Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

apresentação e cronograma

Os participantes do evento que tiveram seus trabalhos aprovados para apresentação em pôster, deverão seguir as regras para organização e impressão conforme orientações disponíveis na aba “TRABALHOS”.

Na aba “TRABALHOS > Trabalhos aprovados” encontra-se a relação final dos trabalhos aprovados por data e modalidade de apresentação. Salientamos que houve alterações de horários, datas e local das apresentações em razão de modificações na programação do evento. 

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO (por adesão): A equipe organizadora do Evento tem o prazer de convidá-los para o jantar de confraternização com apresentação da invernada Artística do CTG Sentinela da Querência, com o objetivo de integração dos participantes do evento.  

Data: 15/06/2016
Horário: 21h
Local: CTG Sentinela da Querência – Rua Silvino Jacobe Zimerman, 115, Camobi/Sta Maria.
 
CARDÁPIO:  Risoto, Arroz branco, Galeto ao vinagrete, Strogonoff de carne, Salada de maionese, Saladas diversas e Cuca. *Bebidas e sobremesa à parte.
O pagamento e a retirada do convite deverão ser efetuados no ato do credenciamento, até às 15 horas do primeiro dia de evento (15/06/2016).
Aguardamos a sua confirmação pelo e-mail seminarioufsm@gmail.com 
Valor: R$ 30,00

 

IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, programados para acontecer no período de 15 a 17 de junho de 2016, configuram-se como eventos integrados acerca do tema geral “organismos multilaterais e políticas públicas educacionais”.

Os eventos são destinados ao público constituído por estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos da educação básica e superior, bem como demais interessados na temática.

Ambos eventos convergem na construção do debate teórico-prático que realizam alguns investigadores acerca da compreensão e fortalecimento das pesquisas nesse campo do conhecimento. Destaca-se que tais discussões podem vir a contribuir para fortalecer o campo da investigação em políticas educacionais, assim como contribuir para que o público alvo [re]construa, [re]signifique e aprofunde seus conhecimentos acerca dos aspectos teóricos e práticos entrelaçados ao cenário educacional nacional e internacional.

O IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, em sua terceira edição, se constitui ação integrada do Projeto do Observatório de Educação (OBEDUC) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), proposto a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa Elos/Cnpq e da linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas/LP2. Objetiva-se com o OBEDUC, identificar e analisar os limites e as possibilidades das ações pedagógicas no contexto da gestão educacional, a partir dos impactos, impasses e desafios enfrentados pelos sistemas e respectivas instituições no contexto de implementação e interferência das políticas públicas educacionais nas reformas regionais e locais realizadas a partir do processo de interlocução entre Educação Básica e Superior.

O V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, se constituem ação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), as quais objetivam fomentar a formação continuada dos profissionais da educação através da socialização e produção de conhecimentos pertinentes ao campo da gestão educacional, no que diz respeito a análise político-pedagógica do sistema educacional brasileiro a partir das influências e [re]articulações dos mecanismos e políticas públicas macro e micro educacionais.

Assim sendo, com a realização dos referidos eventos, que se constituem integrados, espera-se a ampliação e fortalecimento da interlocução entre a Educação Básica e a Educação Superior, na perspectiva de potencializar elementos para a [re]construção de conhecimentos subjacentes a temática “organismos multilaterais e políticas públicas educacionais”, no que diz respeito às suas dimensões teórico-práticas, bem como na abertura de novos caminhos e perspectivas para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais. Essa integração vai muito além das reflexões que cerceiam os espaços escolar e universitário, implicam, antes de tudo, criar possibilidades de se analisar questões e desafios considerados fundamentais no âmbito das políticas educativas e, consequentemente, da gestão educacional (macro e micro), em face às demandas que a educação enfrenta no contexto da sociedade contemporânea. Compreender significativamente a relação sociedade e educação é ir além do contexto micro educacional, o que sugere uma análise mais profunda de seus elementos constituintes inter-relacionados a aspectos culturais, econômicos, históricos e políticos no cenário mundial.

Objetivo Geral

Promover espaços de discussões acerca das perspectivas dos organismos multilaterais na construção e [re]articulação de políticas públicas educacionais e processos de gestão da educação básica e superior.

Objetivos Específicos
  • Refletir acerca de aspectos fundantes das políticas educacionais macro e micro e suas relações com os organismos multilaterais.
  • Problematizar as decorrências das políticas públicas nacionais e internacionais nos processos de gestão macro e micro, considerando a produção de programas educacionais e a interlocução entre educação básica e educação superior.
  • Aprofundar laços de parceria e cooperação entre Universidades, Redes e Sistemas de Ensino, na perspectiva de intensificar estudos e ações relacionados à produção do conhecimento na educação básica e superior.