Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Nota do último encontro II Ciclo Literário



Foto Divulgação NotaNa quinta-feira, 26 de outubro de 2017, foi realizado o terceiro e último encontro do II Ciclo Literário do projeto de extensão Repensando a África e o Oriente Médio (REAO). A terceira edição foi realizada conjuntamente a VIII Semana Acadêmica de Relações Internacionais da UFSM, no auditório do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – Prédio 5.

O encontro abordou a obra ‘’O Atlântico Negro: Modernidade e Dupla Consciência” de Paul Gilroy, contando com a contribuição da Prof.ª. Dr.ª Mariana Selister Gomes (DCS/UFSM) como mediadora do debate. A professora iniciou a fala contextualizando as contribuições das leituras dos últimos encontros anteriores e destacando os pontos de união entre as obras trabalhadas, ressaltando as diferenças de metodologia e discussão.

Considerando esse contexto, a professora trouxe a debate a discussão presente na obra sobre colonialidade e a relação dessa com o poder e a cultura. Abordou, assim, em sua fala, a construção que o autor da obra realizou sobre a identidade da África e o pan-africanismo. O principal objetivo de Paul Gilroy dentro do livro Atlântico Negro é convidar o leitor a um novo olhar sobre a África, saindo da ideia de desvalorização das culturas e o rompimento do existencialismo nesse processo.

Posta essa introdução sobre a obra, o grupo começou a dialogar sobre a construção cultural que o autor apresenta da vítima em termos políticos e sociais, onde se centrou a discussão sobre a comoção seletiva da mídia e das instituições frente a determinados atentados, a partir de um olhar que perpassa a construção da vítima sob uma visão colonial.

Por fim, a edição foi finalizada com uma síntese sobre os pontos abordados ao longo do II Ciclo Literário e com os agradecimentos do coordenador do GECAP à Prof.ª Mariana pela disponibilidade e pelas suas valorosas contribuições ao longo dos três encontros.

 

{djmedia 36}


Notícia vinculada a


Publicações Recentes