“CHAMADA PÚBLICA DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS | PATRIMÔNIO E VIOLÊNCIAS
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural, em atividade desde 2017, com encontros regulares nos quais realiza debates plurais e democráticos, de caráter acadêmico e com a intenção de fomentar a produção científica na área do patrimônio e sua publicação faz pública a presente chamada para submissão de artigos.
Durante o segundo semestre de 2019 o GEPPC discutirá o tema PATRIMÔNIO E VIOLÊNCIAS. A ideia central é a de analisar casos de duas ordens: a – quando o patrimônio estabelecido sofre com a violência como em casos de depredação, pichação, incêndio e outras formas e destruição por abandono, etc., e b – quando o patrimônio, dotado de poder simbólico ou instrumento de algum tipo de poder, promove ou torna possível algum tipo de violência como em casos de silenciamentos, exclusões, não oportunização da participação democrática, produção e difusão de discursos simplificadores e homogeneizadores, etc. Dessa forma os trabalhos submetidos podem analisar desde casos como o incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, até a exclusão da figura de africanos escravizados e seus descendentes nos painéis artísticos que propagam alguma história oficial de algum município.
Abaixo estão algumas informações práticas sobre esta chamada pública:
Tema central: PATRIMÔNIO E VIOLÊNCIAS.
Título da obra: “Nem Tudo Para Todos: estudos sobre relações entre patrimônio e violências no mundo contemporâneo” (provisório).
Data limite para a submissão: 1 de novembro de 2019.
Data prevista para publicação: 18 de novembro de 2019.
Editora: Instituto Memória – Centro de Estudos da Contemporaneidade (Curitiba).
Apresentação do texto: seguir recomendações da ABNT para artigos científicos.
Informações essenciais do trabalho: 1. Título, 2. Nome do(s) ou da(s) autor(es) ou autora(s), 3. Pequeno texto biográfico com informações sobre formação e/ou atuação do ou da proponente, 4. E-mail para contato, 5. Desenvolvimento do trabalho, 6. Referências (os itens 3 e 4 devem constar em uma nota de rodapé referente a quem escreveu o trabalho).
Forma de submissão: para o endereço de e-mail do professor Luciano Chinda Doarte, lucianochinda.lcd@gmail.com, com o assunto SUBMISSÃO DE ARTIGO | LIVRO GEPPC com o trabalho em arquivo Word.
Quem pode submeter trabalhos: estudantes, pesquisadores e/ou profissionais de quaisquer níveis de instrução e/ou atuação das mais variadas áreas dos saberes práticos, técnicos e/ou científicos.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.