Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

DESENVOLVIMENTO HUMANO EM DIFERENTES ABORDAGENS

DEPARTAMENTO: ADE

CARGA HORÁRIA: 30H

CRÉDITOS: 02

EMENTA:

A disciplina abrange a teoria do desenvolvimento dialético de Wallon, a concepção simbólico – cultural de Gardner, e o desenvolvimento ecológico sistêmico  de Bronfenbrenner relacionados a aprendizagem e seus intercâmbios junto ao contexto da Gestão Educacional.

OBJETIVO:

Conhecer e identificar as teorias contemporâneas do desenvolvimento humano.

PROGRAMA:

 UNIDADE 1 – O DESENVOLVIMENTO DIALÉTICO DE WALLON

  • O desenvolvimento dialético de Henri Wallon
  • Aspectos gerais da teoria de Henri Wallon
  • O desenvolvimento psicológico da criança
  • A importância da emoção no desenvolvimento
  • As três emoções básicas: alegria, cólera e medo
  • Emoções e inteligência
  • Implicações educacionais dos estudos de Wallon

UNIDADE 2 – Inteligências Múltiplas e principais conceitos

2.1 Howard Gardner e a Teoria das Inteligências Múltiplas

2.2 Contribuições educacionais

UNIDADE 3 – Teoria Ecológica

3.1 Aspectos gerais da teoria de Urie Bronfenbrenner

3.2 Teoria dos sistemas ecológicos de Urie Bronfenbrenner

 

Bibliografia Básica

 ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999.

BRANDÃO,Carlos  Rodrigues. A educação como cultura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.

BRONFENBRENNER, U. Ecologia do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artemed, 2000.

COLL,C., PALACIOS,  J.; MARCHESI,   A.  Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GALVÃO, I. Henri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1995.

Bibliografia Complementar

GARDNER, H. Inteligências Múltiplas – A teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

______. Desenvolvimento Humano: teorias e estudos. Santa Maria: Casa Editorial, 1995.

______. Urie Bronfenbrenner e a Ecologia do Desenvolvimento Humano. Santa Maria: Casa Editorial, 191p., 1995.

NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil.  Porto Alegre, Prodil, 1996.

WALLON, H. As origens do caráter da criança. Ed. Nova Alexandria, 1984.