Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional

MESTRADO PROFISSIONAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL

O curso de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional está localizado em Campus Camobi – UFSM na modalidade Mestrado – Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como Educação. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de LEANDRA BOER POSSA e a coordenação substituta de ELISIANE MACHADO LUNARDI.

MESTRADO PROFISSIONAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL – MP (1125)

O Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional é oferecido na modalidade presencial, introduzindo na sua organização pedagógica e curricular a possibilidade da modalidade semipresencial, não ultrapassando 20% (vinte por cento) da carga horária total do Curso.

O Curso é de carácter permanente, sendo que a carga horária para conclusão e obtenção do título de Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional é de 25 (vinte e cinco) créditos, totalizando 375 (trezentas e setenta e cinco) horas.

  • 6 créditos em disciplinas obrigatórias do Núcleo Básico (NB);
  • 4 créditos nos Seminários de Orientação I e II que são disciplinas obrigatórias do curso;
  • 7 créditos do Núcleo Integrador (NI), de acordo com a linha de pesquisa;
  • 8 créditos do Núcleo de Aprofundamento (NA).

A área de concentração do Curso é “Políticas Públicas e Gestão Educacional”.

As linhas de pesquisa, nas quais serão realizadas as Dissertações de Mestrado, estão vinculadas à área de concentração do Programa e são respectivamente:

I – Linha de Pesquisa 1 (LP1): Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior

II – Linha de Pesquisa 2 (LP2): Gestão Pedagógica e Contextos Educativos

Conforme Art. 30 do Regimento Geral da Pós-Graduação na UFSM:
É responsabilidade do discente a abertura, online, do Plano de Estudos, bem como eventuais atualizações. O Plano de Estudos deve ser aprovado pelo Colegiado do respectivo Programa/Curso antes da realização da matrícula para o segundo semestre do curso.

Tutorial de Preenchimento do Plano de Estudos

A Qualificação do Projeto de Pesquisa é uma atividade que regulamenta o Curriculo do Curso do Mestrado Profissional.

O processo de qualificação e defesa final do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional se destina ao estudante regularmente matriculado do Curso e deverá acontecer  entre 12 a 18 meses do ingresso no curso, tendo cumprido 75% dos créditos e logrado aprovação no teste de suficiência em pelo menos uma língua estrangeira.

A solicitação de qualificação do projeto de pesquisa, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, deverá ser encaminhar pelo estudante para a coordenação do Programa, com 20 dias de antecedência, via email  (pppg@ufsm.br) – assunto: Solicitação de Qualificação do Projeto de Pesquisa de (nome e nº de matrícula),  com a seguinte documentação anexa:
I – Requerimento de Banca de Qualificação devidamente preenchido, assinado e com anuência e assinatura do professor orientador;
II – Cópia do histórico acadêmico do estudante, que comprove 75% dos créditos concluídos;
III – Cópia do comprovante da suficiência em língua estrangeira, em caso de não constar o registro da mesma no histórico acadêmico (para efetuar o registro no histórico, o estudante precisa solicitar a Dispensa de Teste de Suficiência em Língua Estrangeira -vide instruções em link desta página) ;
IV – Resumo do currículo lattes ou similar dos professores e instituição que integram a Banca (não há necessidade do resumo do orientador), com endereço do currículo lattes e Orcid respectivamente;
V – Ficha de Cadastro de Professor Externo à UFSM, devidamente preenchida com dados completos e com anuência do professor orientador. 


A Defesa Final de Dissertação deve seguir o ATO NORMATIVO N.03/2018 – PPPG/UFSM que regulamenta os processos de Qualificação e Defesa Final do Mestrado Profissional e a entrega de documentação para Emissão de Diploma:

Artigo 1º – O processo de qualificação e defesa final do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional se destina ao estudante regularmente matriculado do Curso e acontecerá mediante:

II – defesa final: até 24 meses após o ingresso no curso, tendo cumprido 100% dos créditos e qualificado com êxito a proposta de pesquisa conforme o item I (Qualificação);

Artigo 5º – Para a solicitação de defesa final de dissertação no Curso de Mestrado
Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, o estudante deverá:
I – entregar na coordenação do Programa o Requerimento de Banca de Defesa do Curso de Mestrado Profissional Públicas e Gestão Educacional, devidamente preenchido assinado e com anuência e assinatura do professor orientador;
II – entregar na coordenação do Programa uma Ficha de Cadastro de Professor Externo à UFSM, devidamente preenchida com anuência do professor orientador;
III – solicitar e tramitar, via Portal do Aluno, a defesa final. O orientador deverá revisar e tramitar a solicitação para a coordenação do PPPG, a qual deverá revisar e tramitar para o Derca ou estornar para ajustes se necessário.
Parágrafo único – orienta-se que a Banca seja constituída por quatro professores doutores em Educação ou áreas afins (três professores titulares incluindo o orientador e mais um suplente) e que, além do orientador, pelo menos um integrante da Banca seja lotado ou possua aderência com o Centro de Educação da UFSM. Necessariamente, a Banca deverá contar com um professor titular externo à UFSM.

Previsão legal: Art. 36 do Regimento Geral de Pós-Graduação.

Processo de prorrogação de prazo para defesa de monografia, dissertação ou tese pode ser aberto pelo curso ou pelo discente no Portal Documentos da UFSM.

Discentes de cursos Stricto Sensu: Clica em Novo > Processo> seleciona o PEN com tipo documental “Processo de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese (134.333)”

Discentes de cursos Lato Sensu: Clica em Novo > Processo> seleciona o PEN com tipo documental “Processo de prorrogação de prazo para defesa de monografia de especialização (144.323)”

Fluxo correto da abertura do PEN de prorrogação de prazo para defesa:
Discente > Orientador > Curso/Colegiado > Controle Acadêmico de Pós-Graduação da PRPGP.

PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA QUALIFICAÇÃO: Não há abertura de PEN para prorrogação de exame de qualificação dos cursos de Pós-graduação e registro acadêmico nos sistemas da UFSM, pois os mesmos são normatizados e registrados internamente em cada curso.

No PPPG/MP  a prorrogação de prazo para qualificação é feita através de uma carta dirigida ao colegiado e com o anuência do/a orientador/a. Uma carta em que se justifica necessidade de prorrogação com a apresentação de um plano de trabalho identificando a data provável da banca de qualificação. Este deve ser enviado para  o E-mail do PPPG – pppg@ufsm.br  com Assunto: Solicitação de Prorrogação de Prazo para Qualificação de XXXXX

A prorrogação de qualificação não altera os prazos de defesa final.

ATENÇÃO: Na prorrogação de defesa final, o discente abre o PEN anexando o formulário do requerimento/solicitação de prorrogação, tramita para orientador(a) e este tramita ao Curso para análise do Colegiado. 

FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO PARA PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE DEFESA 

Memorando Circular Nº 04/2019 – Processo Prorrogação Defesa via PEN

Conforme Art. 70 do Regimento Geral da Pós-Graduação na UFSM:
É responsabilidade do discente a abertura, online, de processo à defesa final de dissertação, tese ou trabalho de conclusão sugerindo a composição da banca examinadora e atendendo ao protocolo à tramitação destes processos, cujas informações podem ser obtidas junto à secretaria do programa/curso.

Tutorial de Solicitação de Defesa Final de Dissertação

Atenção!

Pendências que impedem a abertura do processo de defesa:
1) Discentes que possuem alteração de Plano de Estudos em aberto sem homologação da Coordenação;
2) Discrepâncias entre o Histórico Escolar e o Plano de Estudos (falta de disciplinas)*; e
3) Multa em Biblioteca.

*Caso ao tentar solicitar a defesa o sistema apresente a seguinte notificação “Pendências” em determinada disciplina, se o aluno cursou uma equivalente, deve solicitar o aproveitamento e só então conseguirá marcar a defesa. Abaixo, encontram-se as instruções para solicitar aproveitamento/dispensa de disciplina.

Conforme o Memorando Circular N. 04/2022 – PRPGP que regulamenta os processos de Entrega de Documentação Final:

TUTORIAL  – Ato de entrega de MDT – PRPGP – Protocolo Pen SIE

1. Cópia do trabalho final (dissertação) em PDF

2. Cópia do Produto Educacional em PDF (ainda que esteja no corpo da dissertação, é necessário incluir um arquivo contendo apenas o produto)

3. Declaração_orientador_entrega_versão_definitiva_monografia_ou_dissertação

4. Documento exigido pela Biblioteca para autorização de publicação com devidos dados da banca – TERMO_DE_AUTORIZACAO_PARA_DISPONIBILIDADE_TESE_DIS-1

Manancial.FormularioTD

5. Comprovante de submissão de artigo final em periódico qualis na área da educação (no mínimo B2)

6. Curriculo Lattes atualizado no mês da entrega (inclusive com a inclusão do Produto Educacional produzido no item de Trabalho Técnico).

7. Solicitação de Urgência para emissão do Diploma (caso necessite)

Obs.:

* Todos os documentos devem ser tramitados via PEN-SIE e assinados eletronicamente (exceto a cópia da dissertação, a cópia do artigo e o currículo Lattes) e enviados em PDF..

** A folha de aprovação deve constar no corpo da dissertação (conforme normas da MDT) e apenas constar os nomes dos membros da banca que assinaram a ata. A folha de aprovação não precisa mais ser assinada pelos membros da banca.

***Quanto à autorização para disponibilização on-line de dissertação/tese: Após abertura do processo de defesa pelo discente, a secretaria encaminhará a cópia da ata a ser utilizada na defesa e, também, a autorização, dessa forma, fique atento aos e-mails da secretaria e aos anexos. A autorização deve ser anexada ao processo de entrega da dissertação/tese e ser assinada eletronicamente.

****  Para a assinatura eletrônica necessário para a entrega da versão da dissertação via processo eletrônico, será necessário que os/as discentes tenham cadastrado a assinatura eletrônica no PEN SIE (Guia com o passo a passo de como cadastrar a assinatura eletrônica no PEN).

 

A Coordenação do PPPG informa aos discentes que as solicitações de dispensa de disciplinas, bem como dos Testes de Suficiência em Língua Estrangeira devem ser abertas pelos próprios alunos, seguindo os passos do tutorial abaixo:

Novo Procedimento para Aproveitamento de Teste de Suficiência em Língua Estrangeira pelo PEN-SIE

Requerimento de Comprovação de Suficiência em Língua Estrangeira

A Coordenação do PPPG informa aos discentes que as solicitações de dispensa de disciplinas, bem como dos Testes de Suficiência em Língua Estrangeira devem ser abertas pelos próprios alunos, seguindo os passos do tutorial abaixo:

Tutorial para Aproveitamento de Disciplinas

Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas

12