Ir para o conteúdo PPGH Ir para o menu PPGH Ir para a busca no site PPGH Ir para o rodapé PPGH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos de Pesquisa

Linhas de pesquisa

Projetos Por Docentes

CULTURA, MIGRAÇÕES E TRABALHO

 

Coordenadora: Beatriz Teixeira Weber

Projeto: Espiritismo, Religião e Assistência no Rio Grande do Sul na Primeira Metade do Século XX

Resumo: Este projeto trata da continuação da pesquisa sobre organizações culturais da saúde no Rio Grande do Sul, pensando nos vários aspectos que relacionam práticas de cura e práticas religiosas na primeira metade do século XX. Foi tematizado o contexto do período na região, e historiadas as práticas homeopáticas. Como um dos aspectos que adquiriu significativa expressão no início do século XX é o que se costumou chamar espiritismo receitista, relacionando a oferta de homeopatia a partir das receitas recebidas por médiuns. Atualmente está sendo pesquisada a organização espírita na região. De forma mais específica, trata-se, neste momento, do espiritismo relacionado a Allan Kardec e suas diversas formas de manifestação no Rio Grande do Sul. O conjunto documental inicialmente trabalhado está sendo o de casas espíritas da região central do Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Maria. Além dessa documentação, elencamos quatro sociedades em Porto Alegre para análise e a documentação da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, incluindo os periódicos publicados. As entidades que congregaram os adeptos do espiritismo possuem conjuntos documentais importantes na definição do papel das suas entidades e dos aspectos mais importantes a serem defendidos pelas mesmas. O final do século XIX apresentou uma interiorização da doutrina de Allan Kardec no Brasil, com adeptos principalmente junto aos profissionais liberais, funcionários públicos e militares. Entretanto, somente a partir da década de 1920 é que o movimento espírita começou a se articular. A prática espírita esteve presente no Rio Grande do Sul e foi um movimento importante na congregação de adeptos religiosos. Como uma prática que reúne um grande número de pessoas e que oferece diversas atividades de assistência, o espiritismo foi um grupo importante de atividade religiosa no Rio Grande do Sul, assim como em todo o Brasil. Ainda é uma atividade religiosa com poucos trabalhos que a tematizem, especialmente trabalhos acadêmicos da área de História. A maior parte dos estudos já realizados é da área de antropologia e sociologia. A possibilidade de analisarmos como essa atividade se organizou, especialmente na primeira metade do século XX, quando teve uma grande repercussão, permite dar compreensão sobre como as atividades religiosas constituem-se, considerando as estratégias adotadas por esses grupos num período de intensa contestação. Especificamente nesta etapa, trabalhamos com as sociedades mais antigas fundadas em Porto Alegre e Santa Maria que apresentam conjuntos documentais nos seus acervos. Além do recorte temporal, as instituições trabalhadas organizaram atividades assistenciais expressivas que se mantém até hoje. Procuraremos analisar a oferta de serviços de atendimento para a saúde física e espiritual, através de instituições com serviços variados, que pode ajudar na reflexão sobre o papel que a assistência social teve na perspectiva da divulgação e aceitação do espiritismo no Rio Grande do Sul. Os objetivos trabalhados são relacionar o crescimento do movimento espírita da primeira metade do século XX e as atividades de assistência oferecidas pelas instituições fundadas no período, caracterizar as instituições espíritas vinculadas às atividades de assistência na primeira metade do século XX nas cidades de Porto Alegre e Santa Maria – RS, analisar a instauração de instituições espíritas no Rio Grande do Sul na primeira metade do século XX e a dinâmica estabelecida por essas instituições no período, analisar a constituição da memória organizada por essas instituições e as relações realizadas com os serviços de assistência.Além disso, esse projeto é vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPQ intitulado “Corpo, Saúde e Doença”.

Coordenador: Diorge Alceno Konrad

Projeto: Ditaduras Comparadas no Cone Sul

Resumo: O Projeto de Pesquisa sobre Ditaduras Comparadas visa, a partir de investigações conjuntas, realizar intercâmbio de produção acadêmica (elaboração de livros sobre a história recente, produção de ciclos de cinemas como o argentino-brasileiro, organização de eventos internacionais, etc.), o qual aproveita a Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM) para impulsionar o processo de integração através da criação de um espaço acadêmico comum e ampliado, tendo por base a cooperação científica, educativa e cultural. Este projeto de pesquisa proporciona, entre outros, o desdobramento de diversos projetos de iniciação científica, que priorizam estudos sobre movimentos sociais e políticos, a partir das perspectivas regionais e nacionais, em sua conexão com o Cone Sul. Vinculado a este projeto guarda-chuva tem-se o sub-projeto Ditaduras no Brasil Republicano e Movimentos Sociais e Políticos,desenvolvido com fontes histórica referente a ditadura no Brasil, que visa, sobretudo, compreender as diversas facetas da resistência/apoio dos movimentos sócio-políticos, especialmente em relação ao Estado Novo (1937-1945) e a Ditadura Civil-Militar (1964-1985) brasileiros, procurando articular fontes diversas, como bibliografias a sim de partir da realidade empírica e produzir um conhecimento fundamentado e multifacetado da explicação histórica. O recorte espacial neste caso é o Brasil com deslocamento para o Rio Grande do Sul, como parte de um processo amplo, sem particularizar o regional em relação ao nacional, a fim de questionar absolutizações arbitrárias estaduais como representativos da totalidade brasileira. A abordagem tem como objetivo os movimentos sócio-políticos que se mobilizam em torno de seus projetos de sociedade, na qual, o estudo não pode deslocar os eventos de suas condições estruturais na sociedade, a fim de considerar a complexidade do processo histórico, observando suas permanências e rupturas.Além disso, esse projeto é vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPQ intitulado “Mundos do Trabalho: História, movimentos, fontes e acervos documentais.”

