Ir para o conteúdo PPGF Ir para o menu PPGF Ir para a busca no site PPGF Ir para o rodapé PPGF
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Duvidas Frequentes – Alunos

Instruções aos alunos

– Elaboração dos Planos de Estudo

Preenchimento no Portal do Aluno.

Tutorial para preenchimento do Plano de Estudos.

– Defesa de Projeto de Dissertação

Para a defesa do Projeto de Dissertação o aluno deverá enviar à Secretaria Integrada da Pós Graduação do CCSH (SIPOS), por e-mail (sipos.ccsh@ufsm.br), com pelo menos 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

  • Formulário Banca de Defesa (3);
  • Encaminhar cópia do formulário acima por e-mail a SIPOS (sipos.ccsh@ufsm.br) para que seja feita o cadastro da Banca Avaliadora – para assinatura dos documentos de defesa em formato digital;
  • Currículo Lattes dos membros externos à UFSM sugeridos para Comissão Examinadora.

Importante: Envie uma via do Projeto para os membros da banca em tempo hábil, para possibilitar a leitura e avaliação (pelo menos 20 dias antes da data da banca).

  • Solicitação de Prorrogação de prazo para defesa de Projeto de Dissertação

1) Cópia da versão atual do projeto.

2) Ofício ao colegiado do programa especificando as razões para não cumprimento do prazo e o prazo de prorrogação desejado. O documento deve ser assinado pelo discente e deve constar o “de acordo” com a assinatura  do orientador.

Estes documentos devem ser enviados para o e-mail a coordenação (coordenacaoppgfill@ufsm.br) com o assunto: solicitação prorrogação de prazo de defesa de projeto “nome do aluno”

– Defesa de Dissertação

Ficar atento aos seguintes critérios:

1) Todos os membros da comissão examinadora da qualificação e da defesa de dissertação deverão serem detentores de título de doutorado. 

2) Pelo menos um dos membros da comissão examinadora da defesa de dissertação deverá ser um membro externo à Universidade Federal de Santa Maria. 

2.1) O(s) membro(s) externo(s) deverá(ão) possuir título de doutor e atuar em programa de pós-graduação.

Para solicitar a Defesa da Dissertação o aluno deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Defesa de MDT”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Deverá enviar ao e-mail da secretaria do curso, com pelo menos 25 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

  • Formulário Banca de Defesa (3);
  • Encaminhar cópia do formulário acima por e-mail a SIPOS (sipos.ccsh@ufsm.br) para que seja feita o cadastro da Banca Avaliadora -para assinatura dos documentos de defesa em formato digital;
  •  Currículo Lattes dos membro(s) externo(s) sugeridos para Comissão Examinadora;
  •  Ofício com justificativa para a alteração de membros (para os casos em que a comissão sugerida seja diferente daquela que avaliou o Projeto de Dissertação).
  • Importante: Envie uma via da Dissertação para os membros da banca em tempo hábil, para possibilitar a leitura e avaliação (pelo menos 20 dias antes da data da banca).

– Prorrogação de prazo de defesa (Dissertação)

Todo aluno regular poderá solicitar, em caráter excepcional, um pedido de prorrogação do prazo de defesa ficando a critério do Colegiado do Programa, a concessão. O procedimento segue o Informativo PRPGP n.º 001/2019, o qual define o procedimento de prorrogação da seguinte forma:

1) Quando se tratar de solicitação de prorrogação de defesa para curso stricto sensu (Mestrado/Doutorado), o(a) acadêmico(a) deverá utilizar o formulário individual de “Requerimento para Prorrogação do Prazo de Defesa”.

I – aluno preenche o formulário, anexa os documentos que fundamentam o pedido e contata seu orientador;

II –após a aprovação do(a) orientador(a) e definição do prazo de prorrogação a ser solicitado, o(a) acadêmico(a) deve realizar a abertura do processo no PEN da UFSM, incluindo se houver, outros documentos (atestado, cronograma de trabalho, etc…) que justifiquem tal pedido;

III – após a abertura do processo no PEN, deverá ser tramitado ao Programa de Pós-graduação em Administração Pública (06.10.05), para que seja apreciado em colegiado e definido o prazo de prorrogação a ser concedido; Tutorial ;

IV – quando a aprovação se der por “ad referendum” da Coordenação, a tramitação à CPG/PRPGP deverá ser feita pelo(a) Coordenador(a) do PPG, informando no despacho do processo da aprovação “ad referendum”, o tempo da prorrogação em meses e anexando o histórico do aluno. Se a tramitação não for feita pelo(a) Coordenador(a) do PPG, deverá ser anexado um comprovante dado pela Coordenação desta aprovação por “ad referendum”, informando o tempo aprovado em meses e anexado o histórico do(a) aluno(a).

V – após a emissão da portaria pela PRPGP, o processo é tramitado ao DERCA para os devidos registros e depois retorna ao Programa de Pós-graduação para aguardar a defesa. Quando a aprovação se deu por “ad referendum” do(a) coordenador(a), o programa deverá anexar a ata do colegiado que concedeu esse prazo de prorrogação e tramitar novamente à PRPGP para ciência dessa ata anexada, homologada. Após a ciência, a PRPGP envia ao Programa para aguardar a defesa.

VI – havendo necessidade de alteração do prazo de prorrogação concedido (aumento de prazo): aluno(a) preenche novamente o requerimento assinalando que é uma Apostila, com aprovação de seu(sua) orientador(a) e entrega na secretaria do curso para aprovação em colegiado. Aprovado novo período de prorrogação esse requerimento deve ser anexado ao processo aberto e reenviado à PRPGP para emissão de uma Apostila à portaria, com posterior envio do PEN ao DERCA, que fará os devidos registros, lembrando sempre que: se for ad referendum do(a) coordenador(a), a ata de homologação do novo prazo deverá ser anexada ao processo após a emissão da apostila e enviada à PRPGP para ciência dessa aprovação. PRPGP toma ciência e retorna ao Programa para aguardar a defesa.

VII – Após finalizado o objetivo do processo (defesa ou não defesa), o processo PEN deve ser arquivado. Para isso, deve ser feita uma tramitação selecionando a opção de “Encaminha para arquivamento – DAG”, incluindo na justificativa o arquivamento devido a defesa, com a data da defesa e sua aprovação ou não.

– Entrega Versão Final da Dissertação – Digital

 

 Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre o (a) discente deverá abrir processo Via Pen SIE ( TUTORIAL Ato de entrega de MDT – versão 05 07 22 – edição PRPGP (1) (2) ) anexar os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação:

  • Dissertação em pdf de acordo com a MDT da UFSM – (A folha de aprovação se mantém tem que constar do trabalho de conclusão – De acordo com o Item 10, página 17, Instruções sobre a entrega eletrônica da versão final do trabalho do Manual de MDT, a folha de aprovação deve constar no arquivo da MDT e não necessita da assinatura dos membros da banca nem do orientador. A dissertação/tese deverá conter ficha catalográfica (obtida no site da Biblioteca Central da UFSM);
  • A Ata de defesa assinada pela comissão examinadora assinada;
  • o Artigo científico em pdf, resultado do seu estudo, em co-autoria com o orientador e em meio digital;
  • Autorizacao_Biblioteca-UFSM

 

LEMBRETES

– TODOS os documentos (A folha de aprovação se mantém tem que constar do trabalho de conclusão – De acordo com o Item 10, página 17, Instruções sobre a entrega eletrônica da versão final do trabalho do Manual de MDT, a folha de aprovação deve constar no arquivo da MDT e não necessita da assinatura dos membros da banca nem do orientador. A dissertação/tese deverá conter ficha catalográfica (obtida no site da Biblioteca Central da UFSM) e Autorização para Disponibilização on-line dos trabalhos), devem estar assinados pelos docentes e discente. Não serão tramitados processos que estejam faltando assinaturas

– A entrega será on line, o (a) discente encaminha ao orientador (a) o processo, este deverá conferi se estiver de acordo encaminha a Coordenação estando ok a Coordenação encaminhará a PRPGP para verificação e encaminhamento do diploma (Memo Circ 04-2022 entrega da versão final MDT digital ASSINADO (2));

– O (a) discente deverá acompanhar seu processo;

– Se houver urgência na solicitação do diploma o discente deve encaminhar por e-mail (sipos.ccsh@ufsm.br) o requerimento de urgência.

– Procedimentos para Cursar Disciplina de Docência Orientada

Seguir as orientações da Resolução n.º18/08 da UFSM.

Elaborar um Plano de docência, juntamente com o professor orientador, entregar em tempo hábil na Secretaria do PPGAP, para as devidas homologações nos conselhos;

– Requerimento de dispensa ou Aproveitamento de disciplina

O aluno que houver cursado disciplinas, em nível de pós-graduação stricto sensu, em qualquer estabelecimento de ensino superior, poderá solicitar o aproveitamento dos créditos correspondentes, a critério do Colegiado do Programa. Para poder aproveitar disciplinas cursadas como aluno especial, teste de suficiência em língua estrangeira ou em outro curso de mestrado ou doutorado antes de ser aluno regular no PPGAP, o discente deverá seguir os passos a seguir:

I – Preencher o formulário, anexar junto com os documentos que fundamentam o pedido (histórico escolar; ou certificado do teste com nota;
ou ementa e bibliografia da disciplina)

II – Deve realizar a abertura do processo no PEN da UFSM, então anexar nesse processo o formulário e os documentos que que justifiquem
tal pedido;

III – Após a abertura do processo no PEN, deverá tramitar ao Programa de Pós-graduação em Administração Pública (06.10.05.00.0.0), para que seja apreciado em colegiado;

Tutorial para aproveitamento de disciplinas

Tutorial para aproveitamento do teste de língua estrangeira

Formulário aproveitamento de disciplina

Formulário aproveitamento do teste de língua estrangeira

Passo a passo para assinatura do termo de Concordância Assinatura Eletrônica

Informações sobre abertura de processos no PEN e demais dúvidas em relação ao Portal de Documentos podem ser sanadas no site do
PEN https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/pen/ na aba Apoio ao Usuário. Nesse local estão disponíveis todos os tutoriais referentes aos processos administrativos eletrônicos.

– Requerimento de matrícula extracurricular

Solicitação do aluno: Período para o aluno requerer via Portal do Aluno OU por e-mail à Coordenação do curso a solicitação de matrícula em disciplina ofertada por outro curso, referente ao 1º semestre letivo de 2021. As matrículas extracurriculares solicitadas pelo portal do aluno serão realizadas com processamento instruído pela IN 01/2021/PROGRAD.

Lembrando que os pedidos e matrícula extracurricular – via EMAIL – a Avaliação dos pedidos dos alunos e encaminhamento às Coordenações competentes: Período para as Coordenações de Cursos avaliarem as solicitações de matrícula extracurricular de seus alunos, recebidas por e-mail, e encaminharem às Coordenações competentes, referente ao 1º semestre letivo de 2021. A avaliação dos pedidos, conforme calendário acadêmico, é realizada após a matrícula dos alunos regulares. 

O aluno que desejar cursar disciplina em outro Programa de Pós-Graduação da UFSM deverá preencher o requerimento de matrícula extracurricular e enviar via e-mail para o PPGF.

Para solicitar matricula extracurricular na disciplina de docência orientada você cumprir as seguintes condições.