Projetos de ensino, pesquisa e extensão enriquecem a formação de alunos no Centro de Tecnologia

Segundo o artigo 207 da Constituição Federal, o ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis no ensino superior para promover uma educação de qualidade. Estes pilares são essenciais para construir uma universidade que valoriza diversas perspectivas de mundo a partir da criação de conhecimento. O Centro de Tecnologia oferece projetos de ensino, pesquisa e extensão, possibilitando a formação plena de nossos estudantes, que são estimulados a conhecer o mundo que os rodeia e a atender as necessidades da sociedade. O CT adota metodologias de ensino variadas para promover um conhecimento amplo e diverso. Ao todo, são desenvolvidos 997 projetos no Centro. São 152 projetos de ensino, 685 de pesquisa e 160 de extensão.

Ao participar destes projetos durante a graduação, os alunos têm a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos, desenvolver novos conhecimentos, trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento e também aperfeiçoar a escrita de trabalhos científicos. No CT, os projetos de ensino são ações pontuais de formação, que oferecem melhor qualidade das práticas pedagógicas. Este tipo de projeto possibilita que os alunos construam a base do conhecimento dentro de sua área de interesse.

Os projetos de pesquisa possibilitam o desenvolvimento de conhecimento, produtos, aplicações e serviços novos. Este pilar do ensino superior materializa o conhecimento adquirido durante as aulas, laboratórios e monitorias. Os projetos de pesquisa investigam fenômenos e desenvolvem teorias com base nos estudos de um objeto específico da área.

E os projetos de extensão possibilitam a troca de conhecimentos e experiências diretamente com a sociedade onde os alunos estão inseridos. Nossos projetos promovem ações que contribuem com a melhoria do bem estar social da comunidade acadêmica e da cidade de Santa Maria. Antigamente, a extensão era vista apenas como uma atividade complementar na graduação, porém, com a curricularização da extensão, esta ganhou importância para formar estudantes que conheçam e busquem soluções para questões fundamentais da sociedade.

Como encontrar os projetos desenvolvidos no CT?

Todos os projetos do Centro de Tecnologia estão registrados no Portal de Projetos. Os únicos que não estão no Acesso Público são aqueles que envolvem alguma propriedade intelectual e por isso estão protegidos por sigilo. Lá, todos os alunos e outros interessados podem encontrar mais informações sobre os projetos desenvolvidos no Centro.

Para encontrar um projeto específico, o aluno pode entrar no acesso público e digitar na barra de pesquisa o número ou o nome do projeto. Caso o aluno queira navegar pelos diversos projetos de um departamento, ou núcleo do Centro, é possível filtrar a busca ao clicar na engrenagem à direita da barra de pesquisa, e especificar a Unidade Responsável para buscar todos os projetos vinculados ao departamento ou núcleo. No Portal, podem ser encontradas informações como o resumo dos projetos, seus objetivos, justificativas, resultados esperados e quais são os participantes. A Subdivisão de Projetos (SPROJ) é responsável por assessorar a elaboração, registro, acompanhamento e a avaliação destes projetos.

Como participar de um projeto?

A participação nos projetos do Centro de Tecnologia pode ser voluntária ou através de bolsas. Os alunos bolsistas recebem uma remuneração em dinheiro, que pode ser de R$500,00, ou mais. As bolsas são incentivos para melhorar a formação acadêmica de nossos alunos e promovem uma experiência profissional dentro da universidade. Os alunos que têm interesse em participar em algum projeto, ou já participam e têm interesse em ser bolsista, devem entrar em contato com os professores e coordenadores de projeto.

Os projetos do Centro recebem financiamento através de diversos editais, que oferecem investimento para custear estas bolsas para os estudantes, além de materiais e outras despesas. A maioria dos editais que financiam os projetos do Centro são divulgados ao início de cada ano. Os principais editais internos de distribuição de recurso são: o Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX), Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEN), Programa de Educação Tutorial (PET), Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIPE), Fundo de Incentivo à Inovação Tecnológica (FIT), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Inovação Tecnológica e Inovação PIBITI, e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC). Os alunos podem buscar informações sobre o financiamento dos projetos no Portal ou entrar em contato com os coordenadores.

Além das bolsas oferecidas para projetos, o Centro também oferece bolsas de monitoria, que são concedidas pela PRAE. Estas são vinculadas a um departamento didático e são destinadas aos alunos-monitores que auxiliam em disciplinas de graduação. A monitoria oferece o primeiro contato do aluno com a docência, além de incentivar o processo de ensino-aprendizagem. Em caso de monitoria não subsidiada, esta pode ser registrada como um projeto de ensino, para que, após a conclusão, o aluno possa emitir um certificado.

Além dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, outras atividades também são importantes para a formação do currículo dos estudantes. Palestras, eventos e cursos também emitem certificados de atividade complementar da graduação (ACGs). O aluno que participar destas atividades deve solicitar o certificado de participação, para integralização curricular.

Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses aqui.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!