MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
EDITAL Nº 040/PRPGP/UFSM, 27 DE SETEMBRO DE 2012
ABERTURA DE INSCRIÇÃO AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE DOUTORADO,
MESTRADO E ESPECIALIZAÇÃO PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2013
Nº CURSO Nº VAGAS PÁGINA
01 DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO (CÓDIGO 1079) 13 8
02 DOUTORADO EM AGRONOMIA (CÓDIGO 947) 20 12
03 DOUTORADO EM BIODIVERSIDADE ANIMAL (CÓDIGO 1037) 7 16
04 DOUTORADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOQUÍMICA TOXICOLÓGICA (CÓDIGO 894) 10 19
05 DOUTORADO EM CIÊNCIA DO SOLO (CÓDIGO 895) 11 21
06 DOUTORADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS (CÓDIGO 1030) 7 27
07 DOUTORADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CÓDIGO 1078) 14 35
08 DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO (CÓDIGO 1080) 15 38
09 DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE (CÓDIGO 1025) 12 43
10 DOUTORADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA (CÓDIGO 999) 9 48
11 DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (CÓDIGO 948) 24 51
12 DOUTORADO EM ENGENHARIA FLORESTAL (CÓDIGO 983) 13 53
13 DOUTORADO EM EXTENSÃO RURAL (CÓDIGO 1019) 10 58
14 DOUTORADO EM FARMACOLOGIA (CÓDIGO 1031) 8 65
15 DOUTORADO EM FILOSOFIA (CÓDIGO 1053) 5 67
16 DOUTORADO EM FÍSICA (CÓDIGO 949) 1 69
17 DOUTORADO EM LETRAS (CÓDIGO 899) 23 71
18 DOUTORADO EM MEDICINA VETERINÁRIA (CÓDIGO 946) 22 76
19 DOUTORADO EM QUÍMICA (CÓDIGO 907) 30 80
20 DOUTORADO EM ZOOTECNIA (CÓDIGO 964) 18 81
21 MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO (CÓDIGO 889) 20 85
22 MESTRADO PROFISSIONAL EM AGRICULTURA DE PRECISÃO (CÓDIGO 1054) 13 89
23 MESTRADO EM AGROBIOLOGIA (CÓDIGO 1042) 20 93
24 MESTRADO EM AGRONOMIA (CÓDIGO 919) 20 104
25 MESTRADO EM AGRONOMIA – AGRICULTURA E AMBIENTE/CESNORS/FW (CÓDIGO
1052)
10 108
26 MESTRADO EM ARTES VISUAIS (CÓDIGO 1012) 12 114
27 MESTRADO EM BIODIVERSIDADE ANIMAL (CÓDIGO 1032) 15 117
28 MESTRADO EM CIÊNCIA DO SOLO (CÓDIGO 896) 12 120
29 MESTRADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOQUÍMICA TOXICOLÓGICA (CÓDIGO 969) 14 126
30 MESTRADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS (CÓDIGO 973) 23 128
31 MESTRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CÓDIGO 887) 21 133
32 MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (CÓDIGO 1023) 26 135
33 MESTRADO EM COMUNICAÇÃO (CÓDIGO 1006) 15 142
34 MESTRADO EM ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO (CÓDIGO 1055) 10 144
35 MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE (CÓDIGO 1026) 15 149
36 MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (CÓDIGO 1081) 24 154
37 MESTRADO EM ENFERMAGEM (CÓDIGO 1009) 37 157
38 MESTRADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA (CÓDIGO 943) 25 167
39 MESTRADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL (CÓDIGO 1089) 17 170
40 MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL (CÓDIGO 908) 40 180
41 MESTRADO EM ENGENHARIA DE PROCESSOS (CÓDIGO 1021) 20 186
42 MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (CÓDIGO 1059) 32 188
43 MESTRADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (CÓDIGO 926) 41 190
44 MESTRADO EM ENGENHARIA FLORESTAL (CÓDIGO 984) 30 192
ÓDIGO 924) 15 197
46 MESTRADO EM FARMACOLOGIA (CÓDIGO 1005) 15 203
47 MESTRADO EM FILOSOFIA (CÓDIGO 980) 28 205
48 MESTRADO EM FISICA (CÓDIGO 910) 2 208
49 MESTRADO EM GEOGRAFIA (CÓDIGO 890) 30 211
50 MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS (CÓDIGO 1048) 20 219
51 MESTRADO EM HISTÓRIA (CÓDIGO 1049) 15 223
52 MESTRADO EM INFORMÁTICA (CÓDIGO 1011) 46 230
53 MESTRADO EM LETRAS (CÓDIGO 1058) 45 235
54 MESTRADO EM MATEMÁTICA (CÓDIGO 1010) 12 239
55 MESTRADO EM MEDICINA VETERINÁRIA (CÓDIGO 1051) 28 242
56 MESTRADO EM METEOROLOGIA (CÓDIGO 1022) 5 245
57 MESTRADO PROFISSIONAL EM PATRIMÔNIO CULTURAL (CÓDIGO 1020) 12 248
58 MESTRADO EM PSICOLOGIA (CÓDIGO 1036) 16 254
59 MESTRADO EM QUÍMICA (CÓDIGO 970) 34 265
60 MESTRADO EM ZOOTECNIA (CÓDIGO 941) 33 266
61 ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA, DESEMPENHO MOTOR E SAÚDE (CÓDIGO
1000)
18 271
62 ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (CÓDIGO 913) 20 276
63 ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (CÓDIGO 1001) 23 281
64 ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICA E MODELAGEM QUANTITATIVA (CÓDIGO 985) 15 286
65 ESPECIALIZAÇÃO EM GEOMÁTICA (CÓDIGO 897) 20 288
66 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL (CÓDIGO 968) 30 290
67 ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DO BRASIL (CÓDIGO 977) 20 295
68 ESPECIALIZAÇÃO EM PESQUISA EM MOVIMENTO HUMANO, SOCIEDADE E CULTURA
(CÓDIGO 090)
16 3
Os Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação e o Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa tornam
público que, no período de 01 a 31 de outubro de 2012, estarão abertas as inscrições à seleção aos Cursos
de Pós-graduação em nível de Doutorado, Mestrado e Especialização, para ingresso no primeiro semestre de
2013, conforme descrito a seguir:
1. PRIMEIRA ETAPA: INSCRIÇÃO DO CANDIDATO
1.1. A inscrição será feita via Internet, no endereço eletrônico www.ufsm.br/prpgp, menu “EDITAIS”, submenu
“Editais de Seleção”, sendo esta a única modalidade de inscrição aceita;
1.2. Selecione o edital no qual deseja se inscrever e clique em “Para acessar o sistema de inscrições clique
aqui”, abrirá – Inscrições de Eventos e informações. A seguir clique na opção desejada;
1.3. Após preencher os dados pessoais, clicar em avançar, abrirá uma tela para confirmar a inscrição, clique
em efetuar a inscrição. Após aparecerá à tela pré-inscrição realizada com sucesso. Nesta mesma tela,
aparecerá o link “Gerar GRU” (Guia de Recolhimento da União), clique sobre a figura da GRU para gerar e
imprimir o boleto para pagamento. O valor da taxa de inscrição é de R$ 56,00 (GRU) e somente será aceito
pelo Banco do Brasil até o dia 31 de outubro de 2012, conforme expediente bancário;
1.3.1 Ressaltamos que é de responsabilidade exclusiva do candidato a conferência dos códigos gerados na
Guia de Recolhimento da União – GRU no ato do pagamento. O Número de Referência gerado pelo
sistema identifica o pagamento realizado pelo candidato. Se houver inconsistência, o pagamento não será
identificado e, como consequência, a pré-inscrição do candidato será INDEFERIDA. Caso no momento do
pagamento da inscrição seja solicitado o número de referência, preencha corretamente o número de referência
com o número gerado pelo sistema de inscrições.
1.3.2 Não será aceito agendamento de pagamento como comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
1.3.3 Caberá ao candidato realizar a consulta no sistema de inscrições através do número gerado na pré
2012. No caso de o candidato não entregar pessoalmente a documentação solicitada nomear um procurador
para tal.
1.6 Solicitação de isenção de pagamento da taxa de Inscrição:
1.6.1 De acordo com o Decreto n. 6.593, de 2 de outubro de 2008, fará jus à isenção total de pagamento da
taxa de inscrição o candidato que, cumulativamente:
a) comprovar inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, de que
trata o Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do Número de Identificação Social
(NIS) do candidato, constante na base do CadÚnico existente no Ministério do Desenvolvimento Social e
Combate à Fome (MDS); e
b) for membro de “família de baixa renda”, nos termos do Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007.
1.6.2 A isenção deverá ser solicitada durante a inscrição, via Internet, no período de 01 a 11 de outubro de
2012, quando o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os campos, no qual deverá indicar seu Número
de Identificação Social (NIS) atribuído pelo CadÚnico.
1.6.3 Para a concessão da isenção de taxa de inscrição, é de suma importância que os dados pessoais
informados no ato da pré-inscrição sejam idênticos aos que foram informados no CadÚnico. Caso o candidato
esteja com divergências cadastrais, o Sistema de Isenção de Taxa de Inscrição (SISTAC) da Secretaria
Nacional de Renda e Cidadania (SENARC) negará a solicitação de isenção.
1.6.4 O simples preenchimento dos dados, necessários para a solicitação da isenção de taxa de inscrição,
durante o período determinado, via Internet, não garante ao interessado a isenção do pagamento da taxa de
inscrição e efetivação da inscrição no processo seletivo, visto que, além dos procedimentos previstos nos itens
anteriores, o candidato também deverá atender as condições para inscrição previstas nas presentes
Instruções Específicas ou Editais ou Normas de cada Curso, a fim de conseguir o deferimento da sua
solicitação de inscrição.
1.6.5 Os candidatos que solicitarem isenção do pagamento de taxa de inscrição deverão consultar o resultado
de sua solicitação pela Internet, no endereço eletrônico http://www.ufsm.br/prpgp – RESULTADOS, a partir do
dia 19 de outubro de 2012.
1.6.6 Os candidatos cujas solicitações de isenção do pagamento de taxa de inscrição tiverem sido indeferidas
poderão imprimir o boleto bancário, pelo número da Pré-Inscrição, e efetuar o pagamento da taxa de inscrição
até a data limite para a inscrição neste Edital.
1.6.7 Não haverá recurso contra o indeferimento da solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição.
1.6.8 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP não se responsabilizará se o candidato não
conseguir completar o preenchimento da ficha de inscrição por motivo de falhas no sistema e/ou
congestionamento das linhas de comunicação, bem como de outros fatores técnicos que impossibilitem o
processamento das informações. Por isso, a PRPGP sugere que os candidatos não deixem para fazer sua
inscrição nos últimos dias;
1.6.9 As Comissões de Seleção de cada Curso de Pós-Graduação poderão indeferir as inscrições que não
atenderem a todos os requisitos e exigências descritas nesse edital ou estejam em desacordo com a
legislação pertinente.
2. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DOS CLASSIFICADOS: será realizado até o dia 08 de fevereiro
de 2013, na página da PRPGP www.ufsm.br/prpgp. A divulgação do resultado será feito de acordo com o
recebimento, na Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, da relação dos candidatos classificados para cada
curso. O candidato poderá interpor recurso administrativo até dez dias corridos, contados a partir da
divulgação do resultado na página da PRPGP. Nesse caso, o candidato deve abrir processo administrativo no
Departamento de Arquivo Geral (Protocolo) da UFSM e endereçado ao Colegiado do respectivo Programa de
Pós-graduação.
3. SEGUNDA ETAPA: PERÍODO PARA SOLICITAÇÃO DE CONFIRMAÇÃO DA VAGA, ENTREGA OU
POSTAGEM DOS DOCUMENTOS DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS: será realizada no período de 18 a
23 de fevereiro de 2013.
3.1. O candidato deverá realizar a solicitação de confirmação da vaga através do endereço eletrônico
www.ufsm.br/derca, utilizando o número de inscrição gerado no comprovante de inscrição como login e a data
de nascimento (formato DDMMAAAA) como senha, conferindo, completando e, se necessário, corrigindo os
dados apresentados. Confirmar as informações, imprimir e assinar o comprovante de solicitação de
confirmação da vaga.
