Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Primeiro encontro do Café Defesa 2017 falou sobre a Defesa Nacional dos Estados Unidos e do Brasil



GECAP 2017 café defesa cartazNa quarta-feira, 4 de outubro, foi realizado primeiro encontro da edição 2017 do ciclo de palestras do Café Defesa. O evento contou com a palestra do Prof. Dr. Eduardo Munhoz Svartman (UFRGS), intitulada “Relações Brasil-EUA e a Defesa Nacional”.

A palestra teve como objetivo contextualizar as relações entre os Estados Unidos e o Brasil e as suas decisões acerca das questões de defesa nacional em uma prespectiva histórico-comparada. Em sua fala o professor avaliou os avanços e limites da relação frente a alianças alternativas, como no caso da Alemanha, no contexto da Segunda Guerra Mundial e da cooperação nuclear desenvolvida na década de 1970.

Svartman também destacou as possibilidades de parcerias alternativas do Brasil na atualidade no campo da defesa nacional, mencionando o caso da cooperação estratégica com a França e outros países ocidentais, além dos desafios para maiores aproximações com Rússia e China. Por fim, os debates pautaram a importância de parcerias entre Estado, Forças Armadas, universidades, sociedade civil e empresas na construção de um projeto estratégico de longo prazo para o Brasil, com destaque para a defesa nacional.

Confira alguns momentos do evento:

 

 

 

{djmedia 33}
 Crédito: Alessandra Jungs de Almeida
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-624

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes