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Planejamento Estratégico

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Planejamento Estratégico do PPG em História

     O Planejamento Estratégico do PPGH/UFSM, a partir de seus indicadores de avaliação e de autoavaliação, atua em estrita consonância com o PDI da UFSM. Os sete desafios do Plano de Desenvolvimento Institucional (2016-2026) da UFSM compreendem, cada um, as seguintes dimensões: alunos e sociedade, processos, aprendizado e infraestrutura.

     São desafios constantes no PDI/UFSM:  desafio  1- Internacionalização; desafio 2 – Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica; desafio 3 – Inclusão social; desafio 4 – Inovação, geração de conhecimento e transferência tecnológica; desafio 5 – Modernização e desenvolvimento organizacional; 6- Desenvolvimento local, regional e nacional; e desafio 7 – Gestão ambiental. Sistematizou-se um conjunto de aspectos relativos às suas forças e debilidades no âmbito interno, e suas oportunidades e ameaças no âmbito externo ao programa. Eles são delineados à continuação, em conjunto com objetivos, metas, indicadores e ações para cada desafio.

Planejamento futuro

       As metas do PPGH-UFSM para o próximo quadriênio são o aprofundamento das ações desenvolvidas no quadriênio 2017-2020. Tendo em vista que o planejamento futuro está fundamentalmente relacionado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM e com a meta de buscar a excelência no ensino e na pesquisa em Pós-Graduação, elencamos alguns pontos a serem desenvolvidos com a finalidade de atingir os principais objetivos científicos e éticos do contexto do PPGH e da UFSM, entre os quais destacamos: a internacionalização, a educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica; a inclusão social; a modernização e desenvolvimento organizacional e, por fim, a gestão ambiental. Em relação a este último desafio, o planejamento também está articulado com a Agenda 2030, promovido pela Rede ODS Brasil, que tem a finalidade de implementar protocolos de desenvolvimento sustentável nas instituições de ensino e de pesquisa. Esses objetivos vão ao encontro do que os historiadores David Armitage e Jo Guldi definiram como algumas dos desafios da historiografia no século 21, a saber: 1) aquecimento global, 2) Desigualdades sociais, 3) Governança mundial.

Os sete desafios do PPG História da UFSM

Internacionalização

  • O PPGH tem como meta aumentar a inserção científica de seus professores, especialmente através da publicação de artigos científicos de excelência em língua estrangeira, preferencialmente de alcance mundial, como a língua inglesa e a língua espanhola, uma vez que o PPGH tem uma localização estratégica em termos de fronteira com países hispânicos. O desenvolvimento de parcerias e convênios com instituições estrangeiras, a realização de missões acadêmicas de curta duração entre docentes e de publicações conjuntas e em coautoria com autores estrangeiros, bem como oportunidade de experiências internacionais dos alunos fazem parte dessa meta, pois entendemos que elas podem melhorar significativamente, ainda o PPGH tenha realizado ações nesse sentido, conforme destacado anteriormente. Trata-se de manter e aprofundar convênios tais como o Centre of Privacy Studies (Dinamarca), ou a cooperação por meio da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), do qual a UFSM é integrante há vários anos. Esses exemplos mostram a estratégia de desenvolver paralelamente novas parcerias, enquanto as existentes continuam sendo fomentadas. No item 3.3. Internacionalização, inserção e visibilidade é possível acompanhar as realizações mais recentes e planos para o futuro.
  • As cooperações com o AUGM e com o Privacy, tal qual os acordos com a Universidad de Salamanca e com a École Pratique de Haute Études dirigem à ação internacional do programa. Projeta-se trabalhar em diferentes patamares: conferências e cursos com professores fluentes em português ou por meio de traduções tanto quanto atividades totalmente em línguas estrangeiras, com destaque ao inglês e ao espanhol. Esta opção tem duplo objetivo: fomentar a participação de docentes e discentes estrangeiros, aumentando a comunicação com a comunidade internacional, como também propiciar aos discentes brasileiros do PPGH o contato com outros idiomas e aumentar as possibilidades de participantes, especialmente no Contexto Sul-Sul, para que se incremente um ambiente de maior acolhimento para integração internacional. Transpor as limitações dos diferentes idiomas visa integrar projetos transnacionais, com maior impacto sobre as comunidades envolvidas.
  • O PPGH tem por meta manter e aprofundar os intercâmbios por meio da mobilidade docente e discente para o próximo quadriênio, bem como o incentivo de realização de estágios pós-doutorais no exterior, preferencialmente em instituições onde o inglês seja a principal forma de comunicação acadêmica. Ao longo dos dois últimos anos, as escolas docentes voltaram a ser ofertadas, após uma interrupção de quase dois anos por causa da pandemia de Covid-19. O mesmo problema se apresentou em 2024 por causa da catástrofe climática que acometeu o RS e que inflacionou os preços de passagens e a dificultou a logística de deslocamento dos servidores (Esse assunto será tratado mais detalhadamente no quesito 11).  Em relação a esses estágios, o plano é fazer um rodízio dos professores, obedecendo as seguintes condições: 1) privilegiar o que ainda não realizaram pós-doutorado ou atividades de mobilidade docente; 2) antiguidade na instituição; 3) produção acadêmica em revistas de alto estrato pelo Qualis CAPES; 4) potencial de promoção de convênios e missões a partir do estágio.  Além disso, aumentar o fluxo de alunos intercambistas, especialmente para a UFSM e realização e promoção de cursos a distância internacionais. Algumas dessas mobilidades já têm ocorrido, como foi o caso do intercâmbio virtual de estudantes estrangeiros através do Programa Piloto de Mobilidade Virtual de Estudantes de Pós-graduação (PPMVEPG) da Associação Universidades Grupo Montevideo (AUGM), do qual o PPGH fez parte em 2021, ofertando uma disciplina ministrada em espanhol e português. O mesmo tipo de experiência de disciplina ministrada em português e espanhol, envolvendo docentes permanentes do PPGH, foi realizado no ano de 2024, com aulas híbridas que tiveram a participação de alunos estrangeiros.
  • Em termos curriculares, o PPGH oferece disciplinas flexíveis que facilitam sua adaptação para demandas atuais e de toda a comunidade, tanto local, quanto nacional e internacional. A internacionalização inclui ainda disponibilização, em língua inglesa, de todas as informações sobre corpo docente, área de concentração, linhas de pesquisa, processos de seleção, que estão no sítio do PPGH, o qual conta com ferramenta de tradução. Pretende-se ainda manter e até aumentar a quantidade de docentes estrangeiros no PPGH, que atualmente conta com dois, ambos permanentes. A continuar a política de editais para professores visitantes estrangeiros da UFSM, o PPGH certamente participará, como o fez nos quadriênios anteriores. Em termos de gestão, pretende-se também desenvolver trocas culturais e desenvolvimento de políticas acadêmicas e de gestão.

Educação Inovadora e transformadora com excelência acadêmica.

  • Trata-se de buscar a excelência no ensino de pós-graduação, em nível de mestrado e de doutorado. Para tanto, o processo de autoavaliação tem permitido localizar as fragilidades do programa, propondo estratégias de superação baseadas em suas forças. A oferta de educação inovadora e transformadora se materializa no aprimoramento e atualização constantes das disciplinas ofertadas, especialmente por meio da incorporação nas suas bibliografias de artigos publicados em revistas de relevância na respectiva área. A revisão e atualização da estrutura curricular e das bibliografias das disciplinas permitem iniciar o quadriênio com aprimoramento dos cursos oferecidos, levando sempre em consideração o comprometimento da comunidade com a sociedade e com o meio-ambiente. Tendo essa meta em vista, o PPGH/UFSM pretende propor seminários de discussão de suas linhas de pesquisa e de sua inserção ao longo do próximo quadriênio. Algumas atividades ligadas à divulgação científica já começaram em 2024, fundamentalmente atreladas às mudanças climáticas antrópicas e sua relação com as enchentes no RS.
  • Ainda relacionada com essa meta mais abrangente, o PPGH pretende continuar propiciando as condições necessárias para a realização da pesquisa em História por meio de apoio aos discentes. Esta meta se materializa de duas formas: a primeira diz respeito à oferta de disciplinas e cursos que possibilitem a atualização bibliográfica, teórica e metodológica dos discentes, seja pelos docentes permanentes e colaboradores, seja pelos visitantes; a segunda incide na destinação de verbas para discentes realizarem viagens a arquivos fora da cidade de Santa Maria ou para comparecerem a eventos científicos na área. Obviamente, a situação de pandemia em 2021 limitou bastante esta aplicação. Não obstante, trata-se da manutenção e busca pela ampliação de uma política consolidada no PPGH. O aumento da oferta será propiciado pela busca de editais de fomento, especialmente para projetos que agreguem discentes, bem como pela continuação do auxílio via PROAP do PPGH, que tem sido destinado prioritariamente para os discentes não bolsistas.
  • No plano nacional e regional passou a vigorar convênio com a PUCRS e, desde 2021 se realizam intercâmbios de discentes entre as instituições, o que fortaleceu ambos os programas, melhorando ainda mais o diálogo entre as duas instituições e permitindo que tanto discentes da UFSM quanto da PUCRS possam ter, em sua formação, a realização de disciplinas nas duas instituições. A ideia é estimular e manter uma rede de cooperação em pesquisa e ensino, bem como o diálogo acadêmico e cognitivamente responsável entre diferentes profissionais. Os discentes do PPGH/UFSM têm à sua disposição uma vasta gama de disciplinas com enfoques teóricos e metodológicos diversos, que resultarão em maior debate e na formação mais orgânica de bancas de avaliação, já que tenderão a ser frutos de relacionamentos anteriores.

Inserção social

  • O PPGH vem desenvolvendo, junto com a UFSM, atuação importante na sociedade. Um dos objetivos que foi lançado no último relatório quadrienal e que foi implementado em 2021 é a política de ações afirmativas, sendo o PPGH o pioneiro, dentro da UFSM, a lançar política de reserva de vagas. A coordenação trabalhou sistematicamente com o GT pelas Ações Afirmativas, que conta com a participação de alunos de pós-graduação, graduação e integrantes da sociedade sem ligação direta com a UFSM. A partir do edital de 2021, o PPGH adotou a política de reserva de vagas, a qual será mantida nas seleções subsequentes, tornando-se permanente. Foram contempladas pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas), indígenas, pessoas com deficiência, pessoas trans e pessoas com renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo. A iniciativa continua visando cumprir papel social e diversificar tanto o perfil social e cultural do PPGH quanto da profissão como um todo, em respeito à diversidade étnica, racial, cultural, geracional, de gênero e de sexualidade. Neste quadriênio, foram ofertadas vagas para ingresso via ações afirmativas e que foram preenchidas em todas as seleções, resultando, inclusive, entre os anos de 2022 e 2024, na concessão de cinco bolsas de mestrado para estudantes negros, as quais foram preenchidas (mais detalhes sobre as políticas afirmativas do programa serão informadas no Quesito 9). Por ora, cabe destacar que a participação do PPGH em editais de concessão de bolsas via ações afirmativas, bem como sua política de ações afirmativas, estão completamente alinhadas com políticas públicas de redução das desigualdades.
  • O PPGH tem mantido um compromisso com a história pública, de modo a estreitar a relação da produção de sua pesquisa com valores éticos comprometidos com o desafio de vivermos juntos em uma sociedade marcada pela diferença, de modo a acentuar a importância que a história tem na promoção e desenvolvimento de valores sociais e ambientais por meio da pesquisa acadêmica cognitivamente responsável. A história pública cumpre papel fundamental nessa integração com a sociedade. Para o futuro, pretende-se manter e aprofundar a comunicação e a divulgação de conhecimento cientificamente produzido acerca do passado através das diversas tecnologias da informação que tem facilitado o trabalho de divulgação da história pública, entre elas, podcast e redes sociais, sempre levando em consideração o papel fundamental da história pública.

Modernização e desenvolvimento organizacional

  • A UFSM vem passando por um processo de modernização e reorganização institucional, o que tem dinamizado políticas de governança, transparência e profissionalização de gestão. A coordenação do programa mantém-se alinhada a tais mudanças, de modo a otimizar as rotinas administrativas. No quadriênio vigente, e também para os próximos anos, O PPGH manteve e pretende manter e aprofundar tais políticas e melhorar ainda mais as condições infra-estruturais, incluindo TI, salas de aula, sistema de rede, ainda que tais realizações dependam do aumento do orçamento para a universidade e não exclusivamente da capacidade de gestão da coordenação.
  • Desde 2021 começou a ser debatido de modo mais sistemático a reestruturação do CCSH e a reorganização de diversos setores de atendimento externo e trâmite interno da universidade. Uma das mudanças que alterou toda a rotina burocrática da UFSM de maneira positiva não somente no controle da racionalidade administrativa, como também na gestão ambiental, foi a migração de todos os sistemas de trâmites burocráticos, incluindo o envio das versões finais de dissertações e teses, para o Processo Eletrônico Nacional, que incorporou o SIE (sistema integrado da universidade que abrange várias áreas e módulos, o que dinamizou e racionalizou a Gestão de Documentos, a automação dos processos de trabalho na instituição). A eliminação de processos em papel também atua no sentido de uma educação ambiental, consumindo menos recursos e produzindo menos detritos. As mudanças ligadas aos recursos humanos propriamente ditos, o que a UFSM e o PPGH têm sempre objetivado é a profissionalização do atendimento a coordenadores, docentes e discentes, bem como a constituição de uma burocracia mais ágil e mais racional, especialmente nas demandas processuais. A principal transformação resultou na unificação das secretarias de pós-graduação, que deixaram de funcionar individualmente por programa e passaram a atuar com um grupo de técnicos administrativos em educação para os programas, a qual funciona com subdivisões de avaliação, divulgação e gestão financeira dos programas. Se, de um lado, aumentaram as demandas, de outro, cada servidor está sendo responsável por uma variedade menor delas, o que tem resultado em maior agilidade e competência no atendimento às demandas que chegam ao PPGH. Processos que levavam uma semana para ser realizados em toda a sua tramitação, agora diminuíram para dois ou três dias, quando muito.

Gestão ambiental

  • Levando em consideração demandas de conscientização ambiental, o PPGH visa aprofundar, no ensino e na pesquisa, a relação da história com temas ambientais e com o chamado desafio do antropoceno ou do aquecimento global de origem antrópica. Promover a ética e a educação ambiental passa por uma reflexão histórica acerca da cultura ambiental e de seu significado, inclusive para rever o conceito de “gestão ambiental”. A agenda 2030, promovida pela ODS Brasil (objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU), tem pelos 17 objetivos, criados na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, realizada no Rio de Janeiro em 2012 e que são os seguintes: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; inovação de infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação. Os desafios ambientais, políticos e econômicos apresentados na conferência passam tanto pelo ensino quanto pela pesquisa em História e estão relacionados com as três linhas de pesquisa que o PPGH oferece, todas capazes de mobilizar a reflexão em torno das consequências de longo prazo da relação do ser humano com o ambiente natural/cultural, uma vez que as próprias fronteiras entre esses dois mundos têm sido cada vez mais questionadas a partir da época em que vivemos. De fato, a preocupação da História com a temporalidade proporciona-lhe uma perspectiva única sobre as transformações causadas pelas sociedades humanas. Ainda que as políticas públicas impliquem a ação de gestores e políticos, tais ações dependem de pesquisas históricas em grande medida, que servem de base para a tomada de decisões. Trata-se de um objetivo bastante ambicioso, uma vez que se pretende relacionar o ensino e a pesquisa no PPGH àqueles 17 objetivos apresentados, os quais têm a história como uma possibilidade efetiva de conexão.

Credenciamento e recredenciamento

  • O credenciamento de novos professores é realizado mediante a avaliação do Colegiado do PPGH/UFSM. Quando pertinente, o programa abre vagas para novos docentes, solicitando produção científica relevante na área na forma de artigos em periódicos científicos ou livros que atendam aos critérios do Qualis Livros CAPES, bem como a conclusão mínima de uma orientação de iniciação científica ou de trabalho de conclusão de graduação, para quem pretende ingressar no quadro docente do mestrado. Para além do regulamento interno do PPGH, é consultado igualmente o regimento da pós-graduação da UFSM e o documento de área CAPES, a fim de atualizar os parâmetros avaliativos. Os candidatos devem apresentar justificativa que demonstre a adesão a uma das linhas de pesquisa, projeto de pesquisa condizente a ela e plano de atuação, com previsão de disciplinas dentre as existentes na estrutura curricular e projeção de produção quadrienal. Contudo, dada a composição de 18 docentes permanentes, considerada desde 2016 o tamanho máximo comportado pelo programa, o PPGH não tem em vistas, a princípio, a abertura de novas vagas para os próximos três anos, o que também depende da avaliação da CAPES em relação ao Programa.
  • O PPGH/UFSM entende o mecanismo de recredenciamento de seus docentes permanentes e colaboradores enquanto um dos instrumentos de sua autoavaliação. O regulamento interno estipula que cabe ao Colegiado indicar critérios para avaliar o recredenciamento, o que garante diferentes níveis de debate e avaliação. Dado que todos os professores permanentes com orientações ativas têm assento no colegiado, o sistema é democrático e garante voz aos diretamente interessados. Os critérios abarcam a realização de tarefas como ministrar disciplinas, orientar alunos, produzir intelectualmente tanto bibliograficamente quanto tecnicamente, bem como a participação em comissões e cargos de gestão. Seguem-se as orientações do documento de Área CAPES e do Fórum de Coordenadores da ANPUH, de modo a condizer com as políticas da área.
  • Para o recredenciamento é solicitado, segundo o regulamento interno, a participação de avaliadores externos à UFSM, a fim de garantir imparcialidade ao processo. Serão estes avaliadores que analisarão a documentação e atribuirão notas aos candidatos. Após esta fase o colegiado recebe as notas e redige um parecer recomendando a permanência ou desligamento do docente, o que é colocado em votação e deliberado em reunião.
  •  O PPGH fez seu processo de recredenciamento em 2023. Antes desse período, algumas reuniões de avaliação e autoavaliação individual e coletiva foram realizadas, sem que houvesse um efetivo processo de recredenciamento. As discussões iniciaram no ano de 2021, mas o processo somente ocorreu em 2023. Neste processo, o PPGH contou com uma comissão externa formada por professores de instituições superiores de fora do RS e pelo coordenador do PPGH, conforme estipulado no regulamento interno do programa.

Política de bolsas

  • O PPGH/UFSM trabalha majoritariamente com bolsas de pesquisa do programa Demanda Social da CAPES, mas concorre a bolsas CNPq, FAPERGS, PDSE e, a partir de 2023, do Edital Carrefour, resultado de um termo de ajustamento de conduta da empresa com o Ministério Público, por conta do assassinato de um cliente negro por seguranças da empresa em 2021.
  • As bolsas são distribuídas a partir de editais abertos a todos os discentes de um curso, mestrado ou doutorado. As médias para concorrer são atribuídas a partir da relação entre a nota de entrada, que é fixa, e a nota atribuída ao currículo no momento de publicação do edital, que pode ser acrescida de produções ao longo do curso. Desse modo, o PPGH permite a alunos veteranos concorrer a bolsas, beneficiando-se do fato de poder incrementar seu currículo no tempo já transcorrido. Decorre daí que os bolsistas mesclam alunos ingressantes e alunos veteranos, conforme a disponibilidade de bolsas a distribuir. A política do PPGH é de manutenção das bolsas com os beneficiários até a conclusão de seu curso, salvo se não forem observadas as regras de manutenção da concessão, previstos nas regras de concessão e manutenção das bolsas pelas agências de fomento, no regimento da Pós-Graduação da UFSM, no regulamento interno do PPGH, bem como na portaria normativa 01/2023 da PRPGP/UFSM, que dispõe sobre as diretrizes para o estabelecimento de critérios de concessão, renovação, cancelamento, e acúmulo de bolsas de pós-graduação concedidas no país com atividade remunerada ou outros rendimentos, no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria. Essa portaria determina que as bolsas devem ser concedidas a candidatos que não possuem atividade remunerada ou outras fontes de rendimentos de qualquer natureza no ato de implementação da bolsa, seguindo critérios que priorizem o mérito acadêmico do beneficiário, conforme estabelecido nas normas das agências de fomento. Caso o aluno possua algum tipo de rendimento, os critérios que o PPGH adota, seguindo a referida portaria, são os seguintes: I- candidatos com Benefício Socioeconômico (BSE) ativo; II-candidatos que ingressaram por meio de políticas de ações afirmativas do programa de pós-graduação; III- professores(as) e demais profissionais da educação básica que atuam na rede pública municipal, estadual ou federal de ensino; IV- profissionais que atuam em serviços públicos ou privados que tenham correlação com sua temática de trabalho no âmbito da pós-graduação. Essa portaria estabelece os critérios de concessão e manutenção de bolsas, tendo por base a portaria n.133 de 2023, da CAPES,  que regulamenta o acúmulo de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado concedidas pela CAPES no País com atividade remunerada ou outros rendimentos. A fim de evitar disparidades, a concessão é feita dando prioridade aos critérios de mérito acadêmico e, sobretudo, aos critérios de redução das assimetrias econômico-sociais, o que vai ao encontro das metas de desenvolvimento sustentável. 
  • Os bolsistas não podem reprovar em disciplinas e têm metas de produção a cumprir, proporcionais ao mestrado e ao doutorado, além de redigir relatórios anuais de suas atividades e ter de realizar a Docência Orientada, estágio junto com o docente titular de uma disciplina dos cursos de graduação da UFSM, preferencialmente nos cursos de licenciatura e bacharelado em História ou de cursos que tenham disciplinas de história em sua grade curricular. Por fim, devem apresentar resultados de suas pesquisas na Jornada Acadêmica Integrada da UFSM e em eventos externos à universidade, o que visa estimular a divulgação do conhecimento produzido. Caso não se cumpra alguma das tarefas estipuladas, a concessão é descontinuada e transferida de aluno. Havendo suplentes do último processo, efetua-se a concessão ao primeiro da lista. Caso não haja suplentes, promove-se novo edital de concessão de bolsa.