Ir para o conteúdo PPGEAMB Ir para o menu PPGEAMB Ir para a busca no site PPGEAMB Ir para o rodapé PPGEAMB
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Visão Geral e Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEAmb), da UFSM, iniciou suas atividades no ano de 2012, em nível de mestrado acadêmico, sendo autorizado com Conceito 4 pela CAPES, na área de Engenharias I. O PPGEAmb foi oriundo da motivação de um grupo de docentes, com experiência e maturidade científica comprovada, pesquisadores do CNPq, aliado a um grupo de novos docentes, mais jovens, altamente qualificados, contratados pela UFSM para dar sustentação ao Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, criado pelo Reuni em 2008.

O Curso possui uma única área de concentração, em Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais e quatro linhas de pesquisa, a citar: i) Planejamento e Gestão Ambiental; ii) Modelagem Hidroambiental; iii) Hidrossedimentologia e iv) Saneamento Ambiental.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEAmb) confere o grau de Mestre em Engenharia Ambiental, na área de concentração em Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais. Está voltado à pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) de instrumentos de gestão e de tecnologias para o melhor aproveitamento e gestão dos recursos hídricos e a conservação dos ecossistemas aquáticos.