Ir para o conteúdo PPGEAMB Ir para o menu PPGEAMB Ir para a busca no site PPGEAMB Ir para o rodapé PPGEAMB
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aluno Estrangeiro

Alunos estrangeiros podem ingressar no PPGEAMB nos cursos de mestrado e doutorado ou simplesmente cursar disciplinas, ou realizar parte de suas pesquisas junto a professores do PPGEAMB (denominado no Brasil como período sanduíche).

O PPGEAmb oferece acesso a estudantes estrangeiros de duas maneiras:

  1. a via normal, em que o estudante concorrerá igualmente com candidatos brasileiros. Para isto, deverá atender os requisitos dos respectivos “Editais de Processo Seletivo”. A seleção é realizada em dois momentos no ano. Mais informações em: Aluno Regular.
  2. para candidatos estrangeiros que possuam bolsa de estudos PRE-APROVADA. Se enquadram nessa categoria os candidatos estrangeiros que já possuam bolsa no seu momento de ingresso no PPGEC :
    1. do seu país de origem;
    2. de instituições internacionais (Ex, OEA )
    3. através de um convênio com o governo brasileiro como o PECPG/CAPES
    4. convênio internacional com a UFSM, existindo duas possibilidades:
      1. um convenio bilateral com uma universidade parceira.
      2. Programa de intercâmbios internacionais, como, por exemplo, o PROLAC ou da  Associación de Universidades Grupo Montevidéo (AUGM)
      3. Outras modalidades ou informações no site da SAI/UFSM.

Para ingressar pela alternativa (b), a seleção é simplificada e os estudantes estrangeiros devem seguir as instruções descritas em https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgec/ingresso-simplificado-de-aluno-estrangeiro/

Cursar disciplinas no PPGEAmb

O aluno nacional ou estrangeiro matriculado em outro Programa de Pós-graduação poderá cursar disciplinas avulsas no PPGEAmb. Essa modalidade na UFSM se denomina aluno especial. Mais informações em Aluno Especial.

Também são ofertadas disciplinas do PPGEAmb através do Programa Piloto de Mobilidade Virtual da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) para Estudantes de Pós-graduação externos (nacionais e estrangeiros). O processo ocorre conforme os critérios estabelecidos em editais específicos. Pode conferir a lista completa de universidades participantes e as disciplinas que estão sendo ofertadas em http://grupomontevideo.org/sitio/piloto-de-movilidad-virtual-de-estudiantes-de-posgrado/piloto-posgrado-universidades-de-destino/

Realizar parte de suas pesquisas junto a professores e laboratórios do PPGEAmb

Através do Programa de Mestrado e Doutorado Sanduíche no PPGEAmb se oferece a alunos estrangeiros a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e participar de uma vivência de especialização no exterior. O mestrado sanduíche possibilita que o estudante realize uma parte do curso em outra instituição do exterior, no caso o PPGEAmb. Importante mencionar que a oportunidade existe também para alunos de Programas de Pós-graduação de outras IES nacionais.

Realizar o mestrado ou doutorado nessa modalidade é uma experiência que agrega na vida pessoal e profissional do estudante. Ainda, permite que mestrando ou doutorando possa utilizar os laboratórios do PPGEAmb, conversar com professores e conhecer profissionais experientes em sua área.

Além disso, o estudante vivenciará uma experiência internacional onde poderá conhecer outras culturas, treinar um novo idioma e expandir a sua rede de networking. Para isso, o estudante deve estar focado nessa nova vivência e se dedique a conhecer tudo o que a universidade e o local têm a oferecer

Esteja ciente que:

  1. Como a atividade envolve recursos e uso de laboratórios, os candidatos a mestrado e doutorado sanduíches devem conversar sobre a possibilidade diretamente com os professores orientadores do PPGEAmb, que, pela sua vez, iniciarão os contatos com a Secretaria do PPGEAmb.
  2. Para essas atividades, o aluno estrangeiro deverá buscar bolsa de estudos para custear-se durante o período no Brasil, em programas de seu país de origem, instituições internacionais, ou convênios do Brasil (por exemplo, o programa PECPG/CAPES,). Lamentavelmente, o PPGEAmb não dispõe de informações completas e atualizadas sobre estas opções.