Ir para o conteúdo PPGLETRAS Ir para o menu PPGLETRAS Ir para a busca no site PPGLETRAS Ir para o rodapé PPGLETRAS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM



Divulgo as informações abaixo:

Comunicamos que estará aberto, de 10 de março a 10 de abril, o prazo de submissões para o volume temático ‘A linguística geral hoje’, que tem como organizadores convidados os professores Dr. Filipe Almeida Gomes (PUC Minas), Dr. Gabriel de Ávila Othero (UFRGS) e Dr. Valdir do Nascimento Flores (UFRGS).
Os textos submetidos a esse volume devem seguir as diretrizes da plataforma e serem enviados para o volume 32, n.4 quando da transferência do manuscrito.

Mais detalhes sobre o perfil da chamada e o perfil das contribuições esperadas podem ser vistos na chamada abaixo.

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Título: A linguística geral hoje

Organizadores:
Dr. Filipe Almeida Gomes (PUC Minas)
Dr. Gabriel de Ávila Othero (UFRGS)
Dr. Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)
Colombat, Fournier e Puech (2017) assumem que, em uma das acepções encontradas, a expressão “linguística geral” designa, a um só tempo, uma reflexão metodológica e uma proposição de um conjunto de princípios. E essa acepção, é possível dizer, assemelha-se ao que a linguista Claudine Normand (2000, p. 467) já assumia como “generalidade teórica dos princípios” — ou seja, uma linguística preocupada em conhecer e esclarecer seus próprios fundamentos filosóficos. Logo, parece justificável o entendimento de que a linguística geral é, antes de tudo, uma linguística dos fundamentos, quer dizer, “uma linguística que se interroga sobre si mesma, sobre sua definição, sobre seu objeto, sobre seu estatuto e sobre seus métodos” (BENVENISTE, 2014, p. 90).

Sob tal entendimento, convidamos pesquisadores a participar do dossiê “A linguística geral hoje”. Este número temático da Revista de Estudos da Linguagem visa congregar textos que se apresentem em consonância com dois eixos temáticos:


1 – Questões de linguística geral à luz de diferentes orientações teórico-metodológicas.
Trabalhos que submetam as distintas orientações teórico-metodológicas (linguística funcional, linguística gerativa, linguística estrutural, linguística cognitiva etc.) a análises que destaquem aspectos epistemológicos dessas perspectivas.

2 – Das questões de linguística geral às questões gerais de linguística.
Trabalhos que versem sobre temas que são gerais de linguística e, por isso mesmo, integram o campo de uma linguística geral.
REFERÊNCIAS

BENVENISTE, Émile. Últimas aulas no Collège de France (1968-1969). Tradução de Daniel Costa da Silva et al. São Paulo: Editora UNESP, 2014.

COLOMBAT, Bernard; FOURNIER, Jean-Marie; PUECH, Christian. Uma história das ideias linguísticas. Tradução de Jacqueline Léon e Marli Quadros Leite. São Paulo: Contexto, 2017.
NORMAND, Claudine. La généralité des principes. In: AUROUX, Sylvain. (Dir.). Histoire des idées linguistiques. Tome 3: L’hégémonie du comparatisme. Sprimont: Mardaga, 2000, p. 463-472.

http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-559-3561

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes