Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Não
Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Formação e o desenvolvimento profissional do professor-gestor. Trabalho escolar, desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. Práticas de [re] construção permanente. Ações [trans] formativas, inovação e inclusão de novos modos de trabalho pedagógico. Redes de formação, colaboração e conhecimento.
Bibliografia Básica:
ARROYO, M. G. Oficio de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
BOLZAN, D. P. V. Formação de professores: construindo e compartilhando conhecimento. Porto Alegre: Mediação, 2002.
CONTRERAS, J. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
GATTI, B.; BARRETTO, A. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
OLIVEIRA, D. A. Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto latino-americano. In: Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n. 99, p.355-376, maio/ago. 2007.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
Bibliografia Complementar:
BARBOSA, R. L. L. (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
FANFANI, E. T. Consideraciones sociológicas sobre professionalización docente. In: Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 99, p.335-354, maio/ago. 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREITAS, M. T. de A. Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
NÓVOA, A. Professores. Imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.
______. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
ZABALZA, M. Diários de Aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: ARTMED, 2004.