3.2. A documentação deverá ser enviada no período de 18 a 23 de fevereiro de 2013, pelo Correio (sedex)
com data e carimbo de postagem ou entregue, no horário das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às
16h30min, no endereço:
Universidade Federal de Santa Maria
Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA
Av. Roraima, n. 1000
Prédio da Administração Central, 3° andar, sala 336
Campus da UFSM, Bairro Camobi
CEP 97105-900
Santa Maria/RS
3.3. No espaço do remetente deverá obrigatoriamente constar as seguintes informações:
Nome completo;
Curso de Pós-graduação pretendido;
Nível do Curso: (Doutorado, Mestrado ou Especialização);
Endereço completo: rua ou avenida, número, complemento, bairro, cidade, estado e CEP
3.4. Documentos necessários para todos os candidatos classificados:
3.4.1. Candidato brasileiro:
a) uma fotografia recente 3×4 ou 5×7 (escanear e inserir no sistema de solicitação de confirmação da vaga, via
internet no site: http://www.ufsm.br/derca;
b) cópia da Cédula de Identidade Civil ou Militar (com validade indeterminada);
c) cópia do CPF;
d) cópia do Título Eleitoral (bem legível);
e) cópia da comprovação da situação militar (para os homens);
f) cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (bem legível);
g) para candidatos classificados no Mestrado ou Especialização: cópia do Diploma de Graduação ou Curso
Superior ou, na ausência destes, Atestado de Provável Formando ou Certificado de Conclusão do Curso para
o segundo semestre de 2012;
h) para candidatos classificados no Doutorado: cópia do Diploma de Mestrado ou cópia da ata de defesa de
dissertação ou Atestado da Coordenação do respectivo Curso de Mestrado informando a data da Defesa da
Dissertação;
i) Comprovante de solicitação de confirmação da vaga, impresso e assinado;
3.4.2. Candidato estrangeiro:
a) uma fotografia recente 3×4 ou 5×7 (escanear e inserir no sistema de solicitação de confirmação da vaga, via
internet no site: www.ufsm.br/derca);
b) cópia do Passaporte;
c) Visto temporário e registro junto à Polícia Federal;
d) Comprovante de solicitação de confirmação da vaga, impresso e assinado;
e) Cópia do Diploma de Graduação ou Curso Superior para candidatos classificados no Mestrado ou
Especialização, e cópia do Diploma de Mestrado para candidatos classificados no Doutorado;
3.5. Chamada de suplentes: o Candidato classificado para o Mestrado e Especialização que não Confirmar a
vaga no período de 18 a 23 de fevereiro de 2013 e não atender o item 3 deste Edital, perderá a vaga. O
Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA divulgará no prazo de cinco dias úteis, através de
Edital e no site http://www.ufsm.br a relação dos candidatos chamados na condição de suplentes, de acordo
com o Curso.
3.5.1 O candidato classificado para o Doutorado que confirmou a vaga no período de 18 a 23 de fevereiro de
2013, atendeu o item 3 deste Edital e desistir da vaga, deverá entregar na Coordenação do Curso uma
declaração de desistência da vaga registrada em Cartório. Com isso o DERCA convocará o candidato
classificado como suplente de acordo com o resultado final do Curso.
4. TERCEIRA ETAPA: MATRÍCULA: será realizada de acordo com o Calendário Acadêmico da UFSM de
2013, via web, usando login e senha que corresponderão, respectivamente, ao número de matrícula (fornecido
pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação) e data de nascimento (formato DDMMAAA
4.1. O candidato classificado para o Mestrado ou Especialização e que apresentar, na confirmação da vaga,
Atestado de Provável Formando, para o segundo semestre de 2012, deverá entregar, no DERCA e até a
matrícula, a Certidão ou Certificado de Conclusão do Curso e, para o Doutorado, a ata de defesa de
Dissertação ou declaração do Coordenador do Curso informando a data de defesa da Dissertação.
4.2. O Diploma de Graduação ou Curso Superior para candidato classificado nos Cursos em níveis de
Mestrado e Especialização e Diploma de Mestrado para candidato classificado nos Cursos em nível de
Doutorado, deverão ser entregues no DERCA até o término das aulas do primeiro semestre de 2013, conforme
o Calendário Acadêmico da UFSM.
4.3. Chamada de suplentes: o Candidato classificado para o Mestrado e Especialização que não realizar a
matrícula no período determinado pelo Calendário Acadêmico da UFSM de 2013, perderá a vaga. O
Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA divulgará no prazo de cinco dias úteis, através de
Edital e no site http://www.ufsm.br a relação dos candidatos chamados na condição de suplentes, de acordo
com o Curso.
4.3.1 A Chamada de suplentes para o Doutorado, independente do início das aulas, somente será realizada
quando o candidato classificado não realizar a matrícula no período determinado no Calendário Acadêmico de
2013 e entregar uma declaração de desistência da vaga, registrada em Cartório, junto à Coordenação. Para o
nível de Doutorado a matricula é considerada como fluxo contínuo.
5. ALTERAÇÃO DO EDITAL: adendos, correções ou novos Editais, sempre que necessários, serão publicados
em jornal de circulação local e no site www.ufsm.br e www.ufsm.br/prpgp.
6. RETIRADA DOS DOCUMENTOS: após a seleção, os candidatos não classificados terão um prazo de 30
(trinta) dias, a contar da divulgação do resultado, para retirar a documentação, junto à Coordenação do
Programa de Pós-Graduação.
7. As informações contidas neste Edital são de inteira responsabilidade das Coordenações dos Programas de
Pós-graduação. Os processos seletivos serão realizados sob a responsabilidade das Comissões de Seleção,
indicadas pelos Colegiados dos Programas de Pós-graduação e homologada pela Direção da respectiva
Unidade de origem do Programa de Pós-graduação. As Comissões de seleção poderão indeferir inscrições,
que não atendam a todos os requisitos e exigências deste edital.
8. INÍCIO DAS AULAS: será de acordo com o Calendário acadêmico de 2013.
15 DOUTORADO EM FILOSOFIA (CÓDIGO 1053)
15.1 Área de Concentração: Filosofia Teórica e Prática
15.1.1 Linha de Pesquisa e vagas: Ética Normativa e Metaética: cinco (distribuídas conforme os Professores
Orientadores abaixo relacionados:
Professores Orientadores vagas
Albertinho Luiz Gallina uma
Christian Viktor Hamm uma
Frank Thomas Sautter uma
Jair Antônio Krassuski uma
Noeli Dutra Rossatto uma
15.2.1 Cada candidato irá concorrer apenas à vaga do Professor Orientador pretendido.
15.3 CANDIDATOS: diplomados em Curso de Mestrado em Filosofia e áreas afins, em Programas
reconhecidos pela CAPES.
15.4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À ANÁLISE DO CANDIDATO:
15.4.1 Curriculum Vitae, modelo Lattes CNPq documentado referente ao período de 2007 a 2012;
15.4.2 Histórico escolar do Curso de Graduação e de Mestrado;
15.4.3 Projeto de Tese, em três vias, indicando o Orientador pretendido;
15.4.4 Os documentos exigidos à análise dos candidatos deverão ser enviados durante o período de inscrição
(01 a 31 de outubro de 2012), via correio (sedex) com data e carimbo de postagem, identificado (nome
completo, curso, área de concentração e linha de pesquisa), para o endereço: Universidade Federal de Santa
Maria, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, prédio 74, sala 2308, do Centro de Ciências Sociais e
Humanas, Cidade Universitária, CEP 97.105-900, Santa Maria, RS. Informações adicionais poderão ser
obtidas pelo fone/fax (055) 3220 8462, sub-ramal 25. Não será aceito o envio dos documentos por fac-simile
ou escaneados. A responsabilidade pela inscrição e envio dos documentos é exclusivamente do candidato.
15.5 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
15.5.1 PRIMEIRA ETAPA: Análise do Projeto de Tese e do Curriculum Lattes. Será realizada no período de 12 a 16 de novembro de 2012. Nesta etapa o candidato deverá obter nota mínima de aprovação igual de aprovação igual a três
vírgula cinco pontos (3,5). A divulgação do resultado pela Comissão de Seleção, será até o dia 21 de
novembro de 2012, no site do Programa http://w3.ufsm.br/ppgf e no mural do Programa.
15.5.1.1 Os critérios para avaliação do Projeto de Tese (peso 3,0):
a) Revisão de literatura (1,0);
b) Objetivos e formulação da tese (1,0);
c) Plano de trabalho e cronograma de atividades (0,5);
d) Metodologia e justificativa (0,5 ).
15.5.1.2 Os critérios para a avaliação do Curriculum Vitae, modelo Lattes (peso 2,0):
Área de formação: Filosofia (0,5 ) ou área afim (0,3 );
b) Produção intelectual sob forma de publicações e participação em eventos (1,0 );
c) Atividade de iniciação científica, monitoria ou similares (0,2 );
d) Atividade Docente e de Orientação (0,3);
15.5.2 SEGUNDA ETAPA: Defesa de Produção Intelectual e Prova Oral. Será realizada no dia 03 de dezembro de 2012, a partir das 09 horas, na sala 2323, prédio 74, do CCSH – Campus, com horário prefixado que será publicado no site do Programa http://w3.ufsm.br/ppgf e no mural do programa, tendo a duração mínima de 30 minutos e máxima de 45 minutos, por candidato.
15.5.2.1 Critérios para avaliar a Defesa de Produção Intelectual (peso 3,0):
a) Capacidade do candidato de expor com clareza sua produção intelectual (0,75);
b) Capacidade do candidato de responder com clareza as perguntas (0,75);
c) Demonstração de interesse e envolvimento com a linha de pesquisa (0,75);
d) Domínio teórico (0,75).
15.5.2.2 Critérios para avaliar a Prova Oral (peso 2,0)
a) Familiaridade e domínio da temática do projeto e da literatura primária e secundária. (0,4);
b) Formação de graduação e pós-graduação; experiência em pesquisa filosófica que permitam à banca melhor
avaliar a qualificação para desenvolver a pesquisa (0,4);
c) Disponibilidade para cursar as disciplinas e executar o projeto de pesquisa (0,4);
d) Condições de ler os textos dos autores na língua original (0,4);
e) Motivação para realizar o curso (0,2);
f) Perspectiva profissional após a conclusão do curso (0,2).
15.6 A relação dos candidatos classificados será enviada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa –
PRPGP até o dia 25 de janeiro de 2013.
Albertinho Luiz Gallina Carlos Alberto Ceretta
Coordenador Pró-Reitor Adjunto
47 MESTRADO EM FILOSOFIA (CÓDIGO 980)
47.1 Área de Concentração: Filosofia Teórica e Prática
47.1.1 Linha de Pesquisa, Professor Orientador pretendido e vagas: vinte e oito distribuídas conforme os
orientadores abaixo relacionados:
Linhas de Pesquisa/Professores Orientadores vagas
Análise da Linguagem e Justificação
Albertinho Luiz Gallina uma
Rogério Passos Severo duas
José Lourenço Pereira da Silva três
Carlos Augusto Sartori duas
Rogério Fabianne Saucedo Correa duas
Ética Normativa e Metaética
Christian Viktor Hamm uma
Flávio Williges duas
Jair Antonio Krassuski duas
Miguel Spinelli duas
Ricardo Bins di Napoli três
Fenomenologia e Compreensão
Noeli Dutra Rossatto uma
Marcelo Fabri duas
Róbson Ramos dos Reis uma
Silvestre Grzibowski três
Paulo Sergio de Jesus Costa uma
47.2 Cada candidato irá concorrer apenas à vaga do seu orientador pretendido.
47.3 CANDIDATOS: Diplomados em Curso Superior.
47.4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À ANÁLISE DO CANDIDATO
47.4.1 Curriculum Vitae , modelo Lattes documentado no período de 2007 a 2012;
47.4.2 Histórico escolar do Curso de graduação;
47.4.3 Projeto de dissertação, em três vias, especificando obrigatoriamente a linha de pesquisa
47.4.3 Projeto de dissertação, em três vias, especificando obrigatoriamente a linha de pesquisa
pretendida pelo candidato e o orientador pretendido;
47.4.4 Os documentos exigidos à análise dos candidatos deverão ser enviados durante o período de
inscrição (01 a 31 de outubro de 2012), via Correio (sedex) com data e carimbo de postagem,
identificado (nome completo, curso, área de concentração, linha de pesquisa) para o endereço:
Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, prédio 74, sala 2308,
do Centro de Ciências Sociais e Humanas, Cidade Universitária, CEP 97.105-900, Santa Maria, RS.
Informações adicionais poderão ser obtidas pelo fone 55 3220 8462, sub-ramal 25. Não será aceito o
envio dos documentos por fac-simile ou escaneados. A responsabilidade pela inscrição e envio dos
documentos é exclusivamente do candidato.
47.5 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS
47.5.1 PRIMEIRA ETAPA: Análise do Projeto de Dissertação e do Curriculum Vitae, modelo Lattes. Será
realizada no período de 12 à 16 de novembro de 2012. Nesta etapa o candidato deverá obter nota
mínima de aprovação igual a três vírgula cinco (3,5) pontos. A divulgação do resultado desta etapa será
até o dia 22 de novembro de 2012, no site http://w3.ufsm.br/ppgf e no mural do Programa.
47.5.1.1 Os critérios para avaliação do Projeto de Dissertação (peso 4,0):
a) Revisão de literatura (2,0);
b) Objetivos (1,0);
c) Plano de trabalho e cronograma de atividades (0,5);
d) Metodologia e justificativa (0,5).
47.5.1.2 Os critérios para a avaliação do Curriculum Vitae, modelo Lattes (peso 1,0):
a) Área de formação: Filosofia (0,5) ou área afim (0,3);
b) Produção intelectual sob forma de publicações e participação em eventos (0,3);
c) Atividade de iniciação científica, monitoria ou similares (0,2);
47.5.2 SEGUNDA ETAPA: Prova escrita (peso 3,0) que será realizada no dia 29 de novembro de 2012,
das 8h30min às 12h30min, na sala 2323, prédio 74, do CCSH – Campus. A prova escrita versará sobre
os textos indicados neste Edital, sendo que, dos três textos de cada linha, um deles será sorteado, na
hora da prova, conforme a relação abaixo:
47.5.2.1 Linha de Pesquisa: Análise da Linguagem e Justificação:
1 Descartes, Meditações Metafísicas, (Primeira e Segunda Meditação).
2 Frege, Sobre o sentido e a referência.
3 Quine, Dois dogmas do empirismo.
47.5.2.2 Linha de Pesquisa: Ética Normativa e Metaética:
1 Aristóteles, Ética a Nicomacos, (Livros 1 a 3).
2 Kant, Fundamentação da Metafísica dos Costumes, (Primeira Parte).
3 Hume, David.Um Tratado sobre a natureza humana-Editora UNESP,(Livro 3,parte 1 e 2).
47.5.2.3 Linha de Pesquisa: Fenomenologia e Compreensão:
47.5.2.3 Linha de Pesquisa: Fenomenologia e Compreensão:
1 Husserl, Ideias I (Introdução).
2 Heidegger, Ser e Tempo (Parágrafo 7 da Introdução).
3 Ricoeur, O Conflito das Interpretações (Primeiro Estudo).
47.5.3 TERCEIRA ETAPA. Prova Oral (peso 2,0) que será realizada no dia 30 de novembro de 2012, no
horário das 8h30min às 12 horas e das 14h às 18 horas. O tempo mínimo para a avaliação oral de cada
candidato será de 20 minutos e no máximo 30 minutos, no mesmo local da prova escrita.
47.5.3.1 Critérios para Prova Oral:
a) Familiaridade e domínio da temática no projeto, literatura primária e secundária do projeto de pesquisa
e domínio dos conteúdos apresentados na prova escrita que dizem respeito, também, ao projeto de
pesquisa ou ao próprio tema da prova (0,4);
b) Formação na graduação, experiência em pesquisa filosófica durante a graduação que permitam à
banca melhor avaliar a qualificação para desenvolver a pesquisa (0,4);
c) Disponibilidade para cursar as disciplinas e executar o projeto de pesquisa (0,4);
d) Outras questões que permitam a banca avaliar melhor as condições reais de ler textos em língua
estrangeira (0,4);
e) Motivação para realizar o curso (0,2);
f) Perspectiva profissional após a conclusão do curso (0,2).
47.6 A relação dos candidatos classificados será enviada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa –
PRPGP até o dia 25 de janeiro de 2013.
Albertinho Luiz Gallina Carlos Alberto Ceretta
Coordenador Pró-Reitor Adjunto