Ir para o conteúdo PPGLETRAS Ir para o menu PPGLETRAS Ir para a busca no site PPGLETRAS Ir para o rodapé PPGLETRAS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Chamada Dossiê Temático “Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em contextos plurais”



Encontram-se abertas as submissões para o n´úmero temático: “Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em contextos plurais” até 15 de julho de 2024, com previsão de publicação para Setembro/2024.

Informações Gerais:

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em contextos plurais

A presente proposta de dossiê busca reunir reflexões em torno dos grupos de pesquisa em línguas, constituídos nas últimas décadas, cuja temática repouse nas inquietações acerca deste objeto de estudo, concebido sob a perspectiva da Análise do Discurso, dos Letramentos em Línguas, da Linguística Aplicada e da Glotopolítica.
Considerarmos pertinente debater a noção de línguas, segundo as perspectivas indicadas, a fim de promover discussões como uma resposta crítica aos processos, por exemplo, de internacionalização no contexto de políticas públicas linguísticas. Entendemos igualmente que os grupos de pesquisa, atravessados por tal preocupação, constituem um lócus importante acerca das questões emanadas pelas línguas, sejam estrangeiras ou adicionais. Por isso, nos interessa lançar um dossiê temático para divulgar a produção de conhecimento de grupos de estudos, de modo a dar visibilidade à produção do conhecimento científico na área de linguística em torno do sujeito e suas relações com a língua e as línguas no mundo contemporâneo: a língua e as línguas nos modos de individuação e nos processos de identificação do sujeito; língua nacional, língua oficial, língua materna, línguas de herança, línguas de matriz africana, línguas dos povos originários, língua estrangeira, língua adicional, língua única e plurilinguismo no mundo contemporâneo; relação entre línguas; línguas e as novas tecnologias de linguagem, línguas e sociedade.

Encerramento: 15 de julho de 2024.

 

  Notícia original e atalho para submissão no link:  https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/announcement/view/268

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-559-3604

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes