DEPARTAMENTO: ADE
CARGA HORÁRIA: 30H
CRÉDITOS: 02
EMENTA:
Gestão, modalidades educativas e diversidade. Gestão e culturas digitais.
OBJETIVO:
Partindo de fundamentações filosóficas, sociológicas, históricas, antropológicas e legais, visa-se debater os problemas educacionais, a responsabilidade do governo, da sociedade e dos professores diante dos desafios das diversidades culturais e a políticas públicas no Estado Brasileiro, com foco nas diferentes modalidades educativas.
PROGRAMA:
UNIDADE 1 – GESTÃO, MODALIDADES EDUCATIVAS E DIVERSIDADE
- Raízes e Matrizes do povo brasileiro
- Gestão das modalidades educativas e o reconhecimento do “outro como ser diferente”
UNIDADE 2 – GESTÃO E CULTURAS DIGITAIS
- Cultura digital e participação na gestão escolar
- Cultura digital: interação e dialogicidade em aula
Bibliografia Básica
AZEVEDO, Fernando. A Cultura Brasileira. 3 ed. 3 vol. São Paulo: Melhoramentos, 1953.
APPLE, Michael. Conhecimento Oficial. A educação democrática numa era conservadora. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
ARROYO, Miguel G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. RJ: Editora Vozes, 2013.
BAUMAN, Zigmunt. Sobre Educação e Juventude. RJ: ZAHAR, 2013.
BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
Bibliografia complementar:
COSTA, M. V (org.). O Currículo nos Limiares do Contemporâneo. RJ: DP&A, 2005.
CUCHE, Denys. A Noção de Cultura nas Ciências Sociais. Trad por Viviane Ribeiro. 2 ed. Bauru/SP: EDUSC, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 25ªed. RJ: Paz e Terra, 1998.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 24ªed. RJ: Paz e Terra, 2000.
ROCHA, Everardo. O que é Etnocentrismo. 19 ed. SP: Brasiliense, 2004.