Ir para o conteúdo PPGPC Ir para o menu PPGPC Ir para a busca no site PPGPC Ir para o rodapé PPGPC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora do PPGPC Virgínia Vecchioli participou como testemunha experta em uma audiência oral por crimes contra a humanidade na Argentina



A Professora Doutora Virgínia Vecchioli, professora orientadora do PPGPC participou, a partir de um desenvolvimento tecnológico de sua própria autoria que recria um Centro Clandestino de Tortura e Extermínio destruído durante a ditadura e pelo qual passaram mais de 3000 desaparecidos, como testemunha experta em uma audiência oral por crimes contra a humanidade na Argentina. 

Na audiência oral virtual do 21 de abril foi apresentado o dispositivo digital como prova perante o tribunal a pedido da acusação no processo que se segue no Tribunal Oral Federal N 1 conhecido como “mega causa Campo de Mayo.” que compreende 20 réus das forças armadas e mais de 300 vítimas.

A participação na audiência oral virtual coloca em evidência a robustez do trabalho realizado assim como a importância de gerar conhecimentos e produtos de impacto direto na sociedade a partir de uma aliança inovadora entre metodologias de pesquisa próprias das ciências sociais com linguagens das ciências da computação e do desenho virtual. Neste caso a reunião de esforços permitiu contribuir para o trabalho da justiça e de esclarecimento da verdade sobre os crimes da ditadura. 

Em 2019 o dispositivo interativo tinha recebido a menção de honra do Fundo Nacional das Artes da Argentina na categoria patrimônio imaterial. Agora ele foi apropriado como prova perante os tribunais federais da Argentina.

Link do dispositivo virtual:  http://centrosclandestinos.com.ar/V5/campo-mayo.php

Link do depoimento em audiência oral: https://youtu.be/oypx13gqBGY

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-561-545

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes