Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Informações para o semestre 01/2023



Acesse o HORÁRIO das disciplinas de 01/2023 e suas ementas/programas das disciplinas constam na Estrutura Curricular.

Para facilitar a localização dos assuntos no site, temos o menu SERVIÇOS (menu superior horizontal), com um campo para pesquisas por assunto (coloque alguma palavra do assunto a saber), também é possível ir diretamente no menu expansível – Discentes: MESTRADO – INSTRUÇÕES e DOUTORADO – INSTRUÇÕES e em Formulários e Requerimentos no Menu superior.

Ainda, disponibilizamos no menu superior da página o item Links Úteis, vários atalhos outras páginas da UFSM  e outros que possam ser de interesse dos nossos alunos. 

  👉 Calendário Acadêmico 2023 

08/03 a 13/03/2023: MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO – Período para solicitação de matrícula pelo Portal do Aluno (veteranos e calouros da graduação e da pós-graduação).

14/03/2023:  MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula. Acompanhe a efetivação da sua matrícula.

15/03 e 16/03/2023:  MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO DE AJUSTE pelo Portal do Aluno – Período que o aluno poderá efetuar alterações na matrícula de disciplinas pelo Portal do Aluno (veteranos e calouros da graduação e da pós-graduação).

17/03/2023: MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula. Acompanhe a efetivação da sua matrícula.

 20/03/2023 – AULAS – INÍCIO do semestre: Início das aulas do 1º semestre letivo de 2023 de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFSM.

20/03 a 24/03/2023: MATRÍCULA – AJUSTE PELAS COORDENAÇÕES DE CURSO- Período que os alunos de graduação ou pós-graduação podem solicitar ajustes de matrícula em disciplinas à secretaria do curso (por e-mail).

20/03 a 24/03/2023: MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM dos ajustes de matrículas em disciplinas. Acompanhe a efetivação da sua matrícula, caso, solicitou algum ajuste à secretaria. 

27/03 e 28/03/2023:  MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – SOLICITAÇÃO POR E-MAIL- Período para solicitar ao PPGEC (curso de origem do aluno), pelo e-mail, a matrícula em disciplina ofertada por outro curso de pós-graduação na UFSM.
                   COMO PROCEDER: O aluno deverá verificar quais disciplinas gostaria de fazer neste semestre em outros cursos de pós-graduação na UFSM, agrupar as disciplinas de um mesmo curso em um mesmo e-mail, com o título Matrícula Extracurricular e com cópia ao seu orientador. O curso avaliará o pedido e encaminhará ao curso que está ofertando a(s) disciplina(s) para análise e efetivação da matrícula. Ao aluno que pretender matrícula em disciplinas de cursos diferentes deverá enviar mais de um e-mail, ou seja, e-mail separados para disciplinas de cursos diferentes. O aluno deve acompanhar pelo Portal do aluno a efetivação da matrícula. No e-mail deve ser informado: 
  Nome completo do aluno e nº de matrícula:
  Nível: (mestrado ou doutorado)
  PPG de origem da disciplina para a matrícula: 
  Código e nome da disciplina:

29/03/2023: MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – AVALIAÇÃO E LANÇAMENTO NO SIE DAS SOLICITAÇÕES – Período para as coordenações de cursos avaliarem as solicitações de matrícula extracurricular e sua efetivação.

29/03/2023: MATRÍCULA – PROCESSAMENTO – Processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula extracurricular. Acompanhe a efetivação da sua matrícula, caso tenha solicitado algum ajuste à secretaria. 

11/06/2023: TESTE DE SUFICIÊNCIA – Data prevista para a aplicação da prova do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira – TESLLE da UFSM, referente ao 1º semestre letivo de 2023 (a publicação do edital de inscrições ocorre com a antecedência de pelo menos 45 dias).

22/07/2023: TÉRMINO DAS AULAS. com o TÉRMINO DO 1º semestre letivo de 2023 em 25/07/2023.

Atenção:

No mestrado o aluno deve cursar o mínimo de 24 créditos em disciplinas, a duração do curso é de 24 meses, tendo o prazo mínimo de conclusão de 12 meses. O Colegiado do programa poderá autorizar a prorrogação do prazo da defesa para a dissertação por até 06 meses aos bolsistas e até 12 meses aos não-bolsistas.

No doutorado o aluno deve cursar o mínimo de 36 créditos em disciplinas, a duração do curso é de 48 meses, tendo o prazo mínimo de conclusão de 24 meses. O Colegiado do programa poderá autorizar a prorrogação de prazo da defesa para a tese por até 06 meses.

Plano de Estudos: Todo aluno deve ter um PLANO DE ESTUDOS que é o conjunto organizado de disciplinas curriculares que o aluno pretende cursar no decorrer do curso. O plano de estudos deverá ser elaborado pelo Portal do Aluno durante o 1º semestre do curso, o aluno que não o fizer, ficará impossibilitado de efetuar a matrícula para o 2º semestre do curso. Acesse informações e o tutorial em: PLANO DE ESTUDOS.

Aproveitamento de Disciplinas: Disciplinas de pós-graduação já cursadas, inclusive em outros programas e instituições poderão ser aproveitadas a critério do Colegiado do PPGEC, mediante preenchimento do Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas, devidamente comprovadas. Mais informações em nosso site: Aproveitamento e Dispensa de Disciplinas de Pós-Graduação.

Alertamos que, o aluno ao cursar disciplinas de outros cursos na UFSM e de outras instituições de ensino, deve verificar com o orientador, antecipadamente, da possibilidade de aproveitamento, pois qualquer disciplina cursada fora do curso será analisada pelo orientador.

Qualificação de Mestrado e de Doutorado: 
Aos alunos de Mestrado que iniciaram no curso no 2º semestre/2022 (matrículas iniciadas por 202270), e assim, neste semestre iniciando o 2º semestre do curso, devem, OBRIGATORIAMENTE, efetuar a matrícula na disciplina ECC829–Seminário Projeto de Dissertação, na área de concentração que está cursando, informações em nosso site: Qualificação de Mestrado (Seminário Projeto de Dissertação-ECC829). Haverá somente um encontro para instruções em que os matriculados serão avisados do dia e horário. A defesa de qualificação deverá ocorrer até o final deste semestre letivo.

Aos alunos de Doutorado que iniciaram no curso no 2º semestre/2021 (matrículas iniciadas por 202170), e assim, neste semestre iniciando o 4º semestre do curso, deverão, efetuar a DEFESA DE QUALIFICAÇÃO, que deverá acontecer no prazo máximo de 24 meses contados a partir do mês da matrícula inicial no doutorado, mais informações em nosso site: Qualificação de Doutorado. O aluno e seu orientador devem conversar sobre isso no início do 4º semestre do curso.

EDT001 – EDD001: Deverá ser efetuada a matrícula em EDT001 (mestrado) e EDD001 (Doutorado) com o fim de manter o vínculo do aluno com o Programa quando não estiver mais cursando créditos, bem como formalizar a supervisão do trabalho de pesquisa pelo orientador.

Atenção: Deve ocorrer a matrícula dos alunos em prorrogação de prazo da defesa já registrado no histórico ou em tramitação e em afastamento para tratamento da saúde (quando sem vínculo com alguma disciplina).

A matrícula deve ser feita pelo aluno no período de matrículas e a Turma deve estar identificada com o nome do orientador. O aluno poderá ser reprovado em EDT001-EDD001 quando o orientador julgar que o aluno esteja ausente em suas obrigações acadêmicas. Caso não faça a matrícula em alguma disciplina, será desligado do programa por Abandono.

Para os alunos que já efetuaram ou irão efetuar a abertura do processo para a defesa de dissertação e tese, não devem matricular-se em EDT/EDD, pois o sistema considera este como regular até a entrega final do trabalho para a titulação.                                

Docência Orientada:
A matricula em docências orientada, APG303 e APG304 no Mestrado e APG305 e APG306 no Doutorado, ocorre no período de ajustes de matrícula, 20/03 a 24/03/2023, e será efetuada pela secretaria do curso, não sendo indicada a alunos que estejam no 1º semestre do curso.

O aluno deve efetuar a abertura de um Processo Nacional Eletrônico (PEN) pela Caixa Postal no Portal do Aluno, anexando os documentos necessários, preenchidos e assinados eletronicamente: Solicitação de docência orientada de mestrado/doutorado, e o Plano de Trabalho de Docência OrientadaAcesse as informações e como solicitar em nosso site: Docência Orientada.

Aos alunos bolsistas da Capes, CNPQ, Fapergs e demais agências de fomento, é obrigatório o estágio de docência aos doutorandos, os mestrandos fica a critério do orientador avaliar a necessidade do estágio quando não houver a obrigatoriedade. A duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado e a duração máxima para o mestrado será de dois semestres e três semestres para o doutorado.

Recursos financeiros e Bolsa de Estudos:: A pós-graduação conta com recursos financeiros distribuídos anualmente pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a utilização é regida pela Portaria nº156/2014-CAPES/PROAP. Informações em: Recursos de PROAP/CAPES.

As cotas de bolsas de estudos, em sua maioria na modalidade Demanda Social – CAPES, são alocadas aos alunos de acordo com a disponibilidade e revisadas a cada semestre. Teremos a revisão em março/2023. O aluno deve manifestar o interesse na bolsa de ao seu orientador devendo estar ciente dos  requisitos obrigatórios e necessários. Mais informações em: Bolsa de Estudos.

Para saber sobre Projetos de Pesquisa: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ct/2023/03/23/projetos-de-ensino-pesquisa-e-extensao-enriquecem-a-formacao-de-alunos-no-centro-de-tecnologia

ALERTA:

  • Na pós-graduação não há trancamento ou reingresso de alunos, portanto, fiquem atentos. O ingresso é somente por seleção pública mediante edital.
  • Reprovação em duas disciplinas e/ou em qualificação gerará o Desligamento por dupla reprovação.
  • Reprovação por frequência em uma das disciplinas, será desligado do curso como Desistência.
  • Não estar matriculado em pelo menos uma disciplina no semestre, o desligamento do curso será como Abandono.
  • Ter o prazo regular extrapolado, não havendo registro da prorrogação de prazo para defesa e sem o registro da abertura do processo de defesa, haverá o desligamento por decurso de prazo.

Para saber qual o seu prazo final para a defesa, deverá contar 24 ou 48 meses do início das suas atividades no curso e que coincide com o início das aulas na UFSM conforme o Calendário Acadêmico da UFSM

Demais dúvidas acesse o menu Serviços ou nos contatem pelo e-mail: ppgec@ufsm.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-550-2174

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes