Ir para o conteúdo PPGEAMB Ir para o menu PPGEAMB Ir para a busca no site PPGEAMB Ir para o rodapé PPGEAMB
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GEOFERRAMENTAS GRATUITAS E DE CÓDIGO ABERTO



O Grupo de Pesquisas em Modelagem Hidroambiental e Ecotecnologias iniciou em 2015 o desenvolvimento de ferramentas computacionais gratuitas e de código livre que automatizam tarefas relacionadas ao gerenciamento dos recursos hídricos.

Os ECO-Plugins são acoplados ao SIG livre QGIS e permitem de uma forma iterativa o desenvolvimento de diversas atividades do cotidiano de projetos de drenagem urbana e estudos hidrológicos, tais como baixar dados hidrológicos e climáticos de forma automática, estimar dados de chuva intensa ou IDF em locais sem dados (Brasil-IDF) ou até mesmo servir como interface para modelos hidrológicos (ECO-Runof)

APRESENTAÇÃO

Tradicionalmente Sistemas de Informações Geográficas (SIG) tem auxiliado o gerenciamento dos recursos hídricos uma vez que as ferramentas de geoprocessamento possibilitam a delimitação da bacia hidrográfica, a preparação dos dados de entrada de modelos e a apresentação dos resultados em forma de mapas. Com o crescimento dos pacotes livres de geoprocessamento o desenvolvimento de tais ferramentas ficou muito facilitado, pois o software livre tem código aberto e amplas opções de customização por meio da construção de plugins e complementos.

Tendo isto em vista, este projeto visa o desenvolvimento de ferramentas acopladas ao SIG livre QGIS que automatizem tarefas do cotidiano de projetos relacionados ao gerenciamento dos recursos hídricos no Brasil. Tais ferramentas são desenvolvidas em Python e possuem interface totalmente em Português. As metodologias abordadas buscam comtemplar a falta de dados e recursos enfrentados no país. Ainda mais, estas geoferramentas possuem seu código aberto, sendo assim podem ser customizadas para atender situações específicas de projeto.

Contato

ecoplugin@gmail.com

Repositório

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-535-518

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes