DEPARTAMENTO: ADE
CARGA HORÁRIA: 30H
CRÉDITOS: 02
EMENTA:
A disciplina abrange a teoria do desenvolvimento dialético de Wallon, a concepção simbólico – cultural de Gardner, e o desenvolvimento ecológico sistêmico de Bronfenbrenner relacionados a aprendizagem e seus intercâmbios junto ao contexto da Gestão Educacional.
OBJETIVO:
Conhecer e identificar as teorias contemporâneas do desenvolvimento humano.
PROGRAMA:
UNIDADE 1 – O DESENVOLVIMENTO DIALÉTICO DE WALLON
- O desenvolvimento dialético de Henri Wallon
- Aspectos gerais da teoria de Henri Wallon
- O desenvolvimento psicológico da criança
- A importância da emoção no desenvolvimento
- As três emoções básicas: alegria, cólera e medo
- Emoções e inteligência
- Implicações educacionais dos estudos de Wallon
UNIDADE 2 – Inteligências Múltiplas e principais conceitos
2.1 Howard Gardner e a Teoria das Inteligências Múltiplas
2.2 Contribuições educacionais
UNIDADE 3 – Teoria Ecológica
3.1 Aspectos gerais da teoria de Urie Bronfenbrenner
3.2 Teoria dos sistemas ecológicos de Urie Bronfenbrenner
Bibliografia Básica
ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999.
BRANDÃO,Carlos Rodrigues. A educação como cultura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.
BRONFENBRENNER, U. Ecologia do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artemed, 2000.
COLL,C., PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
GALVÃO, I. Henri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1995.
Bibliografia Complementar
GARDNER, H. Inteligências Múltiplas – A teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
______. Desenvolvimento Humano: teorias e estudos. Santa Maria: Casa Editorial, 1995.
______. Urie Bronfenbrenner e a Ecologia do Desenvolvimento Humano. Santa Maria: Casa Editorial, 191p., 1995.
NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre, Prodil, 1996.
WALLON, H. As origens do caráter da criança. Ed. Nova Alexandria, 1984.