Ir para o conteúdo PPGTER Ir para o menu PPGTER Ir para a busca no site PPGTER Ir para o rodapé PPGTER
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto desenvolvido no PPGTER é premiado na Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais

O Projeto “Gama de Sabores: Saberes, Sementes e Sustentabilidade” recebeu o primeiro lugar na Etapa Regional do evento e medalha de prata na Etapa Final



 

O Projeto Gama de Saberes, desenvolvido durante a pesquisa de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, da acadêmica Aline Brocardo Wollmann, com a orientação da Profª Karla Marques da Rocha (PPGTER) serviu de âncora para a continuidade das ações pedagógicas com a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em uma Escola do Campo localizada no interior de Restinga Sêca.

A partir das construções deste estudo, que oportunizou o resgate de aspectos históricos e culturais das localidades de abrangência da E.E.E.F. Marcelo Gama, os alunos e a professora da Turma Multisseriada do 4º e 5º Ano identificaram outras lacunas a serem investigadas: algumas potencialidades relacionadas à sustentabilidade e à produção de alimentos orgânicos podem ser mais desenvolvidas na região. Com a denominação “Gama de Sabores: Saberes, Sementes e Sustentabilidade”, embasaram-se no seguinte problema de pesquisa: como cultivar alimentos orgânicos de forma sustentável e contribuir na busca de alternativas para uma alimentação saudável?

Começaram a investigar sobre as sementes crioulas e as possibilidades de cultivo de produtos orgânicos. Realizaram entrevistas, oficinas e mini lições (atividades que conectam o tema do projeto com as habilidades a serem desenvolvidas em sala de aula e nos demais espaços de aprendizagem). A aplicação dos conhecimentos ocorreu na estufa de hortaliças da escola, considerada um laboratório de aprendizagens. Na sequência, pesquisaram como a tecnologia pode ajudar neste processo de forma sustentável, montando o protótipo de um sistema de irrigação automático, movido a energia solar, para a utilização da água de uma cisterna. As aprendizagens ocorreram com a colaboração de pessoas de diferentes gerações e formações profissionais. Além disso, os alunos do 4º e 5º Ano compartilharam os saberes construídos a cada etapa com os demais colegas dos Anos Iniciais e, posteriormente, com a comunidade escolar.

O Projeto “Gama de Sabores: Saberes, Sementes e Sustentabilidade” foi apresentado em Cachoeira do Sul durante a Etapa Regional da Mostra Científica da 24ª Coordenadoria Regional de Educação, obtendo o primeiro lugar. Por esta razão, foi o representante dos Anos Iniciais desta CRE na Etapa Final da Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais do RS, realizada em Porto Alegre/UNISINOS, onde recebeu medalha de prata.

A Aprendizagem Baseada em Projetos, ao mesmo tempo em que otimiza o desenvolvimento de atividades pedagógicas, oportuniza aos alunos a inserção no universo da pesquisa científica. A partir do olhar observador para o lugar em que vivem, identificam, investigam, buscam soluções e criam novos problemas de pesquisa. Neste contexto, caracterizou-se ainda como uma forma de aproximar conhecimentos acadêmicos e comunitários, a Universidade e a Escola de Educação Básica/Escola do Campo.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-517-2053

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes