Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GECAP Convida: Workshop de Pesquisa #01: Capacidade Estatal e Segurança Internacional



Cartaz de divulgação do primeiro Workshop de Pesquisa do GECAP

O GECAP sempre embasou seu trabalho no tripé fundamental da Universidade Brasileira: Ensino, Pesquisa e Extensão, e hoje vamos falar do último pilar. Tendo experiência na organização de eventos nacionais e internacionais, nosso grupo sempre prezou pelo debate livre e plural, fornecendo o espaço para a circulação de ideias e pessoas.

Iniciativas como o Café Defesa, a Jornada de Estudos Estratégicos, o Seminário Internacional de Defesa – SEMINDE Acadêmico, o Curso de Extensão em Defesa Nacional, o Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, o Ciclo Literário Repensando a África e o Oriente Médio e a Oficina de Pesquisa em Relações Internacionais demonstram a capacidade e a vontade que o grupo tem de colocar a universidade no centro dos debates sensíveis quanto à Defesa e Segurança nacionais e internacionais.

Com a consolidação do grupo, chegou a hora de apresentar e divulgar a produção dos pesquisadores vinculados. É nesse intuito e com muito prazer que convidamos todos a participar dos Workshops de Pesquisa do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa, a serem realizados em plataforma online e disponibilizados em nosso canal do YouTube. A série de eventos tem por objetivo divulgar a produção científica realizada no âmbito do GECAP de forma a valorizar o trabalho de pesquisa e orientação, bem como fomentar e estabelecer agendas e parcerias futuras.

O primeiro encontro propõe-se a apresentar resultados da linha de pesquisa Capacidade Estatal e Segurança Internacional, que aborda os processos de formação e evolução das instituições estatais e a sua relação com processos sociais, em perspectiva histórica e comparada e no contexto da segurança internacional contemporânea.

A primeira apresentação estará a cargo da Professora Gabriela Schneider, que apresentará o trabalho “Teoria da Securitização e Segurança Pública”. Gabriela é Professora do Curso de Segurança Pública Municipal (FADISMA), Doutoranda em Comunicação pela UFSM, Mestra em Direito pela UNISINOS, Advogada criminalista, Pesquisadora Associada II do GECAP/UFSM.

A segunda apresentação será realizada pela Ma. Cecília Maieron Pereira, com o título “Fora da Ordem Mundial: A questão da Palestina e a construção do Estado no Terceiro Mundo”. Cecília é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A terceira apresentação é da Ma. Ana Luiza Vedovato Rodrigues, com o trabalho “Guerra, Ordem e Formação Regional na América Latina”. Ana Luiza é Mestra em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Por fim, Leonardo Miglioranza Castagna apresentará o trabalho “Análise meta-teórica da Sociologia Histórica e as contribuições às Relações Internacionais”. Leonardo é Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O Workshop acontecerá no dia 06 de outubro, com transmissão ao vivo pelo canal do GECAP no Youtube. A emissão de certificados será feita mediante preenchimento de formulário de presença, disponível durante a transmissão. O link para acesso pode ser encontrado a seguir https://www.youtube.com/channel/UCaUuYPATgjtrMeJNCq0Yj_w

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-831

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes