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Especialização em Gestão Educacional (CEGE)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL

O curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional – Especialização está localizado em Campus Camobi – UFSM na modalidade Especialização – Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como EDUCAÇÃO. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de LEANDRA BOER POSSA e a coordenação substituta de ELISIANE MACHADO LUNARDI.

Informações do curso

O Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE) é oferecido na modalidade presencial, introduzindo na sua organização pedagógica e curricular a possibilidade da modalidade híbrida na carga horária total do Curso.

O Curso de Pós-graduação em Gestão Educacional em nível de Especialização Lato Sensu, prepara e qualifica profissionais para atuar nas áreas da:

  • Gestão de instituições e processo educativos escolares e não escolares;

  • Gestão de sistemas e instituições educacionais escolares; 

  • Gestão de programas e projetos educacionais e intersetoriais

 

A organização do Curso, considerando as disciplinas e créditos está prevista: 

  • Núcleo Básico – 7 disciplinas – 14 créditos; 

  • Núcleo Integrador – 4 disciplinas – 8 créditos; 

  • Núcleo de aprofundamento – 2 disciplinas de 30h e 1 disciplina de 60h OU 4 disciplinas de 30h OU 2 disciplinas de 60h – 8 créditos.

 

A carga horária total do Curso é de 450 (quatrocentos e cinquenta) horas/aula, correspondendo a 30 (trinta) créditos em 18 meses.

O Plano de Estudos deve ser aprovado pela Coordenação do Curso antes da realização da matrícula para o segundo semestre letivo. Para realizar o preenchimento, acesse o Tutorial de Preenchimento do Plano de Estudos.

Para abrir o processo de defesa de MDT (ao final do curso), é necessário que o discente tenha concluído todas as disciplinas que estiverem inclusas no Plano de Estudos. Uma vez aberto o processo de defesa de MDT, não será mais possível realizar alterações no Plano de Estudos.

Previsão legal: Art. 36 do Regimento Geral de Pós-Graduação.

Processo de prorrogação de prazo para defesa de monografia, dissertação ou tese pode ser aberto pelo curso ou pelo discente no Portal Documentos da UFSM.

Discentes de cursos Stricto Sensu: Clica em Novo > Processo> seleciona o PEN com tipo documental “Processo de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese (134.333)”

Discentes de cursos Lato Sensu: Clica em Novo > Processo> seleciona o PEN com tipo documental “Processo de prorrogação de prazo para defesa de monografia de especialização (144.323)”

Fluxo correto da abertura do PEN de prorrogação de prazo para defesa:
Discente > Orientador > Curso/Colegiado > Controle Acadêmico de Pós-Graduação da PRPGP.

PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA QUALIFICAÇÃO: Não há abertura de PEN para prorrogação de exame de qualificação dos cursos de Pós-graduação e registro acadêmico nos sistemas da UFSM, pois os mesmos são normatizados e registrados internamente em cada curso.

No PPPG/MP  a prorrogação de prazo para qualificação é feita através de uma carta dirigida ao colegiado e com o anuência do/a orientador/a. Uma carta em que se justifica necessidade de prorrogação com a apresentação de um plano de trabalho identificando a data provável da banca de qualificação. Este deve ser enviado para  o E-mail do PPPG – pppg@ufsm.br  com Assunto: Solicitação de Prorrogação de Prazo para Qualificação de XXXXX

A prorrogação de qualificação não altera os prazos de defesa final.

ATENÇÃO: Na prorrogação de defesa final, o discente abre o PEN anexando o formulário do requerimento/solicitação de prorrogação, tramita para orientador(a) e este tramita ao Curso para análise do Colegiado. 

FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO PARA PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE DEFESA 

Memorando Circular Nº 04/2019 – Processo Prorrogação Defesa via PEN

O discente pode solicitar aproveitamento de créditos obtidos em disciplinas realizadas em outros cursos de Pós-Graduação.

Para solicitar a dispensa de disciplina(s), são necessários os seguintes documentos:

 O passo a passo para realização do procedimento via PEN-SIE está disponível no Tutorial para Aproveitamento de Disciplinas.
Entrega de Documentação Final para diplomação

O processo de defesa final do Curso de Especialização em Gestão Educacional se destina ao estudante regularmente matriculado no Curso e acontecerá em até 18 meses após o ingresso no curso, tendo cumprido 100% dos créditos.

Para a solicitação de defesa final de monografia no Curso de Especialização em Gestão Educacional, o estudante deverá solicitar e tramitar via Portal do Aluno, a defesa final (Tutorial – Solicitação de Defesa via Portal do Aluno). O orientador deverá revisar e tramitar a solicitação para a coordenação do PPPG, a qual deverá revisar e tramitar para o Controle Acadêmico ou estornar para ajustes se necessário.

A documentação para a realização da defesa será encaminhada ao orientador por email e a coleta de assinaturas é de responsabilidade do mesmo. 

Parágrafo único – orienta-se que a Banca seja constituída por professores Mestres e/ou Doutores em Educação ou áreas afins e que, além do orientador, pelo menos um integrante da Banca seja lotado ou possua aderência com o Centro de Educação da UFSM

Situações que podem ocasionar o impedimento de solicitação de Defesa de MDT via Portal do Aluno:

– Possuir alteração no Plano de Estudos que ainda não foi homologada pela Coordenação;

– Diferenças entre o Histórico Escolar e o Plano de Estudos;

– Multa em biblioteca.

Após a aprovação na defesa final do Curso de Especialização em Gestão Educacional, o discente deve realizar o ato de entrega de monografia. Conforme regulamentação da PRPGP, o ato de entrega é realizado via PEN. O passo a passo está disponível no Tutorial – Ato de Entrega de MDT – PRPGP.

Os seguintes documentos deverão ser entregues:

  • Cópia da Monografia em PDF
  • Termo de Autorização para Disponibilização (Biblioteca)
  • Comprovante de submissão do artigo (em periódico qualis na área da educação)
  • Currículo Lattes (atualizado no mês da entrega)

Caso haja necessidade de urgência, deve ser encaminhado o Formulário de Solicitação de Urgência na Emissão do Diploma.

Observações:
1. A folha de aprovação deve constar na monografia (conforme normas de MDT) contendo os nomes dos membros da banca que assinaram a ata, mas não precisa mais ser assinada.
2. Caso o discente ainda não possua assinatura eletrônica cadastrada, consulte o Guia de Cadastro de Assinatura Eletrônica – PEN.