Projeto: Mundos do Trabalho no Brasil Republicano

Resumo: Este projeto, desdobrado em vários projetos circundantes, visa pesquisar o mundo do trabalho, em seus diversos campos, levando em conta o debate teórico/historiográfico e seus diversos desdobramentos a área de História Social do Trabalho. O recorte temporal é a República, direcionando-a para o Rio Grande do Sul, haja vista a necessidade da ampliação das pesquisas sobre os diversos aspectos do trabalho seja em relação ao trabalho urbano e industrial, seja em relação ao trabalho rural, sem deixar de levar em conta outras formas de trabalho adjacentes. Além disso, o projeto visa abordar as diferentes contradições, lutas e culturas das classes envolvidas no processo de trabalho, tendo por horizonte as diferentes experiências de seus atores, sejam sindicais, político – partidárias ou de outros movimentos sociais em torno da questão do trabalho. Por fim, o objetivo de pesquisa que visa tanto o movimento como a classe, transforma-se numa síntese qualitativamente diferente no estudo em torno do chamado mundo do trabalho, a fim de compreendermos os vários níveis de experiência dos trabalhadores, da qual a sua luta coletiva é parte essencial.Além disso, o presente projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPQ intitulado “Mundos do Trabalho: História, movimentos, fontes e acervos documentais.”

Coordenadora: Glaúcia Vieira Ramos Konrad

Projeto: Direito e Justiça do Trabalho: Acervo e Mundo do Trabalho no Brasil e Rio Grande do Sul Republicanos

Resumo: O projeto procura demonstrar como o campo jurídico interagiu com os trabalhadores e o mundo do trabalho, (re)direcionou suas práticas e constituiu-se num campo fundamental na luta e conquistas por direitos sociais e trabalhistas, tendo como objetivo a recuperação de parte da História da Justiça do Trabalho no Brasil e de sua ação institucional até hoje, bem como para o debate em torno de sua preservação. Assim, a pesquisa também pretende diagnosticar acervos documentais da Justiça do Trabalho e propor ações de conservação-preventiva dos documentos. Neste processo, é necessário superar a abordagem das instituições apenas como entidades administrativas, valorizando a complexidade dos acervos sobre os trabalhadores no interior das reflexões atuais sobre a história social do trabalho, visando entender tanto os aspectos técnicos quanto os processos de trabalho, juntamente com seus sujeitos históricos e suas práticas coletivas e institucionais.Este projeto é vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPQ intitulado “Mundos do trabalho: história, movimentos, fontes e acervos documentais.”

Coordenador: Guilherme Galhegos Felippe

Projeto: Circulação de saberes e transferência cultural entre índios e missionários nas missões chaquenho-platinas (séculos XVII e XVIII)

Resumo: O projeto busca estabelecer um eixo entre o estudo dos saberes indígenas ? em consonância com as recentes pesquisas preocupadas em compreender a manifestação do protagonismo indígena ? e a produção, difusão e aplicação do conhecimento natural apreendido e acumulado pelos jesuítas em sua experiência missional pela América e em contato direto com os nativos.

Coordenador: João Manuel Casquinha Malaia Santos

Projeto: História do Esporte, Lazer e Entretenimento

Resumo:  O objetivo deste projeto é o de apresentar as possibilidades de pesquisa e de orientação de pesquisa a respeito da temática da história do lazer e do esporte. Apesar de amplas possibilidades temporais, dialogo com as práticas lúdicas e esportivas nas sociedades contemporâneas, principalmente dos séculos XIX e XX e em conexão com as transformações advindas da chamada modernidade. Para a realização deste projeto, procuro trabalhar com discussões teóricas que observem estas práticas sociais do esporte e do lazer de maneira crítica. Por conta desta característica, a ideia é trabalhar com diferentes possibilidades metodológicas para que se possam realizar investigações que captem todo este manancial de perspectivas que os fenômenos do lazer e do esporte nos trazem. A partir da proposta da Linha de Pesquisa “Fronteira, Política e Sociedade” de realizar estudos sobre a política e hierarquias e lutas sociais ligados às relações de aliança, reciprocidade e conflito, procuro problematizar as práticas de lazer e de esporte como desempenhando importante papel no mundo da política e em outras áreas do social, como processos econômicos e culturais. Trata-se de compreender como diferentes formas de lazer e de esporte foram situadas historicamente em seus aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos. Não podemos ignorar o lazer e o esporte como importantes elementos que podem nos ajudar a compreender a sociedade. Mas também não podemos simplesmente descrever os acontecimentos sem problematizá-los. Por isto, este projeto busca trazer algumas possibilidades de diálogos teóricos que devem auxiliar na problematização de nossas perguntas de pesquisa, nos ajudar a buscar e organizar nossas fontes dentro de sua historicidade e auxiliar na formulação de nossas explicações. Os estudos das temáticas do passado do lazer e dos esportes nos possibilitam uma ampla gama de possibilidades metodológicas, de acordo com a abordagem temática que nos apresentam nossas perguntas de pesquisa. O esporte e o lazer, apesar de tratados em seus aspectos cronológicos da modernidade, são fenômenos com amplas possibilidades de pesquisa tanto de tempo, quanto de espaço ou mesmo de abordagens teóricas. Cada abordagem destas trará possibilidades e caminhos metodológicos diferentes que serão brevemente apresentadas neste projeto. Pensando em um contexto mais amplo, este projeto visa colaborar com os anseios da Universidade Federal de Santa Maria de valorizar, qualificar e expandir a atuação da área de História nesta instituição e de honrar o ensino público e a sociedade brasileira. O PPGH/UFSM procura dar possibilidades amplas de pesquisa aos professores credenciados e aos alunos, dialogando com as temáticas de maior projeção no cenário historiográfico atual nacional e internacional. Assim, pesquisas de aspectos do passado das práticas de lazer e de esporte vão de encontro a esta perspectiva, por se tratarem de aspectos culturais relevantes e com ramificações em estruturas variadas de poder.Além disso, este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa do CNPQ intitulado “Grupo de Pesquisa e Estudos em Comunicação e Marketing no Esporte.”

Coordenador: Jorge Luiz da Cunha

Projeto: A Disciplina de História: Trajetórias e Influências

Resumo: Trata da investigação da definição do campo disciplinar da História para o ensino básico a partir do final do século 18.Esse projeto é vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPQ intitulado” NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO – CLIO” e a linha de Pesquisa Cultura, Migrações e Trabalho.

Projeto: Imigração e História – e seus Contextos no Cone Sul

Resumo: Trata-se de um projeto que busca compreender o papel das elites econômicas, sociais, políticas e culturais formadas por imigrantes europeus e seus descendentes nos países do Cone Sul da América do Sul desde o início da colonização no começo do século 19 até o presente. A pesquisa dividi-se em diversos sub-projetos de forma a tentar abarcar a complexidade da participação imigrante na formação das sociedades platinas.

Projeto: Indígenas, Quilombolas e NAPALM: Uma História da Guerrilha do Vale do Ribeira

Resumo: A proposta intitulada “Indígenas, quilombolas e napalm: uma história da guerrilha do Vale do Ribeira”, se relaciona ao levantamento histórico de elementos relacionados a “operação Registro” como um conflito efetivado no ano de 1970 na região do Vale do Ribeira, em plena Ditadura, em plena Guerra Fria, com a utilização de bombas de Napalm, em ataques e treinamentos de militares contra pouco mais de uma dezena de militantes contrários a ditadura civil-militar. Essa proposta pretende auxiliar no processo de desesquecimento, ao produzir materiais sobre a história desse conflito. Além disso, o presente projeto está vinculado ao grupo de pesquisa CNPQ intitulado “NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO.”

Coordenador: Luis Augusto Ebling Farinatti

Projeto: Hierarquia Social, Trabalho e Família na Fronteira Meridional do Brasil (século XIX)

Resumo: Este projeto tem por objeto o estudo das formas de hierarquização social na fronteira meridional do Brasil, ao longo dos Oitocentos. São estudados os processos de hierarquização com base em critérios diversos: condição jurídica, divisão do trabalho, cor da pele, concentração de riqueza, estrutura econômica, guerra, acesso a recursos através de redes sociais e políticas. Dedica-se especial atenção ao universo dos grupos subalternos, sejam escravos, livres ou libertos. Nesse contexto, ganham relevo questões relativas à sua atuação como trabalhadores em um universo marcado pela pecuária e pela fronteira, bem como ao papel das relações familiares na elaboração de estratégias sociais por esses mesmos agentes.Além disso este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa CNPQ intitulado “Sociedade e hierarquias no Brasil meridional (1750-1930).”  

FRONTEIRA, POLÍTICA E SOCIEDADE

 

Coordenador: Adriano Comissoli 

Projeto: Papéis Atlânticos: comunicar e governar entre os séculos XVII e XIX

Resumo: Discussão bibliográfica e análise documental em torno do ato de governar mediante expedição de ordens escritas e da formação de cadeias de comunicação que transmitem ordens e relatos em diferentes sentidos e envolvendo conhecimentos, práticas e tecnologias diversas. Propõe contrastar cadeias comunicativas ligadas a aparelhos de Estado com outras informais que podem gerar concorrência ou cooperação. Analisa o quanto a transmissão de ordens e de instruções materializa as relações de poder no interior de sociedades em torno do oceano Atlântico e articulados pelo mesmo, tendo em consideração a distância espacial, o tempo de transporte das mensagens, sua interpretação, aplicação, mas também a possível contestação.

Projeto:  Espiões e espionagem ibérica na bacia do rio da Prata: políticas de informação e soberania imperial nos séculos XVIII e XIX

Resumo: A proposta deste projeto é contribuir para o conhecimento histórico ao analisar a política de informação dos impérios de Portugal e de Espanha relativa ao extremo sul da América. Para tanto, optou-se por estudar a atividade de espiões e de informantes entre final do século XVIII e início do XIX nos territórios da capitania do Rio Grande de São Pedro e do vice-reino do Rio da Prata. Estes agentes destinavam-se a coletar e repassar informações aos comandantes militares e governadores hierarquicamente superiores os quais as remetiam a autoridades em Portugal e Espanha, configurando uma rede de comunicação permanente. O estudo se destina a verificar como ocorria a obtenção de informações e seu consequente repasse e como abastecia os centros de poder das monarquias para que pudessem tomar decisões sobre estes distantes territórios. 

Projeto: Encontros piratas: base de dados online sobre a predação marítima no Atlântico sul.

Resumo: Esse projeto de pesquisa em História tem por objeto analisar as políticas empregadas para o combate da predação marítima no Atlântico português entre os séculos XVII e XVIII. O objetivo é investigar como se criaram dinâmicas políticas que viabilizaram a conservação e o desenvolvimento desses territórios durante um contexto de intensificação das disputas entre os impérios coloniais. Apresenta-se a hipótese de que a progressiva extensão jurisdicional de autoridade do governo-geral, sediado na Bahia, foi fundamental para articulação das relações entre poderes locais e os outros governos do Atlântico. Desse modo, considera-se que a crescente ampliação da esfera de influência do governo-geral, para além de sua jurisdição no Estado do Brasil, foi o caminho para a inserção dos poderes locais em dinâmicas imperiais e a forma da monarquia assegurar seus interesses e territórios no Atlântico luso. Para tanto, serão utilizadas ampla gama de fontes impressas e manuscritas, compostas por correspondências, cartas régias, patentes e provisões, regimentos, consultas do Conselho Ultramarino, e relatos de viagem feitos por estrangeiros. Os resultados apresentados serão: a produção de uma base de dados online com as informações coletadas, a produção de materiais didáticos para o ensino básico a partir dos resultados da pesquisa, a produção de um podcast para divulgação e comunicação com um público amplo, além de artigos em periódicos com os resultados do projeto. Link

Coordenadora: Ana Frega Novales

Projeto: Orientais em Armas. A Experiência Militar na Construção de uma Nova Ordem Social e Novas Identidades Coletivas na Campanha Oriental entre 1810 e 1824

Resumo: Este projeto visa, entre os seus objetivos identificar e analisar manifestações religiosas e movimentos de migração na área platina. Enfocar as relações entre os migrantes em geral e as experiências religiosas. Os imigrantes italianos e a Igreja Católica; os migrantes em geral e diferentes manifestações religiosas (inclusive as diversas orientações da Igreja Católica), bem como avaliar as diversas manifestações da fé religiosa entre os migrantes e suas implicações no campo sócio-econômico, político e cultural; analisar o peso e importância da fé religiosa na organização dos migrantes nos novos locais de moradia e trabalho. Temática: A partir do final do século XIX até as primeiras décadas do século XX, houve grande migração de europeus (alemães, italianos, espanhóis e portugueses) para o Brasil. No caso dos imigrantes que se estabeleceram nas colônias do RS (com acesso subsidiado à pequena propriedade rural) a religiosidade teve papel fundamental e a Igreja Católica soube, posteriormente, explorar esse sentimento. Em muitos casos, a Igreja tornou-se esteio fundamental da vida sócio-cultural desses núcleos de imigração. Nas migrações do campo para a cidade, ao longo do século XX, novamente a religiosidade teve papel importante na integração dos migrantes rurais na complexa vida urbana. Nesse último caso, é exemplar o caso dos migrantes que chegam à região metropolitana de Porto Alegre, nos anos 70 e 80, e encontram nos religiosos orientados pela Teologia da Libertação uma nova visão de fé e ação sócio-política.Além disso, este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa CNPQ intitulado “História Platina: Sociedade, Poder e Instituições.”

Projeto: Soberanias, território e fronteiras no Rio da Prata, século XIX.

Resumo: Procura-se trabalhar com o processo histórico de formação e construção dos estados nacionais na região fronteiriça platina, especialmente no século XIX.Além disso, este projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPQ denominado “Antigo Regime nos Trópicos: Centro de Estudos sobre a Dinâmica Imperial no Mundo Português, secs. XVI-XIX”.

Coordenador: Carlos Henrique Armani

Projeto: História Intelectual e dos Conceitos

Resumo: O projeto consiste na pesquisa da história intelectual e dos conceitos em diferentes contextos históricos e espaciais, com atenção especial para os séculos 19 e 20. Dentro dele, subprojetos sobre teoria e filosofia da história são contemplados, entre os quais se incluem pesquisas sobre representação histórica, testemunho, memória, trauma, catástrofe e representação, identidades, entre outros.

Coordenador: Francisco de Paula Souza de Mendonça Júnior

Projeto: Poder, imaginário, cultura e religiosidades no Medievo e no Renascimento

Resumo: O presente projeto tem como objetivo criar um espaço, bem como um esforço, para o desenvolvimento de pesquisas acerca de temas atinentes tanto ao medievo quanto ao fenômeno chamado Renascimento, movimento que marcou várias regiões europeias entre os séculos XV e XVII. Acreditamos que o presente projeto guarda-chuva de pesquisa se adequa à Área de Concentração: História, Poder e Cultura, adotada pelo PPGH/UFSM, uma vez que refletiremos sobre uma forma de manifestação do poder na sociedade, no caso as relações sociais de poder construídas a partir de variadas formas de interações sociais. Mais especificamente, cremos que o presente projeto se insere na Linha de Pesquisa: Fronteira, Política, Sociedade, uma vez que ela abrange “pesquisas que proponham estudos históricos de processos políticos, sociais e culturais. Estes processos envolvem tanto a política institucionalizada e os embates pela direção dos governos, por direitos e cidadania, como também as relações sociais politizadas em diversos campos, tais como mundo do trabalho, família, guerra, ideias, movimentos sociais, etc.” . Entendemos as relações sociais estabelecidas através das mais variadas maneiras nessa ótica, ou seja, como relações sociais politizadas. Dado que essa linha de pesquisa considera a fronteira para além da sua concepção espaço-geográfica, mas também como região liminar entre grupos de indivíduos, conjuntos de ideias e visões do mundo, entendemos que nossa discussão sobre as relações e interações humanas no Medievo e no Renascimento, se adequa ao proposto para essa linha de pesquisa. Assim, concordamos com Cristina Segura Graiño (1999: 1496), quando ela diz que a fronteira para o medievo foi um conjunto de estratégias que separavam homens e mulheres em grupos distintos, por fatores políticos, mas também de gênero, religiosos e culturais.Além disso, este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa CNPQ denominado “Virtù – Grupo de História Medieval e Renascentista.”

Coordenador: José Martinho Rodrigues Remedi

Projeto: Representações de Fronteira: História, Cultura e Patrimônio no Sul do Continente Americano, séculos XIX e XX

Resumo: O Pampa é certamente uma das regiões, em nosso continente, em que aspectos culturais simbólicos estão profundamente arraigados no imaginário e no cotidiano dos indivíduos (OLIVEN, 1992; CHAMOSA, 2010). Por exemplo, é nesta região, que abrange o Uruguai, grande parte da Argentina e o sul do Brasil, que surge, no pós-guerras mundiais, um movimento chamado de “Movimento Tradicionalista” ou “Tradicionalismo”, autodenominado o “maior movimento cultural do mundo”, envolve um grande número de pessoas agrupadas em entidades que tem por objetivo o “culto” das tradições, ou seja, um desejo de preservar a cultura ligada ao gaúcho (MACIEL, 2007). A disputa pela primazia de dizer quem é o sujeito histórico autêntico, o modelo arquetípico de formação desta sociedade, pode ser buscada em períodos anteriores, a bem dizer surge junto com os movimentos de luta pela independência e autonomia frente aos Estados coloniais. Ou seja, é um terreno de disputas identitárias reais, concretas e, na mesma intensidade, inventadas, imaginadas. É o que afirma Denys Cuche, Se a identidade é uma construção social e não um dado, se ela é do âmbito da representação, isto não significa que ela seja uma ilusão que dependeria da subjetividade dos agentes sociais. A construção da identidade se faz no interior de contextos sociais que determinam a posição dos agentes e por isso mesmo orientam suas representações e suas escolhas. Além disso, a construção da identidade não é uma ilusão, pois é dotada de eficácia social, produzindo efeitos sociais reais (CUCHE, 2002, p. 182). Repensar as construções identitárias é também colocar em questão as explicações produzidas pela própria historiografia. Para pensar-se a fronteira e seus tipos sociais e necessário colocar criticamente a própria historiografia na fronteira teórica. O que temos até os tempos atuais, é uma história do sistema-mundo patriarcal/ capitalista/ colonial/ moderno que privilegia a cultura, o conhecimento e a epistemologia produzidos pelo Ocidente (SPIVAK, 1988; MIGNOLO, 2000). É absolutamente impossível estar fora deste sistema, todas as culturas do mundo foram afetadas pela expansão da modernidade europeia. Como diz Crosfoguel, O monologismo e o desenho monotópico global do Ocidente relacionam-se com outras culturas e povos a partir de uma posição de superioridade e são surdos às cosmologias e epistemologias do mundo não-ocidental (GROSFOGUEL, 2008, p. 137). No entanto, não se trata de fazer uma crítica anti-europeia fundamentalista e essencialista. O que se faz necessário é a construção de uma abordagem crítica às produções ancoradas no nacionalismo, no colonialismo e nos fundamentalismos, tanto eurocêntricos, como do Terceiro Mundo, sejam eles hegemônicos ou marginais, conservadores ou revolucionários. Ou seja, romper-se com explicações verdadeiras e universais, trazer à tona a pluralidade e a diversidade das construções culturais identitárias. A intenção última do projeto é dar uma contribuição à história social e política da fronteira sul do continente americano e seus tipos sociais nos séculos XIX e XX recorrendo a uma história cultural. Também, e não menos importante, está a possibilidade/ necessidade de realizar-se uma análise comparativa, utilizando-se material empírico e produções historiográficas, com espaço platino, ter como horizonte que os modelos escolhidos para dar rosto à identidade nacional e regional de Argentina e Uruguai se assemelham e tem processos que correm em paralelo com o caso sul-rio-grandense. Assim que, em um segundo plano essa pesquisa pretende buscar exemplos e referências no espaço platino, principalmente no território geográfico e simbólico do Pampa.Além disso, este projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPQ intitulado “Turismo e Patrimônio Cultural”. OBJETIVO GERAL: • Analisar as representações sociais e as práticas culturais no universo da fronteira do Sul do Continente Americano nos séculos XIX e XX através dos processos de constituição de seus tipos sociais fundadores. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Revisar a produção historiográfica e teórica sobre o tema em análise; • Identificar as manifestações culturais e práticas sociais (da literatura ao vestuário, dos códigos de honra à culinária, das atividades de lazer às práticas das lidas campeiras) do universo da fronteira do Sul do Continente Americano nos séculos XIX e XX; • Compreender as permanências/ adaptações culturais e os (re)arranjos políticos das construções identitárias no universo da fronteira do Sul do Continente Americano nos séculos XIX e XX e de seus tipos sociais fundadores; • Entender as políticas de inclusão/exclusão de diferentes elementos culturais às categorias de patrimônio e de turismo culturais a serem preservadas e cultuadas; • Propor alternativas, via educação patrimonial e metodologias de ensino de história, de integração dos diversos mundos e dos múltiplos personagens provenientes de distintos lugares étnico-raciais/sexuais subalternizados nas políticas culturais, patrimoniais e turísticas no universo da fronteira do Sul do Continente Americano nos séculos XIX e XX. FONTES E METODOLOGIA: As fontes a serem utilizadas são amplas e de tipologia variada, pela natureza dispersa das informações desejadas, irão de relatos de viajantes, magazines, guias de viagem, literatura, história, periódicos, documentação de arquivo, livros de culinária, guias de moda, manuais escolares, iconografia e registros sonoros e fílmicos. A metodologia consistirá, inicialmente, em extensa pesquisa bibliográfica com levantamento de referências históricas e historiográficas publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites, com o objetivo de estabelecer o estado da arte a respeito do objeto/problema da pesquisa (GIL, 2007, p.44). Também será feita pesquisa documental em materiais empíricos diversos, tais como, jornais, revistas, relatórios, documentos oficiais, cartas, filmes, fotografias, pinturas, tapeçarias, relatórios de empresas, vídeos (FONSECA, 2002, p. 32). ARQUIVOS E CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO A SEREM CONSULTADOS: Archivo General de la Nación Argentina; Archivo General de la Nación, Uruguai; Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul – APERS; Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – USP; Biblioteca Nacional de la República Argentina; Biblioteca Nacional de Uruguay; Biblioteca Nacional do Brasil; Biblioteca Pública do Estado do RGS; DELFOS – Espaço de Documentação e Memória Cultural – PUC-RS; Museu de Comunicação Social Hipólito da Costa; e, Museu Histórico Moisés Velhinho.

Coordenadora: Maria Medianeira Padoin

Projeto: América Platina (séculos XIX e XX): fronteira, política, sociedade e instituições

Resumo: Os países de colonização espanhola no Continente Americano estão vivenciando, política e academicamente, as comemorações dos 200 anos da independência, que iniciou principalmente a partir de 2010. Da mesma forma o Brasil, ex-colônia portuguesa, aproveitando-se da data de 2008, em que se comemoraram os 200 anos da vinda da família real portuguesa para o Brasil, começou a dar mais atenção, através de estudos, ao tema do processo histórico de independência do país, porém neste momento com um “olhar” mais próximo e integrado ao processo histórico de toda a América, especialmente a Latina. Neste intuito, o presente projeto que é uma continuidade de trabalhos anteriores, se propõe a partir da pesquisa em fontes bibliográficas e documentais, especialmente da região platina, que abrange principalmente os territórios do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. Com isso, o tema do presente projeto, que tem um caráter amplo, se presta a uma gama de novas investigações e possui um campo aberto a ser explorado. Neste intento, pretende-se valorizar esse momento histórico, através da continuidade da pesquisa por meio da análise da produção historiográfica, que tem por objeto de estudo o processo de independência e a história vinculada aos estados nacionais platinos, buscando a partir daí analisar como foram trabalhadas as construções da identidade nacional e da identidade latino americana. E neste panorama estarão privilegiado os temas como fronteira, integração, federalismo, relações de poder, formação social, o regional e o local, o indivíduo e o coletivo, o processo migratório, as relações internacionais, entre outros. Somando-se a pesquisa bibliográfica e a análise historiográfica tem-se a pesquisa em fontes documentais, pois objetiva além da tentativa da descoberta de novos documentos, a revisão e exploração por meio de novas perguntas e olhares para textos já estudados ou até mesmo esquecidos com o tempo. Assim, trabalhar a pesquisa histórica levando em consideração que a representação, a historicidade e as relações de poder que caracterizam as fontes, tanto nos documentos quanto na bibliografia pertinente, é um desafio desvendar e ao mesmo tempo a possibilidade da certeza que muito ainda se tem que conhecer. Estão vinculados a este projeto guarda-chuva sub-projetos tanto de doutorado, como de mestrado e de iniciação científica. Por fim, esse projeto é vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPQ intitulado “História Platina: Sociedade, Poder e Instituições.”

Coordenadora: Mariana Flores da Cunha Thompson Flores

Projeto: História do crime, da violência e das práticas de justiça no continente americano no longo século XIX

Resumo: O presente projeto de pesquisa trata-se de um projeto “guarda-chuva” que abrange análises que concernem à história da criminalidade, da violência e das práticas de justiça e punição no continente americano durante o chamado? Longo século XIX? O qual abrange a íntegra dos anos 1800 propriamente, e avança até, pelo menos, o primeiro quartel do século XX. A abrangência do recorte espacial é propositalmente ampla já que interessam para o projeto contemplar múltiplos contextos através do método comparativo, uma vez que não compreendemos outra forma de produzir conhecimento histórico se não através do cotejamento de várias realidades. Contudo, um recorte privilegiado de análise será aplicado na região platina e nos espaços fronteiriços considerando que as regiões de fronteira tendem a ser espaços instáveis e intrinsecamente conflitivos e violentos, tornando-se, portanto, contextos preferenciais para pesquisas sobre criminalidade. Interessam, sobretudo, os estudos de práticas cotidianas através de realidades aparentemente marginais, destacando o processo de criminalização de populares.Além disso, este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa CNPQ intitulado “Grupo de Estudos Americanos.”

Coordenadora: Semíramis Corsi Silva

Projeto: FRONTEIRAS CULTURAIS NA BUSCA POR ANTIGUIDADES PLURAIS: GÊNERO, “SEXUALIDADES”, MAGIA E IDENTIDADES.

Resumo: Este projeto de pesquisa guarda-chuva tem como objetivo desenvolver estudos históricos sobre as problemáticas das fronteiras culturais na Antiguidade Mediterrânica, bem como sobre representações posteriores deste contexto em quatro aspectos: fronteiras entre grupos étnicos e entre identidades culturais construídas historicamente, tênues fronteiras entre práticas e representações da magia e práticas e representações religiosas, fronteiras entre as diferentes construções culturais de “sexualidade” e gênero (masculino/feminino) e fronteiras entre períodos históricos com os “usos do passado”. Diante disto, visamos pensar nas representações sobre fenômenos identitários, de integração, de magia, de “sexualidade” e de gênero e como tais fenômenos são construídos em fronteiras na relação nós/outros. Desta forma, nosso projeto operacionaliza o conceito de fronteiras não como um limite estanque entre Estados, mas como espaço simbólico de contatos, trocas, conflitos, integração e relações de poder, buscando a análise das construções de identidades, alteridades e modos de ação e negociação de grupos. Neste sentido, as pesquisas abarcadas por este projeto visarão repensar as pluralidades das experiências culturais no período comumente conhecido como Antiguidade e os “usos” de elementos deste contexto em outros períodos históricos por meio, especialmente, de documentos escritos. Embora nosso foco seja na análise de textos, consideraremos a cultura material quando houver material disponível para análise. Privilegiamos o espaço do Mar Mediterrâneo Antigo como lugar de integração, trocas e conflitos, embora outros espaços na Antiguidade também possam ser pensados, como a integração e os conflitos entre Império Romano e mundo celta e germânico, por exemplo, que não necessariamente tinham o Mediterrâneo como fronteira. O aporte teórico do projeto advém da Nova História Cultural em diálogo com os Estudos Culturais e seus desdobramentos nos Estudos pós-coloniais, estudos de gênero e na teoria queer. Por fim, o projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPQ intitulado “Grupo de Estudos sobre o Mundo Antigo Mediterrânico da UFSM.”

Coordenadora: Valentina Ayrolo

Projeto: Formas e Manifestações da Mediação e Intermediação Política, Social e Religiosa durante o Processo de Construção e Consolidação do Estado Nacional Argentino (1810-1880)

Resumo: Este projeto tem seus antecedentes no trabalho que o grupo tem vindo a desenvolver desde 2006 (subvenções UNMDP 2006-2007 (15F/165), (15F/210) 2008-2009 e 2010-2011 (15F/334)). Nos projetos acima mencionados, o interesse do nosso trabalho focado no estudo de alguns dos elementos que conjugados deram forma ao estado nacional argentino. Ter realizado uma grande parte, estes objectivos e tendo em conta que uma das questões centrais do processo que estamos interessados em é o de mediação e intermediação dos atores institucionais e sociais, no qual focamos nosso estudo, o objetivo geral é estudar e analisar as várias formas e manifestações de mediação e intermediação política, social e religiosa que desenvolveu atores no longo processo de construção e consolidação do estado nacional argentino (1810-1880) tendo para o efeito, nomeadamente nas províncias de Buenos Aires (Miguez, Bustaman e Berardi), Córdoba, La Rioja e Tucumán (Ayrolo, Moreia e Mazzoni), Santiago del Estero (Lanteri e Botto Lacoste) e San Juan (Lanteri). O recorte geográfico é justificado pelo trabalho de investigação que os membros do grupo foram desenvolvendo e ligando para seus projetos de pesquisa, teses graduação e de pós-graduação.Além disso, este projeto é vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPQ intitulado “História Platina: Sociedade, Poder e Instituições.”

MEMÓRIA E PATRIMÔNIO

Coordenador: Carlos Henrique Armani

Projeto: História Intelectual, Presença e Sentido

Resumo: O projeto de pesquisa consiste na realização de uma investigação do pensamento dos intelectuais de fins do século XIX e da primeira metade do século XX, especialmente no contexto americano e europeu, a partir da relação tensa entre a produção de presença realizada na linguagem e a construção do sentido. De um lado, trata-se de manter a tradição do significado, da interpretação e do construtivismo na história intelectual; de outro, de repensar a posição do materialismo filosófico e sua implicação na linguagem, de modo que se perceba os limites do construtivismo e do narrativismo na história intelectual. Nos dois casos, há um compromisso de pensar sistematicamente o contexto na história intelectual e como a relação entre o documental e o performativo das ideias pode se manter, sem que se tenha de prescindir desses dois grandes universos teóricos na elaboração da pesquisa. Além disso, este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa do CNPQ intitulado “História das Ideias e dos Conceitos nos Séculos 19 e 20: produção de presença e construção do sentido.”

Coordenadora: Maria Medianeira Padoin

Projeto: Imigração, Patrimônio e História

Resumo: Preocupa-se em trabalhar a relação histórica do processo imigratório, especialmente em relação ao sul do Brasil, bem como a construção da identidade nacional e regional, em que temáticas que envolvem o patrimônio, a memória, a fronteira, a cultura, a política, trajetórias pessoais e coletivas, entre outras, estão presentes. Além disso, o presente projeto está vinculado ao grupo de pesquisa CNPQ intitulado “História Platina: Sociedade, Poder e Instituições.”

Coordenadora: Marta Rosa Borin

Projeto: Patrimônio, Cultura e Migração

Resumo: Com este projeto “guarda-chuva” pretende-se investigar o fenômeno histórico de constituição, difusão, recepção e trocas culturais em cidades do MERCOSUL e, ainda, indagar os diversos deslocamentos migratórios efetuados por agentes sociais, pois entende-se as migrações como promotoras de novos laços afetivos e de identidades culturais de grupos sociais cuja trama de itinerários constitui e mantém territórios e identidades que dialogam com outros grupos e estabelecem formas de relações de poder. O campo cultural será abordado como um espaço de jogo onde cada agente social, grupo ou organização luta por seus interesses dentro do campo, os quais geram tensões e conflitos, próprios da sociedade e dos movimentos de grupos humanos. O estudo etnográfico e a metodologia da história oral serão utilizados para realizar o mapeamento dos saberes e fazeres que identificam cidades do MERCOSUL e relacionar as diferentes territorialidades que identificam a cultura. Os dados encontrados sobre o patrimônio imaterial deverão ser registrados no Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) do Ministério da Cultura e, a medida do possível, promover o diálogo com outros projetos da mesma ordem. Com este projeto estabelecemos convênio entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), e com a Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, FBAUL/CIEBA. O objetivo deste é de, não somente ampliar o intercâmbio já existente na UFSM com outras Instituições de Ensino Superior, mas, também, aproximar docentes e discentes, dos cursos de graduação e pós-graduação, a fim de desenvolver pesquisas conjuntas. Com este projeto espera-se ampliar a participação dos docentes e discentes da UFSM na Universidade de Buenos Aires (UBA), através da participação do Grupo de Estudios sobre Religión y Evangelización (GERE), do Grupo de Estudos Religión en la Argentina Contemporanea y Países del Cono Sur (RELIGAR-SUR) e da Red de História de Brasil y Portugal (Red-HBP), dos quais já fazemos parte. Além disso,este projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPQ intitulado “Núcleo de Estudos de Memória e Cultura.”

Projeto: Religião, Política e Imigração

Resumo: Este projeto visa, entre os seus objetivos identificar e analisar manifestações religiosas e movimentos de migração na área platina. Enfocar as relações entre os migrantes em geral e as experiências religiosas. Os imigrantes italianos e a Igreja Católica; os migrantes em geral e diferentes manifestações religiosas (inclusive as diversas orientações da Igreja Católica), bem como avaliar as diversas manifestações da fé religiosa entre os migrantes e suas implicações no campo sócio-econômico, político e cultural; analisar o peso e importância da fé religiosa na organização dos migrantes nos novos locais de moradia e trabalho. Temática: A partir do final do século XIX até as primeiras décadas do século XX, houve grande migração de europeus (alemães, italianos, espanhóis e portugueses) para o Brasil. No caso dos imigrantes que se estabeleceram nas colônias do RS (com acesso subsidiado à pequena propriedade rural) a religiosidade teve papel fundamental e a Igreja Católica soube, posteriormente, explorar esse sentimento. Em muitos casos, a Igreja tornou-se esteio fundamental da vida sócio-cultural desses núcleos de imigração. Nas migrações do campo para a cidade, ao longo do século XX, novamente a religiosidade teve papel importante na integração dos migrantes rurais na complexa vida urbana. Nesse último caso, é exemplar o caso dos migrantes que chegam à região metropolitana de Porto Alegre, nos anos 70 e 80, e encontram nos religiosos orientados pela Teologia da Libertação uma nova visão de fé e ação sócio-política. Por último, este projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPQ intitulado “História Platina: Sociedade, Poder e Instituições”.