do Rio Grande do Sul. Congrega profissionais e acadêmicos de diversas áreas ligadas à pesquisa em restauração/recuperação ambiental, tais como restauração ecológica de ecossistemas naturais, bioindicadores de qualidade ambiental, efeitos da fragmentação florestal, invasão biológica, usos múltiplos de espécies nativas e sistemas agroflorestais.