Ir para o conteúdo PPGH Ir para o menu PPGH Ir para a busca no site PPGH Ir para o rodapé PPGH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Santamariense egressa do PPGH UFSM recebe Prêmio de Tese Manoel Salgado Guimarães no 33º Simpósio Nacional de História, em Belo Horizonte (MG)



Na última quinta-feira (17/7) a santamariense Franciele Rocha de Oliveira, egressa do curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria recebeu em cerimônia oficial o Prêmio de Tese Manoel Salgado Guimarães, concedido pela Associação Nacional de História (ANPUH), durante o 33º Simpósio Nacional de História em Belo Horizonte (MG).

A tese Negros laços: trajetórias coletivas das famílias dos nascidos de Ventre Livre no pós-abolição (Santa Maria/RS, 1871-1941)”, que teve a orientação do Prof. Dr. Luís Augusto Ebling Farinatti foi contemplada na cerimônia, que também comunicou a futura publicação da obra, por meio do Selo ANPUH, através da Editora Milfontes. 

No discurso proferido pela vencedora, a historiadora relembrou seus familiares e a vivência no Bairro Nossa Senhora do Rosário, reverenciando as experiências das famílias negras de Santa Maria/RS, sem as quais o estudo não seria possível. A tese acompanha a vida e a morte de 532 crianças nascidas de ventre livre, filhas da última geração de mulheres escravizadas e descendentes de africanos e africanas. 99% delas vivenciaram a ilegitimação de suas famílias ao nascerem e a ocultação paterna. O estudo reencontra seus nomes e sobrenomes, rostos, endereços, em uma série de documentos em arquivos públicos, privados e comunitários e defende o potencial libertador dos casamentos negros e a construção de uma cultura familiar própria daqueles que vivenciaram a escravidão e a luta pela liberdade diante da ilegitimação de seus laços. A tese também é dedicada à escuta dos descendentes destas famílias, após entrevistas com os netos e netas dos nascidos de Ventre Livre.

A cerimônia foi acompanhada por centenas de historiadores e historiadoras no salão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e contou com a presença dos membros do Grupo de Estudos Sobre Pós-Abolição (GEPA UFSM) dentre professores, professoras e outros egressos e egressas da UFSM, tais como o prof. Diorge Alceno Konrad (UFSM). 

            

   

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-510-2920

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes